PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aritmética para nível superior

Ir para baixo

Aritmética para nível superior Empty Aritmética para nível superior

Mensagem por Convidado Qua 16 Mar 2016, 17:07

Eu gostaria que fosse incluído a matéria de aritmética, pois eu sei que daqui a alguns meses eu vou usar o livro de Lacerda. Vamos supor, a questão que eu postar talvez possa não estar escrito o nome do concurso, e suporemos que ela será de nível superior. Há a categoria de matemática para postar questões de cunho militar, mas e se ela não for de cunho militar e for de nível superior?
Eu espero que eu tenha contribuído para alguma coisa,
Desde já agradeço.

Atenciosamente, José Ricardo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Aritmética para nível superior Empty Re: Aritmética para nível superior

Mensagem por Carlos Adir Qua 16 Mar 2016, 21:59

Boa noite José Ricardo,

Há alguns debates sobre isso, dê uma lida neles e veja o que acha:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

____________________________________________
← → ↛ [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aritmética para nível superior Empty Re: Aritmética para nível superior

Mensagem por Convidado Qui 17 Mar 2016, 20:05

Boa noite Adir,
Muito obrigado por me responder Adir. 
Primeiramente Adir, Sim, como o mestre Euclides escreveu, a função do fórum não é abraçar o mundo, para que o fórum abraçasse o mundo teria de haver aqui vários professores para criar seções de cada curso de nível superior, de preferência um fórum separado desse, onde cada professor de uma diferente área separasse as matérias por período, os nomes delas... Seria uma ótima ideia, mas para isso, os professores teriam de se juntar para criar este suposto fórum maravilhoso.
Segundo, o que você disse naquele segundo tópico está mais do que certo. A pessoa na universidade consegue se virar, apesar de talvez não haver fóruns de cursos de nível superior. 
Agora voltando à minha pergunta, o meu desejo é que tivesse uma seção para esta parte de aritmética. Lembro que uma vez fui postar uma questão do nível do Colégio Naval de aritmética, não lembro se era do Colégio Naval, eu tinha postado na parte de aritmética lá de cima, então o Euclides bloqueou a questão que eu tinha postado, por ter se tratado de uma questão de nível superior. por isso que eu tinha dado uma sugestão aqui no fórum, já que lembrei desse ocorrido. Só gostaria que botassem aritmética, pois e se eu botar uma questão de aritmética que seja de nível superior? Será que eu poderia, no futuro, botar na seção de "Questões Especiais", na parte de "Olimpíadas"?

Atenciosamente,
José Ricardo.


Última edição por José Ricardo dos Santos em Sex 18 Mar 2016, 11:22, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Aritmética para nível superior Empty Re: Aritmética para nível superior

Mensagem por Carlos Adir Sex 18 Mar 2016, 07:44

Certamente pode ter ocorrido o caso, pois há uma linha tênue entre Ensino Fundamental e Ensino médio, assim como Ensino médio e ensino superior, e os vestibulares diminuem ainda mais essa linha.
Considero que a decisão do Mestre Euclides foi porque a questão era bem dificil e o local de postagem foi "impróprio" devido à diferença do nivel de questões dela(a questão bloqueada) com as outras do mesmo fórum.
Os sub-foruns "Escolas Militares" e "Olimpiadas" creio que sejam pra diferenciar tais questões dificeis das restantes pois não é obrigatório falar de onde a questão é, ou o ano da prova tirada.
Frequentemente nos subfóruns de Algebra vê-se Algebra Linear, mesmo não sendo esse objetivo(e a maioria dessas questões estão sem resposta pois não é um assunto que alguém de ensino médio possa resolver), ou mesmo em Mecânica Geral às vezes aparece questões do Halliday/Moyses, mas estas sendo possíveis de resolver(pelo menos a maioria das questões) com conceitos de ensino médio.
Acho que a área de "Aritmética" seja bem pequena em relação às outras, então para criação desta parte seria necessário criar por exemplo "Algebra Linear".

"Será que eu poderia, no futuro, botar na seção de 'Questoes Especiais', na parte de 'Olímpiadas'?"
Sim, seria uma opção, pois questões dificeis se aproximam da seção.

Não seio posicionamento dos Mestres.

____________________________________________
← → ↛ [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aritmética para nível superior Empty Re: Aritmética para nível superior

Mensagem por Convidado Sex 18 Mar 2016, 11:37

Ah, por que esta aritmética à qual estou me referindo tem a ver com álgebra linear?
E muito obrigado por ter me dado essa magnífica resposta.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Aritmética para nível superior Empty Re: Aritmética para nível superior

Mensagem por Carlos Adir Sex 18 Mar 2016, 21:36

Não, a aritmética é a parte que estuda as operações matematicas, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Essa parte só é "dificultada" se estiver sendo bastante formal(como matemáticos) ou quando estuda-se Análise Real, que é uma matéria que normalmente só curso de matemática faz(Engenheiros não fazem).
Algebra linear tem um bom distanciamento da área de aritmética.
Não sei de qual questão tu falas que o Mestre Euclides bloqueara.

____________________________________________
← → ↛ [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aritmética para nível superior Empty Re: Aritmética para nível superior

Mensagem por Convidado Sáb 19 Mar 2016, 15:36

Carlos Adir escreveu:Não, a aritmética é a parte que estuda as operações matematicas, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Essa parte só é "dificultada" se estiver sendo bastante formal(como matemáticos) ou quando estuda-se Análise Real, que é uma matéria que normalmente só curso de matemática faz(Engenheiros não fazem).
Algebra linear tem um bom distanciamento da área de aritmética.
Não sei de qual questão tu falas que o Mestre Euclides bloqueara.
Legal! mas por que o engenheiro não estuda Análise Real?
E foi ótimo saber que Álgebra linear é distante de aritmética. A respeito da questão, eu também não lembro.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Aritmética para nível superior Empty Re: Aritmética para nível superior

Mensagem por Carlos Adir Sáb 19 Mar 2016, 23:03

O porquê de engenheiros não estudarem análise real é o mesmo porquê de medicos fazerem mecanica dos fluidos.
Analise real estuda a matematica pura, extremamente formal e tem muita demonstração de teoremas. Em engenharia, nada é exato e a aplicabilidade de análise pra engenheiros é extremamente baixa.
A comparação de medicos e mecanica dos fluidos é porque no corpo tem sangue, percorre por todo ele e há variações nos diâmetros da "tubulação"(veias, arterias) o que muda pressão, velocidade e muitas coisas que se estuda mais afundo. Mas medico não usa isso, não têm o porquê de um médico calcular a pressão sanguinea se é possivel medi-la facilmente.

Enfim, são universos bem mais distintos que Algebra linear e Aritmética.

____________________________________________
← → ↛ [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aritmética para nível superior Empty Re: Aritmética para nível superior

Mensagem por Convidado Dom 20 Mar 2016, 19:47

Muito obrigado pelas informações mestre!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Aritmética para nível superior Empty Re: Aritmética para nível superior

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos