Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Resolvido]Conjeturas sobre massa e balança

+6
PedroX
rihan
Elcioschin
Euclides
Viniciuscoelho
aryleudo
10 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

[Resolvido]Conjeturas sobre massa e balança Empty [Resolvido]Conjeturas sobre massa e balança

Mensagem por aryleudo Qui 24 Fev 2011, 19:02

Professores e demais colegas,

Gostaria de partilhar com vocês algumas considerações que fiz.

Gente, é sabido que massa é uma grandeza física escalar que independente da gravidade do local onde a pessoa ou corpo se encontre ela será sempre a mesma. Estou correto?

Posso fazer uma pegunta?
Pois bem, as balanças que encontramos nas farmácias, em supermercados, etc servem para medir o quê?
A resposta que acredito que a maioria irá dará é: MASSA! Correto?

Certo... Balança mede massa de uma pessoa ou corpo e essa massa é a mesma independente da gravidade do local em que esse corpo ou pessoa se encontre!

Agora imaginemos a seguinte situação:
"Medimos a massa" de uma pessoa ou corpo na terra depois fizemos o mesmo em outro local com gradivade diferente. Será que esse experimento dará a mesma leitura de massa?
Acredito que a resposta será NÃO!

Então, só nos resta conjeturar que a massa varia com a gravidade ou que a balança não mede massa!

Afinal qual conjetura está correta, ou existe(m) outra(s) consideração(ões) que não fiz que influência(m) na situação proposta?

Aguardo resposta...

Última edição por aryleudo em Qui 24 Fev 2011, 20:04, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Correção Ortográfica)

aryleudo
Grande Mestre
Grande Mestre

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Conjeturas sobre massa e balança Empty Re: [Resolvido]Conjeturas sobre massa e balança

Mensagem por Viniciuscoelho Qui 24 Fev 2011, 19:06

Olá, Ary
Opinião:
A massa não varia, o que varia é a força peso. Força Peso = m*g --> Logo o que varia é a gravidade, como vc mesmo disse. A balança, podemos concluir disso, mede a força peso de uma pessoa em determinado local.

Viniciuscoelho
Fera
Fera

[Resolvido]Conjeturas sobre massa e balança Empty Re: [Resolvido]Conjeturas sobre massa e balança

Mensagem por aryleudo Qui 24 Fev 2011, 19:22

Vinícius,

Primeiramente gostaria de agradecê-lo pela participação!

Então amigo Vinícius posso lhe fazer uma perguntinha capciosa?

Por que nossas balanças são graduadas em quilogramas (kg), ou gramas (g) se medem peso? Não era para ser em Newtons (N)?

Forte abraço,

Aryleudo (Ary)

Última edição por aryleudo em Qui 24 Fev 2011, 19:25, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Retificação)

aryleudo
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Euclides Qui 24 Fev 2011, 19:29

Você só ignorou a balança, meu amigo. A aferição é feita com massas padrões. A balança sofre o peso da pessoa, mas a escala é ajustada para indicar massa. Na Lua você terá de aferir a balança antes de usá-la. A balança comparativa, do tipo romana, pode ser usada em qualquer lugar, mas você sempre precisará dos padrões de comparação.

[Resolvido]Conjeturas sobre massa e balança 141hwzp

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Viniciuscoelho Qui 24 Fev 2011, 19:32

O conhecimento no PIR2 é espontâneo e adorável.
Aprende-se muito aqui, não há dúvida.

Viniciuscoelho
Fera
Fera

Mensagem por Elcioschin Qui 24 Fev 2011, 19:34

Ary

O que as balanças realmente medem é a força Peso.
Entretanto elas são calibradas na Terra, em quilogramas, para indicar a massa.
Para a mesma balança ser utilizada em outro planeta e indicar a mesma massa, ela precisaria ser calibrada levando em conta a gravidade do planeta.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por aryleudo Qui 24 Fev 2011, 19:54

Obrigado amigos de fórum!

Após tantas explicações dos ilustres participantes (Vinícius, Euclides e Elcio) não restou margem para dúvidas!

Em suma, a balança é uma equipamento que mede força, no entanto elas são calibradas de tal forma que suas leituras indica medida de massa. Estou correto em minha interpretação?

Sucesso a todos,

Aryleudo (Ary)

aryleudo
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Elcioschin Qui 24 Fev 2011, 21:20

Sim
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por rihan Dom 25 Set 2011, 05:32

Eu gostaria de apimentar esta provocação do Honorável e sempre bem-humorado Mestre Ary.

1) Por que ainda chamamos de "balança" (do latim: bislanx, bis=dois e lanx=pratos), a coisas que, às vezes, nem mesmo um prato tem ?

2) A aferição de uma balança eletrônica simples foi feita com massas padronizadas à temperatura de 40°C em Manaus, em sua fábrica situada às margens do Rio Negro.

Se for usada em Porto Alegre, dentro de um frigorífico, à -10°C, qual correção deverá ser efetuada para medir peso e transformá-lo em leitura de massa correta ?

Última edição por rihan em Seg 26 Set 2011, 04:57, editado 1 vez(es)

rihan
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Euclides Dom 25 Set 2011, 12:08

Olá rihan,

confrontar os significados atuais de algumas palavras com suas origens latinas é sempre muito divertido. Vi uma vez, sobre a palavra "perguntar", uma interessante explicação:

"na Roma antiga a bengala usada pelos cegos recebia o nome de percunctus e a investigação do caminho feita com ela era percunctare, que originou o verbo perguntar como ato de solicitar uma resposta."

Outro é o horroroso pleonasmo contido no verbo suicidar-se, já que suicida é aquele que mata a si mesmo. Entretanto, dizem os linguistas que trata-se de um pleonasmo irreversível, pois o verbo nunca existiu na língua portuguesa sem a partícula reflexiva (e pleonástica).

Quanto às balanças eletrônicas apenas sei que operam com uma célula de carga que é baseada numa ponte de Wheatstone equilibrada cujos resistores podem estirar-se, alongando por compressão e fazendo a corrente elétrica variar proporcionalmente à carga. Pelas informações que tenho essas balanças podem ter precisão de 1% e operar numa faixa extensa de temperatura (0 a 50oC).

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo