PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

10 lições da minha trajetória até a aprovação

+4
mateus160399
jobaalbuquerque
Diaz
Euclides
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

10 lições da minha trajetória até a aprovação - Página 2 Empty 10 lições da minha trajetória até a aprovação

Mensagem por Convidado Ter 26 Jan 2016, 23:36

Relembrando a primeira mensagem :

Obrigado PiR2
Olá pessoal. Decidi fazer um depoimento um pouco diferente, falando um pouco mais sobre a trajetória até a aprovação, que muitas das vezes não é expressa por aqui. Minha história não é uma grande história de superação de obstáculos, mas sim de superação de mim mesmo. Eu fui o meu pior inimigo; mas consegui me vencer. 
Dezembro de 2011 ~ 2012 
        Foi nesse mês que tudo começou. Com meus 14 anos, comecei a me preparar para um processo de avaliação seriada, de uma universidade aqui da região. Não tinha praticamente nenhum livro em casa para começar os estudos, e na escola consegui arranjar duas coleções muito importantes de Biologia e Química, Sônia Lopes e Feltre. Essas duas matérias passariam a ser as únicas que eu estudaria por livro, naquele ano. As outras eu buscava na internet, editava no Word e ia imprimir em um lugar que me cedeu a impressora, que eu não tinha em casa e não podia comprar naquele momento.
         Nessa época eu almejava dois cursos: engenharia ambiental ou medicina, mas essa era uma decisão que eu só tomaria em definitivo na última etapa da avaliação seriada, em que você é obrigado a optar por um curso. Estudei muito, com o pouco e suficiente material que eu tinha. Conquistei a maior nota do meu colégio até hoje, e o mais importante: atingi a minha meta.
        
2013 
        Esse foi, sem dúvidas, um dos anos mais difíceis da minha vida. Depois de fazer a primeira etapa da avaliação em novembro de 2012; eu já havia começado a estudar para a segunda etapa, que ocorreria em novembro de 2013. Apesar do resultado ter sido magnífico, eu dei ouvidos à quem eu não deveria ter dado. Aceitei a recomendação de "parar, descansar, deixar para depois, etc.", embora eu estivesse completamente motivado naquela época.
         Comecei a trabalhar de servente de pedreiro, convencendo a mim mesmo de que eu precisava comprar livros; caso contrário não conseguiria mais um bom desempenho. Trabalhei... e não comprei livro nenhum. Gastei comprando roupas, algumas ferramentas, etc.
          Em abril de 2013, comecei a estudar novamente. Não era mais a mesma coisa; tudo havia ficado mais cansativo, e mais entediante. As recordações dos benefícios que aquele (pouco) dinheiro me trazia, ofuscavam a necessidade do empenho nos estudos. Estudei até maio, quando o meu computador "deu pau" e quase endoidei, porque em Abril eu estava preparando todo o material de história, geografia, português, etc. que estudaria até a prova. 
          Pedi para alguns professores me deixaram usar os computadores da escola para estudar. Me esforçava para passar todas as informações para um pen-drive, que depois eu levaria para a impressão. E eis que ressurge o meu computador, vindo do conserto. Ele funcionou por 5 dias. Nesse intervalo de tempo, eu precisava entregar um trabalho na escola, tirei todas as coisas do meu pen-drive e passei para o computador. Quando voltei da escola, meu computador não ligava mais. 
          Somando-se a isso uma grande decepção pessoal que tive neste ano, não tinha mais o mínimo de motivação necessária para estudar. Ouvi poucas pessoas dizerem que 'acreditavam em mim', e outras muitas que diziam que eu nunca conseguiria entrar no ensino superior e nunca seria alguém na vida, ou que simplesmente me ridicularizavam por ser um adolescente que estudava.
           Fiz a prova da segunda etapa e obtive um péssimo desempenho.
2014
         Foi nesse ano em que conheci o fórum. Eu estava me recuperando do ano passado e com um novo computador. Recomecei tudo. Comecei a aprender tudo de novo, convivendo ainda com a incerteza de qual curso escolheria, embora mantivesse a bandeira do mais desejado, que era medicina, na época. 
           Comecei a estudar novamente com motivação a partir de março de 2014, com uma coleção nova de física, que eu havia pegado na escola. O resto continuava do mesmo jeito. Consegui uma boa pontuação no vestibular da UEM, do meio daquele ano; que permitia passar em todos os outros cursos, menos no que eu havia me inscrito.
           Por volta do mês de setembro, àquela mesma decepção pessoal que tive no ano anterior me veio a tona novamente, com uma "versão 2014", rs. Me deixei levar por isso, novamente, e a falta de motivação e senso de disciplina me derrubaram novamente. Fui nocauteado pelo vestibular da UEL; só fui no primeiro dia do da UEM. Não fiz o ENEM nesse ano.
2015
         Comecei o ano sabendo que deveria dar o meu máximo. Eu ainda estava bastante indeciso quanto a que carreira seguir e oscilei entre diversas opções. Minha mãe já havia me dado o prazo: "se você não passar esse ano, vai começar a trabalhar ano que vem". E, como eu não queria trabalhar duro e ganhar um ou dois salários mínimos, decidi que aquele seria o meu ano.
         Comprei alguns livros no sebo. E comecei a estudar todos os assuntos pelo começo, de novo. (Isso é um grande erro, rs).
          Estudei, estudei... E, se nos outros anos, eu deixei que fatores externos me prejudicassem, nesse foi algo interno que me prejudicou: a incerteza. Não me sentia atraído por mais nenhuma carreira. Pesquisei, e muito, outras profissões. Algumas ainda passam na minha cabeça, mas ainda bem que só estão de passagem. Eu fiquei de junho até metade de setembro nessa procrastinação. Até que eu decidi cursar Engenharia Mecânica, e retomei como um ninja os estudos naqueles 45 dias até o ENEM. 


2016
          Consegui! 4º lugar em Engenharia Mecânica na UTFPR, no campus que escolhi. Fiquei feliz demais! Já tinha até arrumado os documentos para a matrícula antes do SISU,  Laughing.  




Enfim pessoal, muita gente se questiona o porquê de aprender a matéria x se ela, teoricamente, nunca vai ser usada no curso y. Mas o que realmente importa não é o que você aprende para o vestibular, é o que você aprende para a vida; e vou deixar um pouco do que eu aprendi com essa história, que não é de superação, mas que é minha história, rs. 

  1. Não venda o seu tempo para a felicidade momentânea; quem vive por resultados imediatos vive também para conquistas insignificantes. Tudo que vale a pena demanda tempo e esforço.

  2. Faça o que puder, com o que você tem, porque isso, em muitos momentos, será mais do que o suficiente.
  3. Compartilhe o que você sabe. Essa é a melhor forma de manter os seus conhecimentos e de transformar o mundo. Mas evite espalhar para todos quais são os seus objetivos, porque isso irá criar uma carga de responsabilidade gigantesca sobre você.
  4. Seja humilde, mas convicto. Respeite a opinião das outras pessoas. Mas lembre-se: respeitar é diferente de concordar. Se você não tiver a sua opinião, você não faz falta no mundo.
  5. Entre na batalha para vencer, e faça sempre o seu melhor. Vista-se, pense, e aja como um vencedor. 
  6. Saiba lidar com pessoas. São elas que realmente fazem as coisas funcionarem; tenha conhecimento do melhor que cada uma pode oferecer, extraia isso delas e as influencie a conquistar grandes objetivos. Não faça tudo por elas, apenas dê o direcionamento necessário.
  7. Saiba lidar com as suas incertezas. Avalie-as, sem deixar de prosseguir. 
  8. Não complique o que é simples. Se você quer ser aprovado, você tem que estudar. Se quer estudar, encontre o material necessário. Se não tem acesso a internet ou livros, vai trabalhar, e invista nisso. Se não quer trabalhar... então tá dificultando o que é simples.
  9. Seja grato pelo que você tem; mas tenha ambição. Se você não é feliz no pouco, também não será no muito.
  10. Você não só planta o que colhe, mas também não colhe nada se não plantar. Não espere resultados diferentes se as ações são sempre as mesmas.
  11. Sempre faça mais do que esperam que você faça. Seja diferente, seja a melhor versão de si mesmo. 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo


10 lições da minha trajetória até a aprovação - Página 2 Empty Re: 10 lições da minha trajetória até a aprovação

Mensagem por IDavi Qua 07 Jun 2017, 02:38

Perdão por ressuscitar o post, porém, esta história é digna de ser lida e relida...
Abraços.
IDavi
IDavi
Iniciante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 30/05/2017
Idade : 28
Localização : Brasil, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos