PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida Propriedade Coligativa

4 participantes

Ir para baixo

Dúvida Propriedade Coligativa Empty Dúvida Propriedade Coligativa

Mensagem por JohnnyC Dom 22 maio 2016, 22:42

Preparam-se duas soluções aquosas a 760 mmHg e 25°C, denominadas A e B. 
. Solução A : 1.000 mL de glicose ( C6H12O6) 2,0 molal; 
. Solução B : 1.000 mL de H2SO4, 2,0 molal e 60°C ionizado. (C = 12; H = 1; O = 16; S = 32) 
Sobre essas informações, identifique a alternativa correta. 
a) as soluções A e B tem a mesma pressão máxima de vapor. 
b) a solução acida fervera primeiro. 
c) a solução acida se congelara apos o ponto de congelamento da solução glicosada. 
d) qualquer solução solução em questão evapora mais solvente que a água pura, sob as mesmas condições. 
e) a solução glicosada tem mais partículas dispersas que a solução acida.

R: letra c.

Eu fiz assim: como a solução de glicose é molecular, seu i = 1 e seu q = 1 também, após a dissociação.
Na solução ácida, eu dissociei H2SO4, e consegui, no final, um q = 3, pois H2SO4 (1 mol) ---> 2H (2 mols ) + SO4 (1 mol), com isso q = 3.
Depois, apliquei na fórmula do fato de Van't Hoff e fiz: i = 1 + alfa x (q - 1)
i = 1 + 0,6 (porque é 60% ionizado) x (3 - 1).
i = 2,2 do H2SO4.
Mas, a partir daí, não consegui.
Alguém poderia me ajudar a terminar, explicando passo a passo ?
Obrigado.

JohnnyC
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1094
Data de inscrição : 03/03/2016
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Propriedade Coligativa Empty Re: Dúvida Propriedade Coligativa

Mensagem por silvergun Dom 22 maio 2016, 23:52

Dados:
\\P=760mmHg\\T=298K\\Solução\;A:\;1L\;de\;C_{6}H_{12}O_{6}\;2\;molal\\Solução\;B:\;1L\;de\;H_{2}SO_{4}\;2 molal\;\alpha=0,6

A alternativa A está errada, pois, os efeitos coligativos dependem da quantidade de partículas em solução. Como a solução A não é ionizável e a solução B é ionizável - para uma mesma molalidade - teremos um número de partículas diferentes para uma mesma quantidade de solvente. O que nos trará efeitos coligativos de diferentes intensidade e diferentes pressões máxima de vapor.

A alternativa B está errada, pois, quanto maior o número de partículas em solução, maior sua temperatura de ebulição. Como a solução B possui mais partículas em relaçao à solução A, esta ultima é que ferverá primeiro.

A alternativa C está correta, pois, quanto maior o número de partículas em solução, menor será sua temperatura de ebulição. Já sabemos que a solução A tem menos partículas em relação à B, logo a solução B somente congelará depois que a solução A se congelar.

Eu sinceramente buguei ( :scratch: ) com a alternativa D em: "evapora mais solvente do que a água pura". Considerando um absurdo, iremos eliminar está alternativa

A alternativa E está errada, pois, para uma mesma molalidade, a solução A não se ioniza - "produzindo novas partículas" - já a solução B se ioniza pela seguinte equação: H_{2}SO_{4}\rightarrow 2\;H^{+}+(SO_{4})^{-2} produzindo assim, considerando seu grau de ionização igual a 0,6, "1,8 novas partículas".

Espero ter ajudado respondendo apenas teoricamente. Quaisquer dúvidas eu provo com os cálculos.
silvergun
silvergun
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 190
Data de inscrição : 02/01/2015
Idade : 26
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Propriedade Coligativa Empty Re: Dúvida Propriedade Coligativa

Mensagem por JohnnyC Seg 23 maio 2016, 00:08

Muito obrigado!!!
Explicação excelente,
Eu considerei, como resposta, que, pelo fato do número de íons (q = 3) do H2SO4 ser maior do que a da glicose (i = 1),  a solução ácida se congelará após o ponto de congelamento da solução glicosada.
Está correto ?

JohnnyC
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1094
Data de inscrição : 03/03/2016
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Propriedade Coligativa Empty Re: Dúvida Propriedade Coligativa

Mensagem por silvergun Seg 23 maio 2016, 00:41

Está sim, pois a solução de H2SO4 tem mais partículas em solução (1 molécula produzindo 3 íons) do que a solução glicosada (1 molécula)
silvergun
silvergun
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 190
Data de inscrição : 02/01/2015
Idade : 26
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Propriedade Coligativa Empty Re: Dúvida Propriedade Coligativa

Mensagem por viniciusrts Ter 02 maio 2017, 13:37

Ótima explicação Rebecca, só para acrescentar em relação a d) qualquer solução solução em questão evapora mais solvente que a água pura, sob as mesmas condições. 

Ela está errada mesmo, acho que é porque não evapora a mesma quantidade e sim menos SOLVENTE(ÁGUA), pois conforme ocorre a evaporação de SOLVENTE, o NaCl se concentra, fazendo que a água só entre em ebulição a uma temperatura mais alta.

Se fosse água pura ela ferveria a 100ºC e assim se manteria, evaporando uma quantidade constante.

Então o correto seria qualquer solução em questão evapora MENOS solvente que a água pura, sob as mesmas condições. 

Bom acho que é isso, me corrijam se estiver errado...

viniciusrts
Padawan
Padawan

Mensagens : 81
Data de inscrição : 21/05/2016
Idade : 26
Localização : Sao jose dos campos, sp, brasil

https://skyhome.vn/cac-mau-tu-bep-go-acrylic-cho-gia-dinh-hien-d

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Propriedade Coligativa Empty Re: Dúvida Propriedade Coligativa

Mensagem por Matheus0110 Qui 01 Dez 2022, 08:50

Sei que é um tópico antigo, mas estou com dúvida na alternativa C e ficaria agradecido se alguém pudesse me esclarecer.

Segundo a alternativa, ela fala do ponto de congelamento da solução, e, como é sabido, a variação do ponto de congelamento se dá de forma negativa. Sendo assim, quanto mais variar, menor será o ponto de congelamento, como a solução B possui maior variação, seu ponto de congelamento ficará mais negativo que a solução A.

Dessa forma, a solução B deveria se congelar primeiro, e após isso, a solução A.

Matheus0110
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 171
Data de inscrição : 14/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Propriedade Coligativa Empty Re: Dúvida Propriedade Coligativa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos