PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dificuldade pra estudar em casa/fim de semana

+2
Baltuilhe
anaclaracn
6 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

dificuldade pra estudar em casa/fim de semana Empty dificuldade pra estudar em casa/fim de semana

Mensagem por anaclaracn Sex 25 Mar 2016, 19:07

Gente, estou fazendo cursinho presencial e estudo bastante lá durante a semana, chego às 7:30 e saio 21:30.
Entretanto, em casa eu não consigo estudar de jeito nenhum. Fico com uma sensação de "ah já estudei demais durante a semana, preciso estudar no final de semana não, vou é ficar vendo netflix e comendo pipoca". Sendo que o dono do curso sempre fala que devemos manter a mesma rotina de estudos nos feriados e finais de semanas, começando a estudar às 8h até umas 18-20h. Mas eu não consigo Mad 
Por exemplo, hoje eu acordei às 15h (!!!) fiquei prometendo que ia começar a estudar às 16:30, depois 17:30, depois 18:30... E acabou que não estudei nada hoje, mesmo tendo um monte de matéria e dúvidas acumuladas.
Então, queria pedir ajuda e dicas. Como vocês se mantêm motivados durante os finais de semana? Como acabam com a procrastinação?

anaclaracn
Jedi
Jedi

Mensagens : 279
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 26
Localização : Niterói, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

dificuldade pra estudar em casa/fim de semana Empty Re: dificuldade pra estudar em casa/fim de semana

Mensagem por Baltuilhe Sex 25 Mar 2016, 19:22

Boa noite, Ana Clara!

Realmente é difícil fugirmos das tentações modernas. Sempre vejo pessoas perdendo bastante tempo navegando na internet lendo facebook, twitter, whatsapp, netflix e por aí vai... 
Horas e horas a fio que passam e não irão mais voltar.

Acredito que a rotina de estudo seja, realmente, a forma mais eficaz de se alcançar o objetivo final. E, falando em objetivo, qual o seu? Não deixe de ter um motivo para estudar, tenha um objetivo e lute por ele!

Estabeleça suas metas, Ana, qual o seu objetivo com o estudo, e vislumbre o que ganhará com o seu esforço.

Faça uma planilha com os horários de estudo e não se esqueça de colocar horários para o seu lazer, também, já que ninguém é de ferro. Mas seja metódica e respeite o que combinou consigo mesma, afinal de contas, quem irá colher os frutos do seu esforço será única e exclusivamente você Smile

Se acha, realmente, que um dia de folga irá fazer bem, irá resgatar suas energias e tudo o mais, nunca se esqueça de que este tempo também não está perdido, pois você objetivou DESCANSAR para depois GANHAR nos estudos! Mas, se resolver descansar todos os dias acredito que não conseguirá ganhar nada Wink

E, Ana, faça a coisa certa: ESTUDE o MÁXIMO que puder enquanto você ainda NÃO tem que trabalhar, pagar contas, não tem dívidas nem outras responsabilidades que possam diminuir o seu tempo livre para ganhar sabedoria!

Depois as coisas ficam mais difíceis e o tempo mais curto. Ainda assim conseguirá estudar sendo organizada como penso que irá fazer a partir de hoje Wink

E se não tiver como deixar de ver Netflix... tudo bem! Faz parte do lazer! Mas faça numa proporção de 6 dias de estudo para 2 horas de netflix Wink hehehehe

Parece maldade, mas a recompensa é sempre maior! E a única coisa que jamais poderão tirar de você será o conhecimento adquirido!

Bons estudos!

____________________________________________
"Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, é um hábito." Aristóteles
Baltuilhe
Baltuilhe
Fera
Fera

Mensagens : 711
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 47
Localização : Campo Grande, MS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

dificuldade pra estudar em casa/fim de semana Empty Re: dificuldade pra estudar em casa/fim de semana

Mensagem por Convidado Sex 25 Mar 2016, 20:18

De acordo com o Batuilhe! Procure fazer um cronograma, só assim você conseguirá alcançar seus estudos, por exemplo:
2 horas de Geometria Plana
2 horas de redação
2 horas de Filosofia
6 horas de Química I
2 horas de sequências, determinantes e matrizes
2 hora de logaritmos
2 horas de Trigono
2 horas de Álgebra
2 horas de Aritmética

1:20 a 1:30 de Inglês todo dia

Procure fazer uma planilha no caderno ou no word mesmo. Além disso, se você for fazer ENEM, procure estudar as matérias dele, agora, se você tentar fazer mais de três concursos. Exemplo: EFOMM, ENEM e Escola NAVAL (EN), estude todas as matérias que caem. Pois só assim você alcançará a sua meta. De preferência use símbolos para representar a matéria que você estuda e lá no canto esquerdo você bota os horários
Exemplo:        dom    seg   ter    quar    quin   sex    sáb
15:00 - 17:00  fis I
17:00 - 19:00

Isto é só uma ideia!
Bons estudos!
Quero ver você dando seu depoimento no fórum PIR2 dizendo em que concurso você passou, te garanto que você consegue!
E um forte abraço!

P.S: Procure ficar mais em casa para estudar, se o curso por exemplo, termina às 1:30. Você pode estudar em casa, não há problema. Agora se você tem muita desatenção, peça ao seu médico que ele te receite um piracetam, isso vai te ajudar muito a se concentrar nos estudos.


Última edição por José Ricardo dos Santos em Sex 25 Mar 2016, 20:31, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

dificuldade pra estudar em casa/fim de semana Empty Re: dificuldade pra estudar em casa/fim de semana

Mensagem por Convidado Sex 25 Mar 2016, 20:31

Editada a minha mensagem.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

dificuldade pra estudar em casa/fim de semana Empty Re: dificuldade pra estudar em casa/fim de semana

Mensagem por ruanchaves93 Sáb 26 Mar 2016, 06:00

Como acabar com a procrastinação:

Instale o Leechblock no Firefox.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A partir disso dá pra limitar a visualização do facebook, twitter, etc. a 5 minutos por dia cada site, por exemplo. Funciona melhor do que tentar deletar tudo.

Outra coisa:

Faça intervalos a cada hora, ou quando sentir cansada.
Se vai estudar 4 horas, a cada 50 minutos você para por 10 minutos, e fica 10 minutos sem fazer nada de mentalmente pesado. Pode ser mais ou menos que 10, mas intervalos de mais de 15 minutos eu acho desnecessário.

Tem matérias que você vai cansar antes dos 50, aí dá uma parada antes, outras, quem sabe, pode até aguentar uma hora e meia. Enfim, isso você vai percebendo e vai dosando. O que não pode é tentar estudar quatro horas direto sem pausa nenhuma, isso é humanamente impossível.

ruanchaves93
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 168
Data de inscrição : 16/02/2016
Idade : 30
Localização : Palmas - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

dificuldade pra estudar em casa/fim de semana Empty Re: dificuldade pra estudar em casa/fim de semana

Mensagem por Convidado Sáb 26 Mar 2016, 08:16

Minha opinião é a seguinte: cronogramas e métodos de estudo não irão resolver sua situação. Separe um tempo para descansar e, para contornar o problema, tome vergonha na cara, acorde cedo, e ESTUDE. Enquanto você não está estudando, alguém está... 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

dificuldade pra estudar em casa/fim de semana Empty Re: dificuldade pra estudar em casa/fim de semana

Mensagem por studies0001 Sáb 26 Mar 2016, 10:26

Comece aos poucos. Nesse final de semana estude 30 minutos. No próximo uma hora, depois duas, três, até o máximo em que você se sentir confortável.

Use o Netflix como recompensa após estudar a sua cota mínima.
studies0001
studies0001
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 161
Data de inscrição : 19/08/2014
Idade : 25
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

dificuldade pra estudar em casa/fim de semana Empty Re: dificuldade pra estudar em casa/fim de semana

Mensagem por anaclaracn Sáb 26 Mar 2016, 11:12

Olá baltuilhe, obrigada pela resposta tão completa! Você está certo, sou muito privilegiada por não ter outras responsabilidades além do estudo esse ano. Vou fazer um cronograma, separar os horários de estudos direitinho, acho que vai ajudar bastante. Não perco muito tempo com redes sociais, meu problema é Netflix mesmo, tô viciada em House Of Cards hahaha. Mas vou me controlar, quero muito passar em Medicina em uma federal e preciso me dedicar mais.

anaclaracn
Jedi
Jedi

Mensagens : 279
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 26
Localização : Niterói, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

dificuldade pra estudar em casa/fim de semana Empty Re: dificuldade pra estudar em casa/fim de semana

Mensagem por anaclaracn Sáb 26 Mar 2016, 11:24

Oi José Ricardo dos Santos, obrigado pelas dicas!! Vou fazer 7 vestibulares esse ano e por isso não consigo fazer um estudo direcionado, estou seguindo as aulas do cursinho mesmo (que são focadas no enem e uerj) mas não sei se isso é o certo a se fazer. Sobre estudar em casa durante a semana, não posso pois no curso que eu faço é obrigado ficar lá até às 20h estudando. 
Espero mesmo que no começo do próximo ano eu possa postar um depoimento aqui no fórum, vou me dedicar para isso. Obrigada!

anaclaracn
Jedi
Jedi

Mensagens : 279
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 26
Localização : Niterói, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

dificuldade pra estudar em casa/fim de semana Empty Re: dificuldade pra estudar em casa/fim de semana

Mensagem por anaclaracn Sáb 26 Mar 2016, 11:32

ruanchaves, obrigada pelo comentário. Eu tentei usar o método Pomodoro para estudar, mas eu fazia 25 minutos de estudo e 5 de descanso, e isso não funcionou para mim. Vou tentar esse de 50 minutos e 10 minutos, é melhor né? Obrigada!

anaclaracn
Jedi
Jedi

Mensagens : 279
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 26
Localização : Niterói, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

dificuldade pra estudar em casa/fim de semana Empty Re: dificuldade pra estudar em casa/fim de semana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos