PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eletrostática 2

3 participantes

Ir para baixo

Eletrostática 2 Empty Eletrostática 2

Mensagem por JohnnyC Seg 06 Jun 2016, 17:20

Olá, amigos.
Alguém poderia dar uma ajuda nessa questão ? Se não for pedir muito, explicar passo a passo para que eu possa compreender melhor ? Obrigado.

Durante o processo de produção de minúsculas esferas de metal desenvolvido num laboratório da Nasa, uma esfera de alumínio de 20 mg, com carga positiva de 0,24 nC, é mantida em repouso, por levitação, entre duas grandes placas paralelas carregadas (comparadas às dimensões da esfera) numa câmara de vácuo, a 3,0 mm da placa inferior.
Usar g = 10 m/s²
Nessas condições, pode-se afirmar que:

a) o campo elétrico entre as placas está dirigido de baixo para cima e tem módulo igual a 8,3 x 10^5 N/C
b) se a esfera não estiver carregada, o fenômeno da indução elétrica garante a observação do mesmo fenômeno
c) a diferença de potencial elétrico entre a placa inferior e a posição da esfera vale 5,0 x 10³V
d) realizando-se o experimento num local muito afastado da Terra e de outros corpos celestes, o novo valor do campo elétrico deverá ser de 1,2 x 10^5 V/m
e) o campo elétrico entre as placas está dirigido de cima para baixo e tem módulo igual a 8,3 x 10^5 N/C

Resposta: letra a)

Galera, a questão não me parece ser um "bicho de 7 cabeças", mas não estou sabendo como começar.
Se alguém puder ajudar, estará me ajudando bastante.

JohnnyC
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1094
Data de inscrição : 03/03/2016
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrostática 2 Empty Re: Eletrostática 2

Mensagem por Elcioschin Seg 06 Jun 2016, 21:59

Não chega nem a ser um bicho de 1 cabeça. O melhor meio de começar é lembrar a teoria básica:

1) Existem duas força atuando na esfera: o peso P atuando para baixo e a força do campo elétrico F para cima

2) Para haver o equilíbrio ---> F = P

Calcule o peso (cuidado com as unidades: use o SI para obter o peso P em newtons)

Calcule a força do campo elétrico (mesmo cuidado), iguale com P e calcule E
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrostática 2 Empty Re: Eletrostática 2

Mensagem por JohnnyC Seg 06 Jun 2016, 22:57

O senhor é fora do sério.
Obrigado sempre, mestre. Você e um rapaz jovem (não me recordo o nome, mas que também é monitor) sempre quebrando meu galho.
Gratidão.

JohnnyC
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1094
Data de inscrição : 03/03/2016
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrostática 2 Empty Re: Eletrostática 2

Mensagem por Ingrid98brandao Seg 14 Ago 2017, 19:42

Boa noite, Elcio, estava fazendo essa questão agora de noite e gostaria do seu auxílio pra identificar na questão o sentido do campo elétrico entre as placas, pois fiquei em dúvida nas letras a e e, justamente nisso, imaginei que as placas poderiam ser invertidas. Se a placa positiva estivesse em cima, o campo seria de cima pra baixo, se a placa positiva estivesse em baixo, o campo seria de baixo pra cima, a única coisa que a questão fala a respeito é sobre a carga ser positiva e as duas placas estarem carregadas. Só por isso eu já identificaria qual o sentido do campo?

Ingrid98brandao
Iniciante

Mensagens : 5
Data de inscrição : 02/07/2017
Idade : 25
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrostática 2 Empty Re: Eletrostática 2

Mensagem por Elcioschin Seg 14 Ago 2017, 19:50

----------------------------

................  ● + 0,24 nC

++++++++++++++++

O peso P da esfera é para baixo, logo a força elétrica F é para cima.

Para a esfera ser atraída pela placa superior e repelida pela inferior a placa superior é negativa e a inferior é positiva. O campo elétrico sempre aponta das cargas positivas para as negativas, isto é, para cima.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrostática 2 Empty Re: Eletrostática 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos