PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Óptica UNB

PiR2 :: Física :: Óptica

Ir para baixo

Óptica UNB Empty Óptica UNB

Mensagem por gabrielfonsecaaz Qui Ago 18 2016, 13:08

(Unb) Atualmente, existem trenas eletrônicas capazes de medir distâncias que vão de, no mínimo,20cm até, no máximo, 20m, as quais são normalmente utilizadas na construção civil para determinar as dimensões de espaços interiores. Seu princípio de funcionamento é semelhante ao do sonar dos morcegos. A distância é determinada a partir da medição do tempo que uma onda de ultra-som emitida pelo aparelho gasta para percorrer a distância até a parede oposta e voltar, propagando-se a aproximadamente 340m/s. para grandes distâncias,desenvolveu-se a trena óptica, utilizada por topógrafos, que, em vez de ultra-som, utiliza pulsos de luz para medir a distância entre dois pontos.Nesse caso, a luz é refletida em uma estaca de marcação que contém um espelho retro-refletor e retorna ao emissor. O retro-refletor, cujo princípio básico está ilustrado na figura seguinte, é uma versão mais sofisticada do chamado olho-de-gato, freqüentemente usado na sinalização noturna das estradas.Com o auxílio das informações acima, julgue os itens seguintes.

(1) Se a freqüência de operação do ultra-som utilizado na trena for de 40kHz, então a distância mínima de operação do aparelho (20cm) é aproximadamente igual a um comprimento de onda do ultra-som gerado.

(2) Para que uma trena óptica possa medir o comprimento de uma sala, ela deve ser capaz de medir intervalos de tempo cerca de dez mil vezes menores que os intervalos de tempo medidos por uma trena de ultra-som.

(3) Para grandes distâncias, utiliza-se um retro-refletor porque, diferentemente de um espelho comum, a forma com que é construído permite que a luz, após duas reflexões no espelho, tenha a mesma direção do feixe incidente, esmo que ele não incida paralelamente ao eixo do retro-refletor.

(4) Na utilização da trena óptica, se a estaca refletora estiver a 1,5km de distância do emissor, o intervalo entre a emissão do pulso de luz e o seu retorno será de 0,1 microssegundos.


Gabarito: FVFF
Dúvida: Não consegui entender a número 2 e 3 alguém poderia me explicar, e também confirmar o gabarito pois o site que peguei o exercícios as vezes erra o gabarito. Desde já agradeço.



Óptica UNB EVRiX4vb6wGCKiHVQIRadZmw7KGi9v4GCKNyDNB9rGiFDlVniNch4DU4Vt8lz_jKKCD-=s126

gabrielfonsecaaz
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 13/07/2016
Idade : 26
Localização : brasilia df

Ir para o topo Ir para baixo

Óptica UNB Empty Re: Óptica UNB

Mensagem por gabrielfonsecaaz Sex Ago 19 2016, 08:32

up

gabrielfonsecaaz
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 13/07/2016
Idade : 26
Localização : brasilia df

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos