Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relações trigonométricas - Prostaférese

4 participantes

Ir para baixo

Relações trigonométricas - Prostaférese Empty Relações trigonométricas - Prostaférese

Mensagem por Giovana Martins Dom 24 Jul 2016, 21:02

Alguém possui algum macete com relação a memorização daquelas relações de Prostaférese?

Obs: Não gosto muito de técnicas de memorização, mas, neste caso, estou apelando Razz, pois não consigo memorizar essas fórmulas de maneira alguma, e deduzi-las também não é muito interessante.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Ir para o topo Ir para baixo

Relações trigonométricas - Prostaférese Empty Re: Relações trigonométricas - Prostaférese

Mensagem por jobaalbuquerque Dom 24 Jul 2016, 21:24

com relação a algumas fórmulas eu prefiro aprender a dedução, por exemplo a da energia cinética, potencial elástica por integração (nunca me conformei em não saber de onde vem as fórmulas). O ideal é a prática, quanto mais questões sobre aquele assunto mais você memoriza. Me lembro quando fazia o ensino fundamental pensava que nunca aprenderia "baskára", e depois de muitas questões torna-se fácil.
*em relação a trigonometria, sabendo proceder com sen(a+b), sen(a-b), cos(a+b) e cos(a-b) dá pra fazer muita coisa manipulando-as.
jobaalbuquerque
jobaalbuquerque
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Relações trigonométricas - Prostaférese Empty Re: Relações trigonométricas - Prostaférese

Mensagem por Gabriel Cluchite Dom 24 Jul 2016, 23:05

Seno:
"Minha terra tem palmeiras
aonde canta o sabiá
seno a cosseno b
seno b cosseno a"

sen(a+b)=sen(a).cos(b) + sen(b)cos(a)

Cosseno:
Coça coça senta senta

cos(a+b)=cos(a).cos(b)-sen(a).cos(b)

(Para lembrar que o cosseno o sinal eh invertido para soma e subtração, basta lembrar que o cosseno eh do COntra u.u)

Tangente:
"'Temgente' que Abraça, "temgente" que Beija, UMMM "temgente" que Abraça e Beija"

tg(a+b)=tg(a)+tg(b)/(1-tg(a).tg(b))

(Para saber qual é o sinal basta lembrar que tg(a+b) é sen(a+b)/cos(a+b) , ou seja, em cima vai ser "normal" e embaixo "do contra")

Bom, eu sei que é muito tosco mas me ajudou para caramba u.u haushaush
Gabriel Cluchite
Gabriel Cluchite
Matador
Matador

Mensagem por Giovana Martins Ter 26 Jul 2016, 08:45

Muito obrigada, joba e Gabriel!
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por GFMCarvalho Ter 26 Jul 2016, 10:29

Uma coisa que eu fiz e dá bastante certo é colocar as fórmulas de conversão de soma em produto em um papel ou cartolina e colar na parede do meu quarto. Quando vou dormir e acordo me deparo com aquelas "belezuras":

sen+  = 2sen+cos-
sen-   = 2sen-cos+
cos+  = 2cos+cos-
cos-   =-2sen+sen-

(Coloquei apenas o sinal entre os arcos para ficar mais fácil de visualizar. Note que o seno não tem problemas em "se misturar" com os outros, mas o cosseno só "brinca" com turminhas de seno ou cosseno exclusivamente. É um pouco estranho mas vale Very Happy )
GFMCarvalho
GFMCarvalho
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Giovana Martins Ter 26 Jul 2016, 20:46

Obrigada, GFMCarvalho!
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste fórum