PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Velocidade de escape e velocidade de orbita

3 participantes

Ir para baixo

Velocidade de escape e velocidade de orbita Empty Velocidade de escape e velocidade de orbita

Mensagem por TLCM Sáb 30 Jul 2016, 01:51

Não entendi como pode existir uma relação matemática entre essas duas coisas se a velocidade de escape é a velocidade requerida para um corpo não acelerado sendo lançando de um distância r ao centro de massa do planeta "conseguir escapar" da força gravitacional do planeta sendo que um corpo  que orbita ainda sofre ação da força gravitacional do planeta.

Se eu tenho uma velocidade de órbita = x e usar a relação: velocidade de escape/velocidade de órbita = raiz de 2. Qual o sentido físico disso?

Edit: Hmm, ok, para cada órbita em uma distância r o corpo possui uma velocidade de órbita em torno de um mesmo planeta, essa fórmula relaciona a velocidade de óbita com a velocidade de escape necessária para o corpo se livrar da força gravitacional partindo dessa distância r. Essa dúvida surgiu numa questão abaixo que envolve o lançamento de um satélite:

Um corpo de mssa m é lançado da superfície da Terra. Mostre que a velocidade mínima requerida para mandar o projétil a uma altura de 4Rt acima da superfície da Terra é . Mt é a massa da Terra e Rt é o raio da Terra. Despreze a resistência do ar.

TLCM
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 15/05/2016
Idade : 31
Localização : Paulínia

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade de escape e velocidade de orbita Empty Re: Velocidade de escape e velocidade de orbita

Mensagem por Euclides Sáb 30 Jul 2016, 18:57

Uma distância de 4R_T da superfície equivale a 5R_T do centro. Se desejamos apenas que o projétil alcance essa altura lá chegando sem velocidade devemos acrescentar-lhe energia cinética suficiente para alcançar a nova equipotencial


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade de escape e velocidade de orbita Empty Re: Velocidade de escape e velocidade de orbita

Mensagem por TLCM Seg 01 Ago 2016, 19:09

Ok, esse eh o gabarito, obrigado.

TLCM
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 15/05/2016
Idade : 31
Localização : Paulínia

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade de escape e velocidade de orbita Empty Re: Velocidade de escape e velocidade de orbita

Mensagem por rodrigoneves Seg 01 Ago 2016, 21:25

O sentido físico é que são duas grandezas que dependem, na mesma proporção, de um mesmo conjunto de grandezas. A princípio, é só isso, e não há problema nenhum.
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Velocidade de escape e velocidade de orbita Empty Re: Velocidade de escape e velocidade de orbita

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos