PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Atenção - Vestibular IME

+3
Vintersorg
Pedro Prado
studies0001
7 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Atenção - Vestibular IME - Página 3 Empty Atenção - Vestibular IME

Mensagem por gabrieldpb Ter 21 Jun 2016, 18:43

Relembrando a primeira mensagem :

Atenção Usuários Fórum PiR2!

Venho informar a vocês que logo mais teremos o vestibular do Instituo Militar de Engenharia, o IME.
Previsão: Julho e Agosto

Inscrição:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Vejo aqui no fórum várias pessoas talentosas e que têm um potencial enorme para entrar em uma grande faculdade, como o IME ou ITA. Posso dizer que aqui é um ambiente incrível pra quem quer realmente fazer algo a mais do que uma universidade federal ou estadual. Por ser um vestibular difícil, o IME consegue selecionar os melhores jovens de todo o Brasil. Isso quer dizer que você só vai encontrar gente que realmente quer ser o melhor engenheiro no mercado de trabalho, quer ter chance de participar dos projetos estratégicos do Exército ou servir ao Exército como engenheiro somente. Abaixo tem um vídeo preparado pelo próprio instituto, divulgando mais como é aqui dentro:

Vestibular:
Vestibular do IME terá período de inscrição nos meses de julho e agosto, sendo a taxa de inscrição na faixa de R$ 110,00 em média, tendo ISENÇÃO de taxa quem tiver renda baixa. No ato da inscrição você dirá se quer seguir carreira da ativa (oficialato após a formação) ou se quer a reserva (ser civil).
A prova é feita em duas fases:
1ª fase: 40 questões objetivas (testes) dividas em: 15 de Física + 15 de Matemática + 10 de Química.
Essa etapa é eliminatória, ou seja, você tem que fazer apenas o mínimo pra passar e não conta na classificação final.
O mínimo de questões são: 6 de Física + 6 de Matemática + 4 de Química, sendo também que fazer a metade de todas as questões, ou seja, 20 questões para garantir a 1ª Fase. Será aplicada dia 8 de outubro (sábado)
2ª fase: são 4 dias de prova - matemática, física, químicas e línguas, respectivamente - que constituem de 10 questões abertas (discursivas). Para resolver as de exatas, você tem um caderno de resolução com direito a duas páginas A4 para fazer cada questão. Na prova de português há 15 questões objetivas e uma redação (eliminatória, não pode tirar zero). Na parte de inglês, temos 25 questões objetivas e duas questões abertas, nas quais você tem que fazer um pequeno parágrafo em inglês para as duas perguntas.
As provas da 2ª fase serão nos dias 24 a 27 de outubro e o resultado geralmente sai no começo de dezembro.
Curso:
Reserva: no primeiro ano o aluno veste farda e, portanto ganha um soldo (ajuda de custo). Além disso, somente no primeiro ano, tem direito (por ser militar) ao alojamento, alimentação e alguns serviços médico-odontológicos. No segundo ano entra para a reserva não-remunerada (como Aspirante a Oficial/R2) e volta a ser civil, sem mais nenhum benefício do EB, a não ser o ensino.
Ativa: até o quarto ano é do posto de Aluno com direito a alojamento, alimentação, soldo, serviços médico-odontológicos e outras prerrogativas militares. No 5º ano o aluno é promovido a 1º Tenente e perde (somente) o direito do alojamento. Após se formar, o militar é transferido para um dos batalhões de engenharia ou qualquer outro quartel que necessite de um engenheiro militar. Isso significa que você tem um emprego garantido no Exército até se aposentar (virar Coronel), que hoje está para se tornar 35 anos de serviço.
Diferentemente como em outras faculdades, no IME só escolhe qual engenharia você vai cursar após o término do 2º ano. Além disso, a escolha é feita com base na classificação por nota que você obteve durante os dois primeiros anos de curso. O número de vagas para cada engenharia é estipulado pelo Exército, de acordo com as suas necessidades. Isto é, o melhor classificado escolhe praticamente qualquer um dos cursos, enquanto último classificado cursará a última vaga remanescente.
Quando você entra no IME, as turmas são separadas, para assuntos/disciplinas militares, nos respectivos anos de ingresso (1º, 2º,... 5º ano). Para questões acadêmicas, os Anos são separados, nos primeiros dois anos, em 3 turmas (25 alunos +/-) no dito Ciclo Básico. Nos três últimos anos (Ciclo Profissional), temos as divisões de sala de cada engenharia.
O Ciclo Básico é destinado ao aprendizado de matérias básicas da Engenharia, tais como Cálculo, Física, Química, Desenho Técnico e Probabilidades. Juntamente com o ensino de engenharia, o optante pela carreira da ativa tem várias instruções militares ao longo dos 5 anos de formação, que são necessárias para a ascensão a carreira de oficial. Dentre elas estão: técnicas de sobrevivência em campo, desenvolvimento de atributos da área afetiva (liderança, lealdade,...), aprender a manusear os principais armamentos que o Exército utiliza, e várias outras instruções em que o aluno irá compreender o funcionamento do Exército. Todos esses são atributos necessários para a formação de um oficial. Sem querer mencionar as práticas físicas (treinamento físico militar) que ocorre várias vezes a cada semana.
Então se você quer servir o EB e ser engenheiro, aqui é o lugar. Logicamente, o curso do IME é totalmente gratuito!
No ciclo profissional, você tem o aprendizado da engenharia que você pegou e depois de formado pode seguir carreira de engenheiro mesmo ou de pesquisa acadêmica. O bom de ser da ativa é que no EB você tem a oportunidade de realizar cursos de pós-graduação (nacional ou internacional) enquanto ainda é militar, ou seja, você ganha pra isso.
É importante dizer que após formado o optante da ativa deve permanecer, pelo menos, 5 anos servindo ao EB. Se você não quiser ficar, há uma multa que o EB cobra de você pelo investimento feito.

RESERVA:
Se você acha que o IME não tem espaço pra quem não quer ser milico está enganado! O IME tem diversas iniciativas em que os alunos participam e ganham muito conhecimento e aprendizado técnico extracurricular que você não encontra nas aulas. Ao mesmo tempo, as iniciativas conseguem promover o instituto. O IME é bom pelos alunos que tem aqui dentro, então é de pessoas, como as que a gente vê aqui no fórum, que o IME precisa!!!
Algumas delas estão logo abaixo:
IME Júnior
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
É a empresa júnior do IME que realiza consultorias em todos os cursos de engenharia oferecidos pelo IME. Nela apenas participam (voluntariamente) apenas os próprios alunos do IME, que aprendem a trabalhar em equipe, gestão de projetos e adquirem o espírito empreendedor.
Zéfiro - Aeromodelismo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A Zéfiro é a equipe de AeroDesign do IME que participa do Projeto AeroDesign, competição estudantil organizada pela Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE). Estudantes de diversas universidades - nacionais e estrangeiras - apresentam seus aeromodelos para a disputa de melhor projeto e desempenho de voo. A iniciativa busca incentivar os alunos a aplicarem os seus conhecimentos na construção efetiva de um aeromodelo, levando a teoria adquirida no IME a uma instância prática. O website da competição desse ano pode ser acessado na seção Programas Estudantis do endereço eletrônico da SAE: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Laboratório de Robótica e Inteligência Computacional
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O Laboratório de Robótica e Inteligência Computacional do IME realiza diversas atividades de pesquisa, desenvolvimento e ensino nas áreas de robótica, inteligência computacional e circuitos eletrônicos, focadas principalmente em robótica móvel autônoma e semiautônoma. Tudo passa por um estudo completo e abrangente, englobando atividades de pesquisa, projeto, modelagem, montagem, testes e avaliações de plataformas robóticas, assim como o desenvolvimento de algoritmos e aplicativos para controle, simulação, análise e validação dos sistemas estudados. Dentre os projetos apoiados, destacam-se: Mapeamento e localização de robôs autônomos em um ambiente previamente desconhecido (SLAM), Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) e RoboIME, uma equipe de futebol de robôs da categoria Small Size League.
Víbora
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A equipe “Víbora” possui como principal meta a participação no desafio BAJA SAE BRASIL, uma competição anual baseada na concepção e fabricação de um veículo offroad por parte dos estudantes de graduação. Com essa finalidade, a iniciativa busca ambientar o aluno à rotina completa de desenvolvimento de um projeto, com foco no desenvolvimento conceitual e nos processos de engenharia contidos na concepção desse modelo.
Integração IME
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A Integração IME é uma iniciativa organizada por alunos do Instituto Militar de Engenharia (IME) com o objetivo de estreitar os laços entre o Instituto e o mercado de trabalho. O evento principal organizado é a Semana de Integração IME, uma feira de recrutamento realizada anualmente no mês de agosto, que busca introduzir os alunos na realidade do mercado de trabalho e inspirá-los através de exemplos. No entanto, a Integração IME não se restringe apenas a Semana de Integração. Também traz, durante todo o ano letivo, empresas e palestrantes para divulgação de processos seletivos, além de workshops que possam complementar a formação do aluno. Além disso, realizam outros eventos anuais como a Oficina de Carreiras e o Visão Empreendedora. A Integração IME age também como facilitadora dentro do Instituto, apoiando o desenvolvimento de outras iniciativas e dando suporte a qualquer outro evento ou ação que venha a agregar valor ao aluno do IME.
IME Finance
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O IME Finance é um grupo voltado para a prática e o estudo de finanças, a qual todos os alunos do IME podem ter um meio de contato com o mercado financeiro e com profissionais do ramo, oferecendo-lhes projetos e pesquisas sobre o setor. O grupo surge a partir do interesse de um grupo de alunos, que pretende conhecer e ter contato com a atuação dentro do mercado financeiro. Aqui, o membro do IME Finance terá um primeiro contato com o mercado financeiro desde o princípio da faculdade, com o objetivo de desmitificar e entender esse ramo.
IME Consulting Club
O IME Consulting Club é uma iniciativa desenvolvida para centralizar e facilitar o estudo para processos seletivos de empresas de consultoria. Para tanto, o grupo conta com desafios estratégicos, reuniões, treinamentos e um conjunto de ex-alunos consultores dispostos a auxiliar no desenvolvimento de nossos integrantes. É ponto de encontro de pessoas engajadas em se desenvolver e aprender a dar os primeiros passosrumo às maiores empresas de consultoria do mundo.
MATIME
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A MATIME, cujas atividades tiveram início em 2008, tem por objetivo divulgar as olimpíadas de matemática em âmbito universitário e realizar treinamentos para os alunos interessados em tais competições. A iniciativa coordena as olimpíadas internas de matemática do IME (OMIME) e gerencia um grupo de estudo pela Internet, além de proporcionar aos alunos a oportunidade de assistir aulas direcionadas, ministradas por alunos do próprio IME ou por professores convidados altamente capacitados. Dessa forma, a MATIME já contribuiu para a conquista de cerca de 60 premiações em competições nacionais e internacionais, tornando o IME uma referência na área de exatas.
Ação-IME
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O projeto social Ação-IME, Pré-Vestibular Comunitário do IME, criado em 2009, é o primeiro Pré-Vestibular Comunitário no Rio de Janeiro com aulas preparatórias com foco para vestibulares concorridos da área de exatas. A iniciativa visa facilitar o acesso de jovens de baixa renda a universidades públicas e, ao mesmo tempo, complementar a formação dos alunos do IME, através de participação em um projeto social, trabalho em grupo, comunicação e consciência de sua relevância como um agente modificador de sua realidade.
Projeto EUREKA 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O Projeto Eureka é uma iniciativa coordenada por alunos do IME, em que os próprios alunos atuam como orientadores de trabalhos científicos para alunos do 9° ano do ensino fundamental de Escolas Municipais do Rio de Janeiro. Os trabalhos são desenvolvidos no IME ao longo de um semestre e apresentados, em novembro, na Semana de Ciência e Tecnologia. O objetivo principal é motivar esse jovens alunos ao estudo de ciências, por meio de trabalhos práticos. Nesse âmbito, além dos encontros semanais com os orientadores, são realizadas visitas a centros de pesquisa, mostrando lugares de referência tecnológica.
O IME também conta com oportunidades de INTERCÂMBIO por meio do EB e outros órgãos de fomento de pesquisa no 2º semetre do 4º ano. Para isso, os alunos geralmente se matriculam em alguma escola de inglês no Rio de Janeiro logo no 1º ano, afim de deixar o inglês já afiado. Há oportunidades para vários países como França, EUA, Inglaterra e outros.
Quem é da ativa fica 6 meses, mas não perde o ano e se forma junto com a turma. O pessoal da reserva fica um ano, mas acaba se formando um ano depois do previsto.
A instituição também participa de outros programas de pesquisa que permitem o aluno ter uma bolsa de Iniciação Tecnológica ou Científica em outras instituições (CAPEs, FRF, FGV, IMPA, CBPF...)
Observe que os alunos da ativa também participam de todas essas iniciativas.
A proporção de ativas para reservas é mais ou menos 2:1.
Vivência:
No IME você vai encontrar as melhores cabeças do país! Tanto aqui dentro, quanto pós formado, você vai ter companheiros que você vai levar pra vida inteira. Principalmente pra quem for ativa, a convivência no alojamento te dá uma experiência de vida, caráter e disciplina que você não encontra em nenhuma faculdade de engenharia. Te digo mais, o que mais falta no mercado de trabalho é gente competente, que tenha compromisso com o que faz. Ter feito parte do EB um dia te dá um diferencial que quem emprega sabe reconhecer depois.
Por ser uma escola militar, há regras para viver no alojamento, como arrumar a cama, deixar o quarto limpo e saber conviver com outras pessoas. Nos dias em que há TFM o dia começa 6:30, quando não há, se inicia às 7:15. Geralmente o expediente vai até às 16 hrs, configurando que o IME NÃO é um internato!!! Logicamente, a única obrigação pra quem é da reserva (após o 1º ano) é comparecer às aulas e obrigações da vida acadêmica.
Além disso, há coisas da vida rotineira como em qualquer outra escola de formação militar: cortar cabelo, andar com farda boa, tirar serviço, prestar continência, respeitar os conceitos de disciplina e hierarquia do EB, apresentar a turma quando o professor chega e etc....
Pra quebrar o gelo, o IME conta o GRIFO ( [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ) para a realização de eventos, festas, luais. Além disso, o GRIFO provê várias outras formas de lazer (videogame, bandas, sinuca, pingue-pongue, karaoke).
TURISMO: Rio de Janeiro ... nem preciso dizer mais do que isso
Vida acadêmica: o que o faz o IME ser o IME são os alunos! O nível das cadeiras varia conforme os períodos, mas o segredo é só manter o ritmo de estudo e sempre estudar com seus amigos, esse é o segredo. O IME reserva duas vezes por semestre duas semanas para a realização de provas acadêmicas, além de existirem provas extras ao longo de todo o semestre. Pra quem é milico, ainda tem os testes físicos que acontecem nos mesmos moldes das provas acadêmicas. Eles contam com corrida, barra, flexão e abdominal. Te digo mais parceiro: mais difícil que entrar é sair daqui. Mas nada é impossível, e se você entrou aqui é porque tem condições totais para sair. Desistências e desligamentos acontecem, mas são casos particulares e não são expressivos. Quase toda a turma se forma junta!
O aluno do IME pode ficar no máximo de duas recuperações por semestre, desligando quando haja mais do que isso. Você também pode trancar - seis meses "esperando" - caso não passe na recuperação ou por motivos médicos, sendo no máximo dois trancamentos. Mas isso não são motivos pra você deixar de vir, óbvio.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pois é galera, acho que falei quase tudo e esqueci de muita coisa kkk. Mas estou aberto a dúvidas.
Sinceramente, estudei por aqui desde de 2011 até conseguir passar. Fiz cursinho pra ITA/IME mas sei que muita coisa já sabia porque aprendi aqui, postando minhas questões. Mas digo mais pra vocês: 
VOCÊ APRENDE MUITO MAIS FAZENDO AS QUESTÕES DOS OUTROS!!
Quero deixar isso claro, porque sei que às vezes da preguiça de escrever uma solução. Mas se você reservar um tempo só pra vir aqui e fazer uma três questões, e fazer um post que a pessoa entenda de verdade, te digo que você sai ganhando mais que ela.
Bom pois é isso. Quero que você que chegue até o final desse post  Smile se inscreva pra fazer a prova do IME. Ela acontece em todas essas cidades:
Belém - PA
Belo Horizonte  -  MG
Brasília - DF
Campinas -  SP
Campo Grande -  MS
Curitiba -  PR
Fortaleza - CE
Goiânia – GO
Juiz de Fora -  MG
Manaus - AM
Porto Alegre - RS
Recife - PE
Rio de Janeiro - RJ
Salvador -  BA
São José dos Campos - SP
São Paulo - SP
Vila Velha -  ES
Tem vários outros vídeos mostrando como é o IME:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Abraço a todos!
Aluno Gabriel Doria - 3º ano do curso de Engenharia de Fortificação e Construção
gabrieldpb
gabrieldpb
Fera
Fera

Mensagens : 284
Data de inscrição : 08/02/2016
Idade : 29
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo


Atenção - Vestibular IME - Página 3 Empty Re: Atenção - Vestibular IME

Mensagem por Convidado Qui 07 Jul 2016, 14:00

Obrigado, Diaz.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção - Vestibular IME - Página 3 Empty Re: Atenção - Vestibular IME

Mensagem por gabrieldpb Qui 07 Jul 2016, 19:40

Exatamente o que o Diaz disse. O IME só segue as diretrizes educacionais do MEC, pra que o diploma de engenharia seja reconhecido. O engenheiro do Exército quando faz um projeto precisa do registro do CREA, e pra isso precisa de um diploma de engenheiro.
No IME também tem a opção de ser civil, e ao contrário do que muita gente acredita a EsSEx não forma médicos, dentistas e outros profissionais da saúde. Ela pega esses profissionais já prontos e forma eles "militarmente" falando, e assim poder encorporá-los ao EB.
gabrieldpb
gabrieldpb
Fera
Fera

Mensagens : 284
Data de inscrição : 08/02/2016
Idade : 29
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção - Vestibular IME - Página 3 Empty Re: Atenção - Vestibular IME

Mensagem por Convidado Sex 08 Jul 2016, 05:18

Muito obrigado a ambos.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção - Vestibular IME - Página 3 Empty Re: Atenção - Vestibular IME

Mensagem por gabrieldpb Dom 10 Jul 2016, 19:54

Very Happy
gabrieldpb
gabrieldpb
Fera
Fera

Mensagens : 284
Data de inscrição : 08/02/2016
Idade : 29
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção - Vestibular IME - Página 3 Empty Re: Atenção - Vestibular IME

Mensagem por spawnftw Seg 11 Jul 2016, 15:27

O limite de idade do IME ainda é 21 anos no ano do vestibular?
spawnftw
spawnftw
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 799
Data de inscrição : 14/05/2013
Idade : 27
Localização : Campinas, São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção - Vestibular IME - Página 3 Empty Re: Atenção - Vestibular IME

Mensagem por gabrieldpb Seg 11 Jul 2016, 15:30

Até o ano passado o limite foi de 21 anos sim!
gabrieldpb
gabrieldpb
Fera
Fera

Mensagens : 284
Data de inscrição : 08/02/2016
Idade : 29
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção - Vestibular IME - Página 3 Empty Re: Atenção - Vestibular IME

Mensagem por Convidado Seg 11 Jul 2016, 16:03

Qual foi sua nota para passar?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção - Vestibular IME - Página 3 Empty Re: Atenção - Vestibular IME

Mensagem por gabrieldpb Seg 11 Jul 2016, 16:14

Nome     GABRIEL DORIA PARES BRUNELLI 
Média     7,330 
Mat        7,70 
Fis         6,40 
Qui        8,40 
Port       7,00 
Port Obj  3,40 
Port Disc 3,60 
Ing         6,20 
Ing Obj   4,70 
Ing Disc  1,50
gabrieldpb
gabrieldpb
Fera
Fera

Mensagens : 284
Data de inscrição : 08/02/2016
Idade : 29
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção - Vestibular IME - Página 3 Empty Re: Atenção - Vestibular IME

Mensagem por spawnftw Seg 11 Jul 2016, 16:23

gabrieldpb escreveu:Nome     GABRIEL DORIA PARES BRUNELLI 
Média     7,330 
Mat        7,70 
Fis         6,40 
Qui        8,40 
Port       7,00 
Port Obj  3,40 
Port Disc 3,60 
Ing         6,20 
Ing Obj   4,70 
Ing Disc  1,50
Gabriel, qual o material que você recomenda para estudar química orgânica ?
spawnftw
spawnftw
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 799
Data de inscrição : 14/05/2013
Idade : 27
Localização : Campinas, São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Atenção - Vestibular IME - Página 3 Empty Re: Atenção - Vestibular IME

Mensagem por Convidado Seg 11 Jul 2016, 16:41

Nossa! Eu pensava que precisava de bem mais nota para entrar.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Atenção - Vestibular IME - Página 3 Empty Re: Atenção - Vestibular IME

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos