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Conceito sobre retas - Ler antes de bloquear

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Conceito sobre retas - Ler antes de bloquear Empty Conceito sobre retas - Ler antes de bloquear

Mensagem por Ashitaka Dom 26 Jun 2016, 14:21

Antes de tudo, ler o tópico antes de bloquear, como não ocorreu aqui sem justificativa alguma https://pir2.forumeiros.com/t114092-conceito-sobre-retas



Uma leitura atenta e justa percebe que a minha pergunta é o que significa retas que se apoiam e não um pedido para julgar os itens que usei como exemplo. Alguém que for responder ao post não julgará os itens, de forma que esta não é uma questão em forma de imagem e não beneficiaria quem buscasse a corretude dos exemplos.

Bom dia,

Deparei-me com um problema que falava sobre "retas se apoiando em outras". O que significa isso?
Exemplos:
Conceito sobre retas - Ler antes de bloquear 29ec7e92184043ceb94c822fc05301be
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Mensagem por Medeiros Dom 26 Jun 2016, 19:59

Pelo que entendi, uma reta se apóia em outras se tiver um ponto de contato com essas outras, ou seja, intercepta essas outras, é concorrente com essas outras.

Isso lembra aquele antigo (nunca mais vi) jogo de palitos coloridos. Tomávamos o maço de palitos coloridos na mão, os apoiávamos de pé sobre a mesa e abríamos a mão; os palitos formavam, então, um monturo desordenado e entrelaçado. Eram segmentos de reta que se apoiavam uns nos outros; tinha reversos, paralelos, concorrentes e até perpendiculares.
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Mensagem por Ashitaka Seg 27 Jun 2016, 20:09

Estranho porque até este problema, o livro vinha usando o termo concorrentes mesmo; só nesse aí que ficou como apoia. Depois vou voltar nesses problemas e ver se a resposta bate com o gabarito levando em conta que as expressões sejam sinônimas. Obrigado, Medeiros!

Poxa, esse jogo era demais. Infelizmente, tive pouquíssimas oportunidades de jogá-lo e, igualmente, não mais o vi. Que nostalgia que me veio agora hahaha você sempre enriquece as respostas nos meus posts com esses comentários adendos.
A propósito, esses dias esbarrei em uns versos de Neruda:


And I, tiny being,
drunk with the great starry
void,
likeness, image of
mystery,
felt myself a pure part
of the abyss.

— Pablo Neruda, from “Poetry,” I Explain a Few Things: Selected Poems, transl. by Alastair Reid (Farrar, Straus and Giroux, 2007)
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Mensagem por Medeiros Ter 28 Jun 2016, 02:39

Grato por mostrar esse poema, não conhecia.
Se bem que é tarefa inglória traduzir poemas, muito difícil, perde-se a força original a custa da métrica e rima na outra língua, é praticamente uma recriação. Raras vezes isso dá bom resultado, apesar de que já vi algumas boas traduções, como por exemplo a feita pelo Guilherme de Almeida do If de Rudyard Kipling ficou tal e qual, perfeita.

Certa vez comprei um livro cujo título era algo como "40 poemas escolhidos de Pablo Neruda" -- ou 80, não sei pois cito de cor -- e acabei jogando aquela porcaria no lixo após ler pequena amostra. Acontece que o gajo se pôs a traduzir os poemas para o português e ficou uma m...a. E o pior, não tinha o original com a tradução ao lado, tinha apenas a tradução. Poemas fortes viraram água-com-açúcar; toda a força, expressão e ritmo dados pelos sons das palavras em espanhol ficaram perdidas; e isto deveras altera as sensações que um poema provoca, portanto alteram seu sentido, pelo menos para mim. Por isso, prefiro Neruda em espanhol, que nesse idioma ainda quebro um galho.

- - - - - - - - - - - - -

Se formos ser "ranhetas", lembramos que, segundo Euclides, reta é o que só tem comprimento. Assim, visto que reta não tem espessura, não há como uma apoiar-se na outra pois ao fazerem contato em qualquer ponto tal ponto pertencerá às duas.

Porém, não chamaríamos aquelas varetas do jogo de cilindros mas sim de segmentos de reta. E aí pensamos que talvez o livro esteja insinuando a flexibilidade da definição de Euclides: consideramos um corpo como uma reta quando o comprimento é sua única dimensão relevante, i.e., quando a espessura é desprezível face seu comprimento.
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