PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre Trabalho da força elétrica.

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre Trabalho da força elétrica. Empty Dúvida sobre Trabalho da força elétrica.

Mensagem por aksn999 Seg maio 16 2016, 13:40

Gente, no meu livro diz que a fórmula é T=q( Vo-Vf ), mas em vários sites diz que é o contrário, final menos inicial: T=q( Vf- Vo )
Qual é o certo? ou as duas formas estão certas??
aksn999
aksn999
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 129
Data de inscrição : 19/11/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre Trabalho da força elétrica. Empty Re: Dúvida sobre Trabalho da força elétrica.

Mensagem por Christian M. Martins Seg maio 16 2016, 14:08

O módulo do trabalho da força elétrica e o produto da carga pela variação de potencial.

O sinal do trabalho varia: trabalho positivo caso a força esteja no sentido onde o deslocamento da carga é espontâneo (para onde há redução de energia potencial - ou seja, diminuição de potencial para cargas positivas e aumento de potencial para cargas negativas); trabalho negativo caso a força esteja no sentido onde o deslocamento da carga não é espontâneo (para onde há aumento de energia potencial - ou seja, aumento de potencial para cargas negativas e diminuição de potencial para cargas negativas).
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre Trabalho da força elétrica. Empty Re: Dúvida sobre Trabalho da força elétrica.

Mensagem por Euclides Seg maio 16 2016, 14:24

Usemos a figura abaixo:

Dúvida sobre Trabalho da força elétrica. Im2

usando a referência da figura acima sabemos que o trabalho realizado pelo campo (de carga positiva, no caso) para mover uma carga positiva de A para B será positivo (movimento é espontâneo). Da mesma maneira o trabalho realizado pelo campo sobre uma carga negativa no mesmo movimento não é espontâneo e será negativo.

Essa convenção fica expressa algebricamente, sem necessidade de argumentação, quando usamos para descrever o trabalho do campo a forma



e o sinal da carga movida (q) faz parte da expressão. O sinal do trabalho, assim, sai automaticamente. O mesmo acontece para o campo de uma carga negativa, em que V_A-V_B{<}0.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre Trabalho da força elétrica. Empty Re: Dúvida sobre Trabalho da força elétrica.

Mensagem por aksn999 Ter maio 17 2016, 07:56

Obrigado, pessoal. Consegui entender!!
aksn999
aksn999
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 129
Data de inscrição : 19/11/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre Trabalho da força elétrica. Empty Re: Dúvida sobre Trabalho da força elétrica.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos