Como melhorar Ciências da Natureza (ENEM)?
+2
Diaz
VioletChachki
6 participantes
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Como melhorar Ciências da Natureza (ENEM)?
Boa tarde, gente.
Bom, faço atualmente um curso de graduação que me deixa bastante frustrado.. Por conta disso, desde ano passado decidi por tentar medicina.. Resolvendo a prova do ENEM uma semana depois da aplicação (acabei não realizando a prova pra valer ano passado, já que no período das inscrições eu não cogitava mudar de curso), me surpreendi com a quantidade de acertos e com o fato de ter ido bem na prova, conseguindo o desempenho:
Linguagens - 38/45.
Humanas - 39/45.
Natureza - 27/45.
Matemática - 39/45.
Com uma boa nota em redação, eu possivelmente seria aprovado em alguma faculdade de medicina por ampla concorrência.. Foi quando eu vi que eu sou capaz, depende apenas de mim, e que eu teria um ano pela frente.
Conciliando os estudos do meu atual curso com os estudos pro ENEM, acabei vendo que não vai dar tempo de ver exatamente tudo, como eu queria. E o que mais me preocupa é Ciências da Natureza.. O restante é um tanto imprevisível, mas eu teria capacidade de acertar 40 em Humanas, Linguagens e/ou Matemática. Mas Ciências da Natureza ainda é puxado, por realmente precisar que eu estude pra que eu me lembre de algumas coisas.. Vocês indicariam algum livro, alguma coleção de apostilas em que eu poderia conseguir elevar esses 27 acertos a no mínimo 35 no próximo ENEM? Física e biologia até vejo mais solução, mas química sempre foi puxado pra mim até mesmo durante o ensino médio.. e são muitos conceitos que quando resolvo uma prova antiga do ENEM eu fico até meio perdido.. Parece algo meio "nem que eu lesse um livro eu ia entender a teoria desse assunto". A impressão que tenho é que exige bastante domínio de entendimento do assunto. Diferente das outras que são mais simples. Estudo pela apostila Bernoulli. Acham uma boa? Ou me indicariam alguma outra?
Bom, faço atualmente um curso de graduação que me deixa bastante frustrado.. Por conta disso, desde ano passado decidi por tentar medicina.. Resolvendo a prova do ENEM uma semana depois da aplicação (acabei não realizando a prova pra valer ano passado, já que no período das inscrições eu não cogitava mudar de curso), me surpreendi com a quantidade de acertos e com o fato de ter ido bem na prova, conseguindo o desempenho:
Linguagens - 38/45.
Humanas - 39/45.
Natureza - 27/45.
Matemática - 39/45.
Com uma boa nota em redação, eu possivelmente seria aprovado em alguma faculdade de medicina por ampla concorrência.. Foi quando eu vi que eu sou capaz, depende apenas de mim, e que eu teria um ano pela frente.
Conciliando os estudos do meu atual curso com os estudos pro ENEM, acabei vendo que não vai dar tempo de ver exatamente tudo, como eu queria. E o que mais me preocupa é Ciências da Natureza.. O restante é um tanto imprevisível, mas eu teria capacidade de acertar 40 em Humanas, Linguagens e/ou Matemática. Mas Ciências da Natureza ainda é puxado, por realmente precisar que eu estude pra que eu me lembre de algumas coisas.. Vocês indicariam algum livro, alguma coleção de apostilas em que eu poderia conseguir elevar esses 27 acertos a no mínimo 35 no próximo ENEM? Física e biologia até vejo mais solução, mas química sempre foi puxado pra mim até mesmo durante o ensino médio.. e são muitos conceitos que quando resolvo uma prova antiga do ENEM eu fico até meio perdido.. Parece algo meio "nem que eu lesse um livro eu ia entender a teoria desse assunto". A impressão que tenho é que exige bastante domínio de entendimento do assunto. Diferente das outras que são mais simples. Estudo pela apostila Bernoulli. Acham uma boa? Ou me indicariam alguma outra?
VioletChachki- Jedi
Re: Como melhorar Ciências da Natureza (ENEM)?
Não sei se consegui expressar tudo, mas enfim.. A questão é que eu tenho uma segurança em Matemática, Linguagens e em Humanas que eu não tenho em Ciências da Natureza. E tipo, eu preciso superar isso.. Abrir um pouco a mente e impedir esse bloqueio.. o sucesso de quem passa num vestibular concorrido assim tá no equilíbrio entre as áreas.. E vai que eu não consiga repetir os 39 acertos de matemática? Ou não consiga no mínimo os 900 em redação? :/
VioletChachki- Jedi
Boa tarde Violet,
Sinceramente eu uso o Usberco e Salvador, e tenho até o livro do Daltamir do "Universo da Química" e tenho o livro também da Martha Reis, o antigo. Se seu problema é química, se você vê que a apostila é muito rebuscada, recomendo que parta para algum livro, como esse:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (Essa coleção dos tr~es volumes da Martha Reis está R$30,00)
Além disso, seja Tito e Canto, Feltre, Usberco e Salvador, Martha Reis, Daltamir, você pode se sair bem no ENEM com qualquer livro que eu citei.
Um forte abraço.
P.S : Não conheço essa apostila.
Sinceramente eu uso o Usberco e Salvador, e tenho até o livro do Daltamir do "Universo da Química" e tenho o livro também da Martha Reis, o antigo. Se seu problema é química, se você vê que a apostila é muito rebuscada, recomendo que parta para algum livro, como esse:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (Essa coleção dos tr~es volumes da Martha Reis está R$30,00)
Além disso, seja Tito e Canto, Feltre, Usberco e Salvador, Martha Reis, Daltamir, você pode se sair bem no ENEM com qualquer livro que eu citei.
Um forte abraço.
P.S : Não conheço essa apostila.
Última edição por José Ricardo dos Santos em Qui 02 Jun 2016, 15:47, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Pois então.. Eu tô até gostando da apostila, só não sei se no fim das contas ela vai se tornar suficiente. Tenho a coleção 6V das apostilas Bernoulli e a coleção 2015 das apostilas Poliedro. Biologia, Química e Física eu tô estudando por todas as fontes possíveis, incluindo as duas apostilas e vídeo aulas.. O restante tô acompanhando só pela apostila mesmo. Mas alguns assuntos eu tô pensando em pular... Tem coisa que realmente não cai no ENEM.. E talvez seja perda de tempo.
VioletChachki- Jedi
Por que você não conseguiria repetir os 39 acertos, você acertou de sorte?VioletChachki escreveu:Não sei se consegui expressar tudo, mas enfim.. A questão é que eu tenho uma segurança em Matemática, Linguagens e em Humanas que eu não tenho em Ciências da Natureza. E tipo, eu preciso superar isso.. Abrir um pouco a mente e impedir esse bloqueio.. o sucesso de quem passa num vestibular concorrido assim tá no equilíbrio entre as áreas.. E vai que eu não consiga repetir os 39 acertos de matemática? Ou não consiga no mínimo os 900 em redação? :/
Já em relação á redação, procure postar suas redações no fórum.
Outro conselho que eu te dou é: já que está insatisfeita com a sua faculdade, por quê não a larga? (Claro que você precisa ter algum parente para te apoiar financeiramente e moralmente para fazer isso). Bem... Essa seria a sua melhor opção, pois são muitas matérias para se estudar, até mesmo em concurso militar EEAR tem que estudar à beça!
Bom, fico por aqui... Pois mais tarde eu te respondo.
Um forte abraço e bons estudos.
Convidado- Convidado
VioletChachki escreveu:Pois então.. Eu tô até gostando da apostila, só não sei se no fim das contas ela vai se tornar suficiente. Tenho a coleção 6V das apostilas Bernoulli e a coleção 2015 das apostilas Poliedro. Biologia, Química e Física eu tô estudando por todas as fontes possíveis, incluindo as duas apostilas e vídeo aulas.. O restante tô acompanhando só pela apostila mesmo. Mas alguns assuntos eu tô pensando em pular... Tem coisa que realmente não cai no ENEM.. E talvez seja perda de tempo.
Bem... Aí eu já não sei, pois já ouvi falar muito bem dessas apostilas do Poliedro.
Nesse caso, outra pessoa terá que te responder, pois isso eu não sei te responder. Se você realmente perceber que certos assuntos não caem no ENEM. É melhor pulá-los.
Bom, se alguém quiser ajudá-lo aqui, fique à vontade. Pois eu acredito que eu não respondi muito bem a dúvida do autor do tópico...
Convidado- Convidado
Não não... Não foi sorte.. kkk A questão é que uma coisa é você resolver uma prova em casa, sem a preocupação em estar certo.. Outra é resolver lá, provavelmente depois de ter feito uma redação ou de ter resolvido 45 questões de linguagens. Apesar de que isso de tempo eu consigo administrar bem.José Ricardo dos Santos escreveu:Por que você não conseguiria repetir os 39 acertos, você acertou de sorte?VioletChachki escreveu:Não sei se consegui expressar tudo, mas enfim.. A questão é que eu tenho uma segurança em Matemática, Linguagens e em Humanas que eu não tenho em Ciências da Natureza. E tipo, eu preciso superar isso.. Abrir um pouco a mente e impedir esse bloqueio.. o sucesso de quem passa num vestibular concorrido assim tá no equilíbrio entre as áreas.. E vai que eu não consiga repetir os 39 acertos de matemática? Ou não consiga no mínimo os 900 em redação? :/
Já em relação á redação, procure postar suas redações no fórum.
Outro conselho que eu te dou é: já que está insatisfeita com a sua faculdade, por quê não a larga? (Claro que você precisa ter algum parente para te apoiar financeiramente e moralmente para fazer isso). Bem... Essa seria a sua melhor opção, pois são muitas matérias para se estudar, até mesmo em concurso militar EEAR tem que estudar à beça!
Bom, fico por aqui... Pois mais tarde eu te respondo.
Um forte abraço e bons estudos.
Sobre a faculdade, eu fico receoso. Como estou um tanto adiantado (apesar de não ter condição nenhuma de terminar, porque tomei uma aversão horrenda nos últimos 2 anos), é muito difícil justificar pros outros.. seja pros meus próprios pais. A questão financeira não me é um problema por enquanto, já que trabalho de manhã e aguardo resultado de um concurso que prestei pra trabalhar na biblioteca da faculdade, o que me ajudaria e muito nos estudos. Tô tendo várias sessões de terapia com uma psicóloga e meu foco realmente é trancar o curso nesse segundo semestre.. mas pra me sentir mais impulsionado, eu queria muito que eu passasse nesse concurso pra me sentir despreocupado com essa cobrança financeira.. :/ vamos ver o que vai virar...
VioletChachki- Jedi
Bom, se a questão financeira não é problema pra você, você pode trancar o curso. me desculpe por eu ter dado uma resposta de maneira equivocada. :!:
Uma dica que sempre os professores dão, é fazer a redação por último. Pois você pode usar alguma coia na parte de linguagens que te auxilie na parte da redação, e ainda por cima você estará mais tranquilo.
Eu acredito que talvez, se você trancar a faculdade e largar o trabalho, você consegue passar, pois você está muito acima da média. Além disso, continue com a psicóloga, eu também me trato com uma psicóloga e um neuro-psiquiatra.
Te dou boa sorte até lá.
Mais alguma coisa em que eu possa ajudá-lo?
Uma dica que sempre os professores dão, é fazer a redação por último. Pois você pode usar alguma coia na parte de linguagens que te auxilie na parte da redação, e ainda por cima você estará mais tranquilo.
Eu acredito que talvez, se você trancar a faculdade e largar o trabalho, você consegue passar, pois você está muito acima da média. Além disso, continue com a psicóloga, eu também me trato com uma psicóloga e um neuro-psiquiatra.
Te dou boa sorte até lá.
Mais alguma coisa em que eu possa ajudá-lo?
Convidado- Convidado
haha Por enquanto é só! Tô tentando absorver essa ideia de trancar o curso. Mesmo que eu não goste e não tenha aptidão, é muito complicado quando se está no quarto ano (nessa hora as pessoas se chocam e perguntam "por quê vc não termina e tenta medicina depois?"). Apesar de que eu não tenho condição nenhuma de chegar ao fim, onde as matérias específicas só vem aumentando, chega o estágio e o TCC.. Ainda assim fica algo como "trocar o certo pelo duvidoso", que é o que mais me deixa preocupado e com medo :/ Vai que não dê certo..
VioletChachki- Jedi
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Alguns tópicos que podem ajudar.
Agora vamos lá. Primeiramente bem vinda ao Pir2!
Bom já que optou por estudar sozinha creio que possa querer algumas dicas e cá estão:
I) Não saia por aí fznd 10 vestibulares. O vestibular no âmbito brasileiro evoluiu ao ponto que a individualidade de cada prova é discrepante e evidente. Escolha de 2 até 5, porém estude além das matérias como funciona o vestibular daquela instituição como Matérias mais cobradas, datas, formas de cobrar determinado assunto, cotas, vagas, como é a prova. Isso ajuda muito na hora de resolver, como já diziam
''Conhece teu inimigo como conhece a ti mesmo''
II) Resolver as provas antigas em formato de simulado é essencial, depois de escolher os vestibulares para prestar baixe todas as provas antigas e resolva se possível todas em formato de simulados, controlando tempo e outros fatores.
Sobre materiais e cursos on-line, os que eu usei este ano e comprovei que são bons.
Física Total, Biologia Total, Química em Ação e Descomplica
O último citado acredito que sirva mais para revisões e fixação de assuntos visto que o conteúdo é mais mastigado.
Peço que leia os tópicos que linkei e persistindo qualquer dúvida poste.
Enfim, sucesso e fique com Deus!
Sobre o curso, na minha opinião você deveria trancar sem medo!
Sem risco não há vitória.
Poliedro é mais do que suficiente apra fazer o Enem, na minha opinião.
De resto se tiver mais dúvidas só perguntar.
Alguns tópicos que podem ajudar.
Agora vamos lá. Primeiramente bem vinda ao Pir2!
Bom já que optou por estudar sozinha creio que possa querer algumas dicas e cá estão:
I) Não saia por aí fznd 10 vestibulares. O vestibular no âmbito brasileiro evoluiu ao ponto que a individualidade de cada prova é discrepante e evidente. Escolha de 2 até 5, porém estude além das matérias como funciona o vestibular daquela instituição como Matérias mais cobradas, datas, formas de cobrar determinado assunto, cotas, vagas, como é a prova. Isso ajuda muito na hora de resolver, como já diziam
''Conhece teu inimigo como conhece a ti mesmo''
II) Resolver as provas antigas em formato de simulado é essencial, depois de escolher os vestibulares para prestar baixe todas as provas antigas e resolva se possível todas em formato de simulados, controlando tempo e outros fatores.
Sobre materiais e cursos on-line, os que eu usei este ano e comprovei que são bons.
Física Total, Biologia Total, Química em Ação e Descomplica
O último citado acredito que sirva mais para revisões e fixação de assuntos visto que o conteúdo é mais mastigado.
Peço que leia os tópicos que linkei e persistindo qualquer dúvida poste.
Enfim, sucesso e fique com Deus!
Sobre o curso, na minha opinião você deveria trancar sem medo!
Sem risco não há vitória.
Poliedro é mais do que suficiente apra fazer o Enem, na minha opinião.
De resto se tiver mais dúvidas só perguntar.
Diaz- Mestre Jedi
Página 1 de 3 • 1, 2, 3