PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(EsPCEx) Comércio medieval

Ir para baixo

(EsPCEx) Comércio medieval Empty (EsPCEx) Comércio medieval

Mensagem por Convidado Qui 11 Ago 2016, 14:04

(EsPCEx) 'As cidades medievais rinham, pois, uma base econômica própria: o comércio. Mas o comércio é tão velho quanto a própria humanidade[...] De início, como aconteceu com outros povos, o comércio medieval medieval dependia da agricultura [...]Mas com o tempo, não só o comércio se emancipou da agricultura, como impôs a ela seus próprios. A característica que distinguia o comércio medieval do praticado anteriormente,  era que não se tratava mais de comercializar o que havia sobrado, mas de produzir para vender. Esse princípio também não era novo. Porém, foram os homens medievais que fizeram dele o princípio geral da atividade econômica..."
(Koshiba, Luiz. História: origens, estruturas e processos: ensino médio. São Paulo: Atual, 2000).

O principal geral da atividade econômica a que o texto se refere foi o responsável pelo lançamento das bases do (da):

a) protecionismo alfandegário
b) economia de mercado
c) trabalho servil  
d) economia estatal planificada
e) Revolução Industrial

Minha resposta:

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(EsPCEx) Comércio medieval Empty Re: (EsPCEx) Comércio medieval

Mensagem por AleeZl Ter 27 Set 2016, 21:02

B,

Veja bem, estamos no referido texto no momento em que o comércio começa a se desenvolver. Se o comércio está fluindo é porque o feudalismo já se encontra em decadência, logo, o trabalho servil nas grandes cidades (locais para comércio, principalmente) não tem mais "vez" (não que não fosse encontrado, um ou outro ali estava pelo seu senhor).

Dito isso, temos o segundo ponto: se as pessoas antes vendiam apenas o que sobrava, era porque o que produziam era o suficiente para si. Agora (frisando, me refiro ao texto   Laughing ), passam a produzir para o comércio, isso nos mostra algo interessante, "a produção para venda".

"A produção para venda", que conhecemos hoje como a economia de mercado. Algo que surge aí por volta da Baixa Idade Média, na decadência das relações feudais e na ascensão do comércio.

Agora, o que tem de errado na C? Bom, ela fala de relações servis, de trabalho servil. As relações servis na Idade Média em geral eram mais para segurança e para subsistência, onde o servo trabalhava para o senhor, fornecia colheita a ele (geralmente o mínimo [ninguém queria trabalhar muito pra ficar com pouco]), ficava com uma parte, porém, isto não era vendido (exceto o senhor feudal, que podia trocar por outras coisas); em troca o senhor feudal oferecia suas vantagens, como terras para moradia e plantio e uma relativa segurança. Mas está aí o ponto: não era produzido a mais para venda exclusiva.

Ufa, grandinha essa. Espero que tenha ajudado. Bons estudos!
AleeZl
AleeZl
Jedi
Jedi

Mensagens : 355
Data de inscrição : 12/09/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos