PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problema com rendimento/ENEM

4 participantes

Ir para baixo

Problema com rendimento/ENEM Empty Problema com rendimento/ENEM

Mensagem por estraveneca Qui 09 Jun 2016, 16:02

Boa tarde, companheiros!

Nos últimos dois meses, tenho estudado dia e noite, quase que sem exceção (finais de semana também). Mas não tenho notado avanços quantitativos e isso se dá da seguinte forma: ano passado, minha quantidade de acertos foi de 120 (ENEM), antes de começar a me dedicar absolutamente de corpo e alma, a minha média já estava um pouco maior, quase 125. Hoje, ela está em 127~133 (HT: 35, LT:35, NT:30, MT:30). Creio ter encontrado um certo abismo, algo como acontece em línguas. Para sair do nível básico para o intermediário é muito mais rápido do que do intermediário-avançado para o avançado. Compreendo que o esforço ele deve ser algo contínuo e não vou lamentar, pois estou me dedicando ao máximo mesmo, o resultado será proporcional aos 5 meses de estudos, mesmo que sérios/dedicados e, é claro, com a devida importância da minha inteligência (que não é muito acima da média, portanto, espero resultados verossímeis). A questão não é sobre querer colocar os bois na frente do carro, mas sim de que maneira posso colocar o maior número de bois sem ocorrer um acidente (ou seja, AVC)? Não sei qual parcela dessa ausência de resultados provém da minha insatisfação pessoal, ausência de inteligência compatível ou com a metodologia que estou aplicando, por isso resolvi compartilhar com vocês a situação, porque muitos são muito mais experientes do que eu e, talvez, alguns possam se identificar também. 

Minha metodologia de estudos tem sido: pela manhã, resolvo questões diversas de áreas diversas, geralmente de fóruns e randômicas afins. Durante a tarde, exploro o máximo o padrão ENEM, 100% direcionadas ao ENEM. À noite, tento aprofundar ou revisar conceitos teóricos. Quase todo final de semana resolvo simulados. Uma coisa, que não tem me atrapalhado e não sei se deveria me preocupar, é que não separo nada por conteúdos, tento intercalar e diversificar o máximo possível. Uma coisa que me incomoda muito, por isso faço questões desesperadamente, é que não resolvo questões com a devida rapidez esperada para o modelo do ENEM, isso sempre me atrapalha, boa parte do meu descontentamento tem advindo precisamente daí, parece-me uma barreira intransponível (pelo menos, em "tão pouco" tempo).


E eu tinha me prometido não fazer um texto desnecessariamente grande... :/
estraveneca
estraveneca
Jedi
Jedi

Mensagens : 337
Data de inscrição : 08/05/2016
Idade : 30
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com rendimento/ENEM Empty Re: Problema com rendimento/ENEM

Mensagem por _Arthur_ Qui 09 Jun 2016, 16:56

Eu não entendo essa parte que sempre falam de acertar determinada quantidade de questões. No caso, você pegou uma prova do ENEM de um ano em específico que você ainda não tinha feito, e fez pela primeira vez? Ou você já tinha feito, e quando refez acertou 127~133? Para subir o número de acertos na prova do ENEM, o mais lógico a se fazer, é aprender a fazer TODAS as questões que você errou.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com rendimento/ENEM Empty Re: Problema com rendimento/ENEM

Mensagem por jango feet Qui 09 Jun 2016, 17:23

Mah, tomar o enem como referência já revela um certo desequilíbrio mental de sua parte, o enem é muito louco, pior tipo de prova que já conheci na minha porca vida, porque digo isso:

1)Lembra da vez que as pessoas tiraram mais de 1.000, naquele ano muitas pessoas tiraram notas muito maiores do que o esperado em matemática?

2)Lembra-se da redação com receita de comida que FOI CORRIGIDA? Que zorra é essa, se fosse uma instituição séria zerava e ponto final.

3) Você com certeza deve saber da tal teoria do chute, ou seja lá o que for que eles chamam, mas consideram que o candidato chuta as questões, ora essa agora as pessoas deixam de serem estudantes na hora da prova e viram jogadores de futebol? pqp.

4) Questões ridículas...Textos enormes, sem fundamentos, na parte de humanas então...

Enfim, o que EU faria no seu caso é treinar com questões de vestibulares de verdade e se o meu objetivo final fosse o Enem, tentaria pegar o macaco das provas, exemplo todo ano matemática cai aquele lance de média, mediana, moda e temas ligados a estatística.
Espero ter ajudado, quero dizer que minha intenção aqui é tentar ajudar ao máximo, mesmo que para isso eu precise lhe dar umas porradas, caro(a) desconhecido(a).
jango feet
jango feet
Matador
Matador

Mensagens : 476
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 29
Localização : Feira de santana;Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com rendimento/ENEM Empty Re: Problema com rendimento/ENEM

Mensagem por Matheus José Qui 09 Jun 2016, 20:21

As questões do ENEM são bem fáceis em geral (exceção em química nos últimos anos), algumas poucas tem um nível de exigência um pouco maior.

Falta de inteligência não é problema, pois isso não se nasce com, se desenvolve, e é preciso muito esforço para aprender um pouco.

Não adianta fazer exercícios que nem louco de coisas mais simples e não dar atenção para a teoria.

Não vejo necessidade de fazer simulados toda semana para o ENEM, faça bons resumos ao invés disso e simulados mensalmente.

Exatas eu recomendo ler a teoria e resolver muitos exercícios.
Humanas e biológicas eu recomendo ler a teoria, fazer resumos e alguns exercícios.

O mais importante é tua dedicação bem direcionada, o progresso é consequência.
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 630
Data de inscrição : 29/10/2015
Idade : 25
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Problema com rendimento/ENEM Empty Re: Problema com rendimento/ENEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos