PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida, Teorema de Pascal e Torricelli.

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida, Teorema de Pascal e Torricelli. Empty Dúvida, Teorema de Pascal e Torricelli.

Mensagem por Viktorin Dom 11 Set 2016, 18:18

Olá, boa noite pessoal. Tenho uma dúvida conceitual em relação ao Teorema de Pascal, este enuncia:

'' a alteração de pressão produzida em um fluido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido e às paredes do seu recipiente.''

Tudo bem, um princípio fácil de compreender. Contudo, não consigo entender como ele é compatível com o experimento de Torricelli. Vejam:

Dúvida, Teorema de Pascal e Torricelli. 6d00930879dc2377d2905976c898c74a

Não compreendo o porquê da pressão atmosférica não ser transmitida também para o interior do tubo? Dessa forma, o experimento não faria muito sentido, pois a pressão em um ponto em baixo da coluna de 76 cm de mercúrio seria a pressão atmosférica acrescida da pressão da coluna o que tornaria ela maior que a pressão em um ponto em contato com o ar atmosférico, desse modo, contradizendo o Teorema de Stevin.

Gostaria de saber justamente o porquê de não ocorrer esta transmissão da pressão atmosférica para pontos dentro do tubo. Espero não ter sido muito confuso  Shocked

Agradeço desde já a todos que responderem Very Happy. Sayonara!
Viktorin
Viktorin
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 07/05/2016
Idade : 25
Localização : Recife, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, Teorema de Pascal e Torricelli. Empty Re: Dúvida, Teorema de Pascal e Torricelli.

Mensagem por Euclides Dom 11 Set 2016, 19:05

"... transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido e às paredes do seu recipiente."

Não há ar no interior do tubo.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, Teorema de Pascal e Torricelli. Empty Re: Dúvida, Teorema de Pascal e Torricelli.

Mensagem por Viktorin Dom 11 Set 2016, 19:48

Euclides escreveu:
"... transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido e às paredes do seu recipiente."

Não há ar no interior do tubo.
Estou ciente disso, Euclides. Contudo, o Teorema de Pascal enuncia:

''a alteração de pressão produzida em um fluido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido e às paredes do seu recipiente''


Desse modo, a pressão que influencia a superfície em contato com a atmosfera não deveria ser transmitida para o interior do tubo?  :scratch:
Viktorin
Viktorin
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 07/05/2016
Idade : 25
Localização : Recife, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, Teorema de Pascal e Torricelli. Empty Re: Dúvida, Teorema de Pascal e Torricelli.

Mensagem por Euclides Dom 11 Set 2016, 20:05

Viktorin escreveu:Desse modo, a pressão que influencia a superfície em contato com a atmosfera não deveria ser transmitida para o interior do tubo? 

Não transmitida, pois quem pode fazer isso seria o ar, que não existe lá dentro, mas equilibrada pela pressão existente lá dentro que é feita pela coluna de mercúrio.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, Teorema de Pascal e Torricelli. Empty Re: Dúvida, Teorema de Pascal e Torricelli.

Mensagem por Viktorin Dom 11 Set 2016, 20:19

Euclides escreveu:
Viktorin escreveu:Desse modo, a pressão que influencia a superfície em contato com a atmosfera não deveria ser transmitida para o interior do tubo? 

Não transmitida, pois quem pode fazer isso seria o ar, que não existe lá dentro, mas equilibrada pela pressão existente lá dentro que é feita pela coluna de mercúrio.
Me desculpe Euclides, realmente não estou entendendo  Shocked



Vou tentar ser mais claro. Eu entendo que a coluna de mercúrio equilibra a pressão atmosférica. Contudo, eu não entendo porque a pressão atmosférica não é transmitida para o interior do tubo, dessa forma permitindo que essa coluna se quer exista. Penso dessa forma porque o teorema de Pascal afirma que a alteração de pressão produzida em um fluido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido e às paredes do seu recipiente. Portanto, não consigo compreender o motivo da pressão que foi acrescida no fluido localizado no exterior do tubo não ser transmitida para os pontos do fluido em seu interior, uma vez que estes também fazem parte do fluido. 
Viktorin
Viktorin
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 07/05/2016
Idade : 25
Localização : Recife, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, Teorema de Pascal e Torricelli. Empty Re: Dúvida, Teorema de Pascal e Torricelli.

Mensagem por Euclides Dom 11 Set 2016, 21:34

Isto é o melhor que eu posso fazer:


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, Teorema de Pascal e Torricelli. Empty Re: Dúvida, Teorema de Pascal e Torricelli.

Mensagem por Viktorin Dom 11 Set 2016, 23:07

MUITO OBRIGADO EUCLIDES!!! Finalmente consegui entender  Very Happy

Você é o cara!! Muito obrigado mesmo, estava com essa dúvida e não conseguia chegar a uma conclusão. Um abração!!! 

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Viktorin
Viktorin
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 07/05/2016
Idade : 25
Localização : Recife, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, Teorema de Pascal e Torricelli. Empty Re: Dúvida, Teorema de Pascal e Torricelli.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos