força B exercida sobre uma espira em repouso
3 participantes
Página 1 de 1
força B exercida sobre uma espira em repouso
a figura acima mostra um fio retilíneo muito longo, percorrido por uma corrente estacionária de intensidade i no sentido de baixo para cima, e uma espira quadrada, percorrida por uma corrente estacionária de mesma intensidade i no sentido anti-horário. A espira e o fio estão no mesmo plano e duas das arestas da espira são paralelas ao fio. A força exercida pelo fio sobre a espira é;
A) para a esquerda B) para a direita
C) para cima
D) para baixo
E) nula
Dúvidas; eu pensei o seguinte sabendo que a intensidade do campo magnético gerado pelo fio é tal que B=μi/2πd, tendo em vista que a espira não se movimenta, então cada ponto da espira possui uma distância d em relação ao fio e fazendo o calculo da força magnética sobre a espira teremos que F=iLB vê-se que o campo B em d3 é maior que em d4, ou seja B3>B4, logo F3>F4 assim a resultante ao longo destas forças (F3 e F4) é uma força F' para a direita.
Ao longo de F1 e F2 a resultante é nula.
este raciocínio procede :scratch:
[/img]
Edgar Gomes- Mestre Jedi
Re: força B exercida sobre uma espira em repouso
Concordo com o seu raciocínio, Edgar.
laurorio- Matador
Eu concordo em parte
Imagino que as forças F1, F2, F3 e F4 sejam de interação entre a corrente no fio e a corrente na espira. Se for isto:
a) Somente os fios verticais da espira são paralelos ao fio vertical do lado esquerdo.
b) Concordo que F3 > F4 devido à distância, logo a resultante é para a direita e o fio à esquerda tende a repelir a espira.
c) Quanto às forças F1 e F2 a explicação é mais complexa:
c1) As forças F1 e F2 NÃO se anulam porque elas agem sobre corpos diferentes: F1 age no fio horizontal superior da espira e F2 age no fio horizontal inferior.
c2) Estas forças, de mesmo módulo, tendem a deformar a bobina, para dentro, logo não tendem a movimentar a bobina.
c3) Estas forças F1 e F2 são variáveis ao longo dos fios horizontais, porque o campo magnético do fio à esquerda varia com a distância de cada ponto do fio horizontal ao fio vertical que forma o campo.
d) Foram esquecidas as forças de repulsão entre cada par de fios paralelos da espira. Assim, exitem mais 4 forças:
d1) Uma força F5 vertical, para cima, no fio horizontal superior da espira e outra igual, para baixo, no fio horizontal inferior (par de forças de repulsão).
d2) Uma força horizonta F6, para a esquerda, no fio vertical esquerdo da espira e outra igual, para direita, no fio vertical direito da espira (outro par de forças de repulsão).
Estas 4 forças esticam a espira para fora. Como o enunciado pede somente a força que o fio exerce sobre a espira, a resultante vale F3 - F4 ---> para a direita
Imagino que as forças F1, F2, F3 e F4 sejam de interação entre a corrente no fio e a corrente na espira. Se for isto:
a) Somente os fios verticais da espira são paralelos ao fio vertical do lado esquerdo.
b) Concordo que F3 > F4 devido à distância, logo a resultante é para a direita e o fio à esquerda tende a repelir a espira.
c) Quanto às forças F1 e F2 a explicação é mais complexa:
c1) As forças F1 e F2 NÃO se anulam porque elas agem sobre corpos diferentes: F1 age no fio horizontal superior da espira e F2 age no fio horizontal inferior.
c2) Estas forças, de mesmo módulo, tendem a deformar a bobina, para dentro, logo não tendem a movimentar a bobina.
c3) Estas forças F1 e F2 são variáveis ao longo dos fios horizontais, porque o campo magnético do fio à esquerda varia com a distância de cada ponto do fio horizontal ao fio vertical que forma o campo.
d) Foram esquecidas as forças de repulsão entre cada par de fios paralelos da espira. Assim, exitem mais 4 forças:
d1) Uma força F5 vertical, para cima, no fio horizontal superior da espira e outra igual, para baixo, no fio horizontal inferior (par de forças de repulsão).
d2) Uma força horizonta F6, para a esquerda, no fio vertical esquerdo da espira e outra igual, para direita, no fio vertical direito da espira (outro par de forças de repulsão).
Estas 4 forças esticam a espira para fora. Como o enunciado pede somente a força que o fio exerce sobre a espira, a resultante vale F3 - F4 ---> para a direita
Última edição por Elcioschin em Sáb 14 maio 2016, 09:46, editado 1 vez(es)
Elcioschin- Grande Mestre
b) Assim, só existem as forças de interação F3 e F4 ---> F1 e F2 não existem.
b) Assim, só existem as forças de interação F3 e F4 ---> F1 e F2 não existem.
sobre esta parte algo deixou-me em dúvida, sobre F1 e F2 pois esta força seria apenas a força que age sobre a espira devido ao fio retilíneo que criou um campo B sobre a espira, e daí B não seria perpendicular ao vetor L, como segue a figura abaixo ? :scratch:
[/img]
Edgar Gomes- Mestre Jedi
Edgar
Você tem plena razão quanto à sua dúvida. As forças F1 e F2 existem sim, exatamente como no seu desenho.
Editei minha mensagem horizontal (em vermelho) explicando, com mais detalhes, o que acontece com elas. Dê uma lida, por favor.
Sua colocação a respeito mostra que você está entendendo muito bem a teoria!!! E este assunto é um dos mais complicados para os estudantes de eletromagnetismo.
Uma curiosidade: Eu elejo o curso de eletromagnetismo da faculdade que eu cursei como o curso mais difícil que eu já fiz.
Parabéns, meu caro.
Você tem plena razão quanto à sua dúvida. As forças F1 e F2 existem sim, exatamente como no seu desenho.
Editei minha mensagem horizontal (em vermelho) explicando, com mais detalhes, o que acontece com elas. Dê uma lida, por favor.
Sua colocação a respeito mostra que você está entendendo muito bem a teoria!!! E este assunto é um dos mais complicados para os estudantes de eletromagnetismo.
Uma curiosidade: Eu elejo o curso de eletromagnetismo da faculdade que eu cursei como o curso mais difícil que eu já fiz.
Parabéns, meu caro.
Elcioschin- Grande Mestre
muito obrigado Mestre, entendi sim suas considerações e fiquei muito contente ao receber um parabéns de ti .
Edgar Gomes- Mestre Jedi