PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Carga elétrica no elevador

2 participantes

Ir para baixo

Carga elétrica no elevador Empty Carga elétrica no elevador

Mensagem por FhGçlmedkmf@ Qui 18 Fev 2016, 13:06

Sabe-se que uma carga elétrica emite radição quando acelerada. Neste caso, seja uma situação hipotética onde se encontram em um elevador uma pessoa e uma carga elétrica, que a todo momento ambos se encontram parados dentro do elevador e em repouso um em relação ao outro. Suponhamos também que exista um observador sentado fora do elevador (em repouso em relação à Terra). Em um determinado instante, o elevador começa a subir aceleradamente, de maneira que o observador externo  consegue ver a carga dentro do elevador também subindo aceleradamente, ao passo que a pessoa dentro do elevador não consegue enxergar nada exteriormente, mas a todo momento se encontra em repouso em relação à carga. Neste caso, já que a carga está acelerada em relação ao observador externo, então para esta pessoa a carga deveria emitir radiação, porém NÃO deveria emitir radiação alguma para o observador no interior do elevador, visto que para esta pessoa a carga se encontra em repouso. Então, a carga irradia ou não nesta situação?

FhGçlmedkmf@
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

Carga elétrica no elevador Empty Re: Carga elétrica no elevador

Mensagem por Euclides Qui 18 Fev 2016, 14:04

Aviso aos estudantes do fórum:

Essa é uma questão clássica conhecida como "o paradoxo da carga acelerada" e deve ser resolvida sob as óticas da relatividade geral e da mecânica quântica, o que a faz escapar do escopo deste fórum, destinado a estudantes de nível médio.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por FhGçlmedkmf@ Qui 18 Fev 2016, 20:04

Olá Euclides, você tem razão. Esta clássica questão exige conhecimentos básicos de relatividade geral. Acabei colocando ela por razão de curiosidade inclusive em outro fórum que permite questões de ensino superior, mas havia me esquecido que este site não permite. Me desculpe e tomarei mais cuidado nas próximas perguntas

FhGçlmedkmf@
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por Euclides Qui 18 Fev 2016, 20:35

Neste caso não se trata de "proibição" (se o fosse o tópico teria sido bloqueado ou deletado), mas julguei necessário alertar aos meninos do que se trata, pois embora seja uma coisa intrigante, a matemática requerida para as demonstrações escapa das competências usuais do aluno do ensino médio ou mesmo de determinados cursos superiores.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo