Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ler livros de literatura.

2 participantes

Ir para baixo

Ler livros de literatura. Empty Ler livros de literatura.

Mensagem por hugo araujo Ter 17 Maio 2016, 22:42

Algumas pessoas recomendam ler livros de literatura para escrever melhor. Vocês recomendam alguns que se aproximam dessa finalidade ?

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Ir para o topo Ir para baixo

Ler livros de literatura. Empty Re: Ler livros de literatura.

Mensagem por Convidado Qua 18 Maio 2016, 09:42

Bom dia Hugo,
Leia livros da editora Edipro sobre filosofia, leia livros sobre sociologia, geografia, história (A história do Brasil explicada para os meus filhos,leia tambepm  a revista chamada "Guia Grandes Grandes Líderes da História. Agora saiu uma nova revista esse mês, procure uma revista chamada: "Guia Grandes Ditadores da História), política (o jornal "A Nova Democracia", apesar de ser contra o PT), artes, leia livros de literatura clássica (mesmo aqueles também que sejam rebuscados como Mahcado de Assis), leia o livro Direito e Cidadania de Dalmo de Abreu Dallari. Leia a Literatura Contemporânea e a Moderna também. Leia também Cinquenta Tons de Cinza, que fala sobre o sexismo (eu ainda tenho que ler esse livro :cyclops: ), leia os livros de Eric Hosbawm, leia também, os livros do Paulo Freire (até quem não tem formação pedagógica, consegue ler os livros desse ícone da pedagogia mundial).
As provas, hoje, na parte de redação, estão cobrando muito temas de Filosofia, história e Sociologia. Ano passado o ENEM cobrou um tema sobre a violência contra a mulher.
Você pode ler também, Chico Buarque, Paulo Coelho, Érico Veríssimo, Carlos Drummond de Andrade. 
Cara, é muita coisa! :idea: 
Há também essa lista e livros que a FUVEST fez:
Bom, se alguém quiser acrescentar mais alguma coisa, fique à vontade. Pois eu também estou com essa mesma dúvida.
Um foprte abraço a todos.

Convidado
Convidado

Mensagem por Matheus José Qua 18 Maio 2016, 13:02

Ler é apenas metade do que você precisa para escrever melhor, a outra metade é praticar mesmo escrevendo toda semana.
Se costuma ler sobre sociologia e filosofia para aumentar repertório e ter quem citar na hora de escrever. O pessoal costuma citar muito Rousseau, coisa que não recomendo, porque como todo mundo cita, seria apenas mais um clichê.
A FUVEST valoriza o texto autoral, ou seja, sem citações banais e o máximo possível sendo da TUA própria análise.
O ENEM é uma chatice, tem aquele modelinho bobo de redação que DEVE ser seguido se você quiser uma boa nota. O meu problema com o ENEM é que o aluno deve propor uma solução ao problema apresentado, mas afinal, se a solução fosse tão simples por que não é aplicada? Logo a solução não é simples, o ENEM banaliza um pouco isso.
Leitura (+ análise) irá desenvolver o teu senso crítico, não necessariamente irá escrever melhor.
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por hugo araujo Qua 18 Maio 2016, 13:22

Obrigado José Ricardo e Matheus.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por Convidado Qua 18 Maio 2016, 14:11

@Matheus José escreveu:O ENEM é uma chatice, tem aquele modelinho bobo de redação que DEVE ser seguido se você quiser uma boa nota. O meu problema com o ENEM é que o aluno deve propor uma solução ao problema apresentado, mas afinal, se a solução fosse tão simples por que não é aplicada? Logo a solução não é simples, o ENEM banaliza um pouco isso.
Leitura (+ análise) irá desenvolver o teu senso crítico, não necessariamente irá escrever melhor.

Então você quer dizer o modelo no qual eu tenho que defender minha tese em cada parágrafo, é isso xará?

Convidado
Convidado

Mensagem por Matheus José Qua 18 Maio 2016, 18:12

O ENEM meio que impõe um tipo de modelo dentro de textos dissertativos, é um pouco diferente da maioria dos vestibulares, isso faz com que todas as redações fiquem com a mesma estrutura e torna o texto chato de se ler. É como se fosse um modelo pronto do ponto de vista da forma.
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Convidado Qua 18 Maio 2016, 18:33

Poderia me dizer como é esse modelo pronto?
Eu não sei que modelo é esse. Poderia me dar um exemplo simples?

Convidado
Convidado

Mensagem por Matheus José Qua 18 Maio 2016, 18:41

Pesquise por redações modelos do ENEM de anos anteriores.
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Convidado Sex 20 Maio 2016, 10:17

Tudo bem. Vou pesquisar sobre isso. Very Happy

Convidado
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste fórum