Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redações Modelos e Dicas

2 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Redações Modelos e Dicas - Página 2 Empty Redações Modelos e Dicas

Mensagem por Euclides Ter 14 Jun 2016, 15:53

Relembrando a primeira mensagem :

Neste tópico fixo os orientadores poderão deixar dicas e redações escolhidas. Sempre na sequência e com subtítulos a cada item acrescido.

Redações Modelos e Dicas - Página 2 Im1

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 71
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo


Redações Modelos e Dicas - Página 2 Empty Re: Redações Modelos e Dicas

Mensagem por Diego A Seg 11 Dez 2017, 21:33

Um dos focos para o estudo de Redação deve ser feito em torno dos temas, assim, abaixo você poderá encontrar alguns dos eixos temáticos para buscar conteúdo e se integrar um pouco melhor nas discussões:


  • Movimentos sociais / Direitos / Cidadania
    + Movimento Negro
    + Movimento Feminista
    + Movimento Trabalhadores Sem-Teto
    + LGBT
    + Passe Livre
    + Estudantil

    *Nas redes sociais existem diversas páginas e hashtags com as pautas atuais desses movimentos



  • Estrutura e estratificação social


  • Transformações no mundo do trabalho
    + Toyotismo
    + Neo ou Pós-fordismo


  • Arte, Vida e Cotidiano



  • Tecnologia/Ciência e sociedade


  • Fenômeno comunicativo contemporâneo


  • Urbanização e dinâmica populacional
    + Revoluções Industriais


*Contribuições podem ser feitas por MP ou em posts na seção.


Última edição por Diego A em Ter 12 Dez 2017, 09:24, editado 3 vez(es)
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 25
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Redações Modelos e Dicas - Página 2 Empty Re: Redações Modelos e Dicas

Mensagem por Diego A Seg 11 Dez 2017, 21:36

Aulas acima de 20 min


____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 25
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Redações Modelos e Dicas - Página 2 Empty Livros para o estudo de Textos

Mensagem por Diego A Ter 12 Dez 2017, 09:14

Faraco
Língua Portuguesa - Prática de Redação (universitário)
Prática de Texto (universitário)
Oficina de Texto

Ingedore Koch
Ler e Escrever - Estratégias de produção
Ler e Compreender - Os sentidos do texto
Argumentação e Linguagem
Escrever e Argumentar

Ramal - Redação e para Enem e Vestibulares
Elias - Redação para vestibulares, concursos e Enem
Elias - Dissertação nota mil
Souza - Redação Prática
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 25
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Redações Modelos e Dicas - Página 2 Empty Análise: Padrão de Beleza e Sociedade

Mensagem por Diego A Qui 19 Abr 2018, 17:45

Proposta: Padrão de Beleza e Sociedade (Projeto Redação)
Modelo Enem

Em 2015, uma enorme quantidade de jovens se lançaram no desafio de aumentar o volume dos lábios com a pressão de recipientes de vidro a fim de conseguir a volumosa boca da personalidade da televisão Kilye Jenner. Essa brincadeira culminou em diversas postagens na internet em que os fãs da integrante do clã Kardashian tinham seus lábios machucados e com traumas de difícil reparação até mesmo permanentes. Acontecimentos como esse demonstram a frágil linha entre os limites da busca pela beleza e a saúde. Influenciada por um padrão utópico divulgado pela mídia e incentivo exacerbado a tratamentos estéticos, a indústria da beleza se alimenta das frustrações e baixa autoestima das pessoas.

O culto ao corpo e a forma física surge na Grecia Antiga e perpassa ate os dias de hoje, entretanto, a busca pela perfeição nunca foi tao valorizada e toma dimensões gigantescas devido aos veículos de comunicação. A mídia idealiza determinados tipos de beleza que ,em sua maioria, são muitos distantes da realidade. Dessa forma, uma grande parcela de pessoas não se encaixam nesse padrão e se sentem frustradas e inferiores. Por consequência, estas entram em uma sucessão de procedimentos para serem inseridas na classificação de uma aparência ideal o que gera um circulo infinito na medida que essa aparência não passa de uma utopia.

Além disso, essa procura por uma estética irreal é munida por profissionais da saúde e beleza que, motivados pela ganância, realizam receitas, dietas e procedimentos ,muitas vezes, desnecessários. A grande maioria dos pacientes vão aos consultórios com uma visão distorcida e insegura da própria imagem e os médicos aproveitam dessa fragilidade para lucrar. Assim, a saúde mental e física são colocadas em segundo plano e modificações desenfreadas tomam espaço em prol do crescimento econômico da indústria da beleza e todos os tratamentos estéticos envolvidos.

É evidente que o padrão de beleza inalcançável imposto pela mídia gera uma grande insatisfação por parte de quem nao se adequa a ele, levado este a passar por transformações que podem acarretar riscos a sua saúde. É necessário que seja colocado na grade curricular dos cursos de medicina e outros relacionados a estética aulas tendo como temática um caráter mais humanizado e menos mercantilista, fazendo com que o profissional priorize sempre o bem-estar de seu paciente. Nesse mesmo contexto, cabe a mídia o papel desconstruir esse padrão e divulgar belezas mais realistas por meio de propagandas, programas de tv e campanhas que mostrem a diversidade estética e que promovam a auto-aceitação.


Lara de Melo

O primeiro período da introdução contribuiu muito para delinear o tema. O fato ocorrido além de estar ligado com a disseminação de modelos de beleza, no caso a personalidade pública, também consegue exemplificar o quão longe as pessoas vão para perseguir seus desejos.

Destarte, a tese segue a forma canônica, traz 2 fatos que serão trabalhados durante o texto, o 1º no D1 e o 2º do D2: "Influenciada por um padrão utópico divulgado pela mídia (fato 1) e incentivo exacerbado a tratamentos estéticos (fato 2), a indústria da beleza se alimenta das frustrações e baixa autoestima das pessoas". Aconselho você a olhar para os parágrafos D1 e D2 a fim de notar como esses dois fatos foram resgatados e trabalhados.

Seguindo para a argumentação, sabemos que essa indústria da beleza precisa fomentar o consumo, de tal maneira que ela idealiza o belo e insulta o padrão natural da fisionomia humana, tratando de mostrar o artificial para real e o real como infeliz. Nisso, a aluna tratou de exemplificar no segundo parágrafo, lembrando de colocar que devido aos veículos de comunicação essa disseminação abrange ainda um público maior.

A argumentação neste parágrafo está focada na causa e consequência, a causa: movimento da mídia para ganhar mercado consumidor; consequência: frustração e insatisfação do indivíduo com sua aparência.

Para fazer um contraponto a essa análise, podemos colocar a filosofia de Schopenhauer. Em sua filosofia defende que a felicidade não poderá ser fruto de um estímulo externo, apenas da independência interna. "Sentimos que toda satisfação de nossos desejos advinda do mundo assemelha-se à esmola que mantém hoje o mendigo vivo, porém prolonga amanhã a sua fome. A resignação, ao contrário, assemelha-se à fortuna herdada: livra o herdeiro para sempre de todas as preocupações".


O D2 perde um pouco a força da sua argumentação por chegar quase que praticamente a se tornar uma denúncia.

"Além disso, essa procura por uma estética irreal é munida por profissionais da saúde e beleza que, motivados pela ganância, realizam receitas, dietas e procedimentos ,muitas vezes, desnecessários."

Podemos até discordar da índole de certos profissionais, contudo, aplacar essa conduta individual como sendo um dos principais estímulos para as modificações estéticas que as pessoas cometem parace excessivo. Por exemplo, é consensual que sua família, amigos, ou seja, seus círculos próximos poderiam facilmente dizer qual transformação seria ideal para o seu corpo. Assim, colocar a má-fé de profissionais em jogo é uma forma de argumentar, mas perde um pouco a força, ainda mais vendo como a aluna fala em "muitas vezes", ou seja, como se isso acontecesse na maioria das vezes.

Por fim, a conclusão. Em linhas gerais segue a tese de que mídia seria a causa da insatisfação estética das pessoas. É... Você pode discordar, mas fica destoante colocar que os cursos de Medicina precisam de uma formação menos mercantilista, porque isso estaria levando as pessoas a se flagelarem mais. Primeiro que a autora do texto precisaria ter apresentado melhor isso como um problema na argumentação, segundo que esse não um defeito do curso, pois é uma cultura de mercado, a cultura do consumo, isto é, ela está disseminada na sociedade. Há ainda o fator psíquico, como poderá um médico, sem provocar grandes danos, falar que uma pessoa não é "feia", que o problema é sua consciência e não seu aparência? Enfim, a solução deveria ter sido mais abrangente no que tange ao combate as propagandas na mídia.

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 25
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Redações Modelos e Dicas - Página 2 Empty Re: Redações Modelos e Dicas

Mensagem por Convidado Sab 20 Out 2018, 21:11

@Diego A escreveu:Pronomes demonstrativos e retomada de elementos

No caso de:
Ex:" O velho, o índio e o negro são discriminados por motivos diversos: aquele, por ser improdutivo para a sociedade de consumo; esse, por ser considerado atrasado e preguiçoso; este, por não se ter libertado, ainda, do estigma da escravidão."
Redações Modelos e Dicas - Página 2 Termos12

E no caso de:
Ex: "As crianças da classe média têm um futuro mais promissor do que os filhos de pais das classes menos favorecidas, porque àquelas se dão oportunidades que se negam a estes."
Redações Modelos e Dicas - Página 2 Termos11

Fonte: http://pucrs.br/manualred/pronomes.php ---> "Link quebrado"

Redações Modelos e Dicas - Página 2 Barra_10


Nota:

- Conteúdo recuperado: 

https://web.archive.org/web/20171222084938/http://pucrs.br:80/manualred/fale.php

- Ainda acrescento essa página sobre produção textual: 

https://web.archive.org/web/20170707190809/http://pucrs.br:80/gpt/index.php

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Redações Modelos e Dicas - Página 2 Empty Re: Redações Modelos e Dicas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos