10 lições da minha trajetória até a aprovação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

10 lições da minha trajetória até a aprovação

Mensagem por Convidado em Ter Jan 26 2016, 22:36

Obrigado PiR2
Olá pessoal. Decidi fazer um depoimento um pouco diferente, falando um pouco mais sobre a trajetória até a aprovação, que muitas das vezes não é expressa por aqui. Minha história não é uma grande história de superação de obstáculos, mas sim de superação de mim mesmo. Eu fui o meu pior inimigo; mas consegui me vencer. 
Dezembro de 2011 ~ 2012 
        Foi nesse mês que tudo começou. Com meus 14 anos, comecei a me preparar para um processo de avaliação seriada, de uma universidade aqui da região. Não tinha praticamente nenhum livro em casa para começar os estudos, e na escola consegui arranjar duas coleções muito importantes de Biologia e Química, Sônia Lopes e Feltre. Essas duas matérias passariam a ser as únicas que eu estudaria por livro, naquele ano. As outras eu buscava na internet, editava no Word e ia imprimir em um lugar que me cedeu a impressora, que eu não tinha em casa e não podia comprar naquele momento.
         Nessa época eu almejava dois cursos: engenharia ambiental ou medicina, mas essa era uma decisão que eu só tomaria em definitivo na última etapa da avaliação seriada, em que você é obrigado a optar por um curso. Estudei muito, com o pouco e suficiente material que eu tinha. Conquistei a maior nota do meu colégio até hoje, e o mais importante: atingi a minha meta.
        
2013 
        Esse foi, sem dúvidas, um dos anos mais difíceis da minha vida. Depois de fazer a primeira etapa da avaliação em novembro de 2012; eu já havia começado a estudar para a segunda etapa, que ocorreria em novembro de 2013. Apesar do resultado ter sido magnífico, eu dei ouvidos à quem eu não deveria ter dado. Aceitei a recomendação de "parar, descansar, deixar para depois, etc.", embora eu estivesse completamente motivado naquela época.
         Comecei a trabalhar de servente de pedreiro, convencendo a mim mesmo de que eu precisava comprar livros; caso contrário não conseguiria mais um bom desempenho. Trabalhei... e não comprei livro nenhum. Gastei comprando roupas, algumas ferramentas, etc.
          Em abril de 2013, comecei a estudar novamente. Não era mais a mesma coisa; tudo havia ficado mais cansativo, e mais entediante. As recordações dos benefícios que aquele (pouco) dinheiro me trazia, ofuscavam a necessidade do empenho nos estudos. Estudei até maio, quando o meu computador "deu pau" e quase endoidei, porque em Abril eu estava preparando todo o material de história, geografia, português, etc. que estudaria até a prova. 
          Pedi para alguns professores me deixaram usar os computadores da escola para estudar. Me esforçava para passar todas as informações para um pen-drive, que depois eu levaria para a impressão. E eis que ressurge o meu computador, vindo do conserto. Ele funcionou por 5 dias. Nesse intervalo de tempo, eu precisava entregar um trabalho na escola, tirei todas as coisas do meu pen-drive e passei para o computador. Quando voltei da escola, meu computador não ligava mais. 
          Somando-se a isso uma grande decepção pessoal que tive neste ano, não tinha mais o mínimo de motivação necessária para estudar. Ouvi poucas pessoas dizerem que 'acreditavam em mim', e outras muitas que diziam que eu nunca conseguiria entrar no ensino superior e nunca seria alguém na vida, ou que simplesmente me ridicularizavam por ser um adolescente que estudava.
           Fiz a prova da segunda etapa e obtive um péssimo desempenho.
2014
         Foi nesse ano em que conheci o fórum. Eu estava me recuperando do ano passado e com um novo computador. Recomecei tudo. Comecei a aprender tudo de novo, convivendo ainda com a incerteza de qual curso escolheria, embora mantivesse a bandeira do mais desejado, que era medicina, na época. 
           Comecei a estudar novamente com motivação a partir de março de 2014, com uma coleção nova de física, que eu havia pegado na escola. O resto continuava do mesmo jeito. Consegui uma boa pontuação no vestibular da UEM, do meio daquele ano; que permitia passar em todos os outros cursos, menos no que eu havia me inscrito.
           Por volta do mês de setembro, àquela mesma decepção pessoal que tive no ano anterior me veio a tona novamente, com uma "versão 2014", rs. Me deixei levar por isso, novamente, e a falta de motivação e senso de disciplina me derrubaram novamente. Fui nocauteado pelo vestibular da UEL; só fui no primeiro dia do da UEM. Não fiz o ENEM nesse ano.
2015
         Comecei o ano sabendo que deveria dar o meu máximo. Eu ainda estava bastante indeciso quanto a que carreira seguir e oscilei entre diversas opções. Minha mãe já havia me dado o prazo: "se você não passar esse ano, vai começar a trabalhar ano que vem". E, como eu não queria trabalhar duro e ganhar um ou dois salários mínimos, decidi que aquele seria o meu ano.
         Comprei alguns livros no sebo. E comecei a estudar todos os assuntos pelo começo, de novo. (Isso é um grande erro, rs).
          Estudei, estudei... E, se nos outros anos, eu deixei que fatores externos me prejudicassem, nesse foi algo interno que me prejudicou: a incerteza. Não me sentia atraído por mais nenhuma carreira. Pesquisei, e muito, outras profissões. Algumas ainda passam na minha cabeça, mas ainda bem que só estão de passagem. Eu fiquei de junho até metade de setembro nessa procrastinação. Até que eu decidi cursar Engenharia Mecânica, e retomei como um ninja os estudos naqueles 45 dias até o ENEM. 


2016
          Consegui! 4º lugar em Engenharia Mecânica na UTFPR, no campus que escolhi. Fiquei feliz demais! Já tinha até arrumado os documentos para a matrícula antes do SISU,  Laughing.  




Enfim pessoal, muita gente se questiona o porquê de aprender a matéria x se ela, teoricamente, nunca vai ser usada no curso y. Mas o que realmente importa não é o que você aprende para o vestibular, é o que você aprende para a vida; e vou deixar um pouco do que eu aprendi com essa história, que não é de superação, mas que é minha história, rs. 

  1. Não venda o seu tempo para a felicidade momentânea; quem vive por resultados imediatos vive também para conquistas insignificantes. Tudo que vale a pena demanda tempo e esforço.

  2. Faça o que puder, com o que você tem, porque isso, em muitos momentos, será mais do que o suficiente.
  3. Compartilhe o que você sabe. Essa é a melhor forma de manter os seus conhecimentos e de transformar o mundo. Mas evite espalhar para todos quais são os seus objetivos, porque isso irá criar uma carga de responsabilidade gigantesca sobre você.
  4. Seja humilde, mas convicto. Respeite a opinião das outras pessoas. Mas lembre-se: respeitar é diferente de concordar. Se você não tiver a sua opinião, você não faz falta no mundo.
  5. Entre na batalha para vencer, e faça sempre o seu melhor. Vista-se, pense, e aja como um vencedor. 
  6. Saiba lidar com pessoas. São elas que realmente fazem as coisas funcionarem; tenha conhecimento do melhor que cada uma pode oferecer, extraia isso delas e as influencie a conquistar grandes objetivos. Não faça tudo por elas, apenas dê o direcionamento necessário.
  7. Saiba lidar com as suas incertezas. Avalie-as, sem deixar de prosseguir. 
  8. Não complique o que é simples. Se você quer ser aprovado, você tem que estudar. Se quer estudar, encontre o material necessário. Se não tem acesso a internet ou livros, vai trabalhar, e invista nisso. Se não quer trabalhar... então tá dificultando o que é simples.
  9. Seja grato pelo que você tem; mas tenha ambição. Se você não é feliz no pouco, também não será no muito.
  10. Você não só planta o que colhe, mas também não colhe nada se não plantar. Não espere resultados diferentes se as ações são sempre as mesmas.
  11. Sempre faça mais do que esperam que você faça. Seja diferente, seja a melhor versão de si mesmo. 

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 10 lições da minha trajetória até a aprovação

Mensagem por Euclides em Ter Jan 26 2016, 22:50

Meu caro UTF,

você é um rapaz muito maduro, quando se entende por maturidade a capacidade de avaliar com realismo a si mesmo, ao outro e às circunstâncias e, a partir daí, tomar decisões pertinentes que tenham significado na própria vida.

Escreve com clareza, quem pensa com clareza. Tal é você.

Desejo-lhe sucesso e que a vida lhe ofereça o desafio do bom combate em que vencem os de coração puro e mente clara.

Você já é um vencedor.

PS: vamos fixar o tópico.

____________________________________________
assinatura 1

Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
avatar
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 30978
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 67
Localização : São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 10 lições da minha trajetória até a aprovação

Mensagem por Convidado em Ter Jan 26 2016, 23:06

Euclides. 

Fico muito feliz com a aprovação dos demais membros, que, afinal, não foram poucas. Tenho notado também o aumento do número de postagens em algumas seções do fórum, como "Redação", "Ciências biológicas", "História", etc. que atestam o crescimento do fórum em quantidade e qualidade. Pretendo me manter presente e ajudar os demais com o pouco que eu sei, em frente a imensidão de conhecimentos compartilhados por aqui.

Parabéns Euclides, porque toda essa "enciclopédia online" começou com o seu trabalho. Continuaremos gratos a você, pela sua atitude nobre. Como diz a Bíblia, em Romanos 13;7: "Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra". 

Fique na paz de Deus.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 10 lições da minha trajetória até a aprovação

Mensagem por Diaz em Ter Jan 26 2016, 23:17

UTF, sempre confiei na sua aprovação! Sempre notei seu empenho em todos os posts do fórum, não importando se era uma ''simples dica'' ou uma ''correção de redação'' sua escrita, clareza e vontade de ajudar sempre foram notáveis. Fico muito feliz pela sua aprovação. Parabéns e sucesso na sua nova jornada!

Por curiosidade, por qual campus você optou? Curitiba? Eu ia pôr UTFPR no Enem, porém o curso que desejava não existia a opção ''Noturno'' e então resolvi colocar UFF. (Até tinha uns outros que eu considerava cursar com opção noturno, porém só eram ofertados no interior)


Última edição por Diaz em Qua Jan 27 2016, 10:40, editado 1 vez(es)
avatar
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 737
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 19
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 10 lições da minha trajetória até a aprovação

Mensagem por jobaalbuquerque em Qua Jan 27 2016, 00:01

Parabéns UFT, ótima história de superação; sei como é pensar que ninguém acredita no seu potencial, mas mesmo assim seguir em frente; sucesso nessa caminhada... mas um futuro engenheiro que o PiR2 aprova!!

ps.:seria interessante algum tópico/mural com todos os membros aprovados em vestibulares
avatar
jobaalbuquerque
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 510
Data de inscrição : 07/02/2015
Idade : 20
Localização : sao luis

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 10 lições da minha trajetória até a aprovação

Mensagem por mateus160399 em Qua Jan 27 2016, 11:31

Parabéns UTF!!! Assim como o Diaz eu também já  contava com à sua aprovação.

Sucesso nessa nova fase!!!

mateus160399
Jedi
Jedi

Mensagens : 217
Data de inscrição : 29/12/2014
Idade : 18
Localização : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 10 lições da minha trajetória até a aprovação

Mensagem por Elcioschin em Qua Jan 27 2016, 16:53

UTF

Mais do que o sucesso em alcançar a sua aprovação no vestibular, você deu uma lição de vida, com as suas declarações. Certamente muitos colegas do fórum se espelharão nela, para orientar suas ações com o objetivo de atingir seus sonhos.

Elcio
avatar
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 40554
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 70
Localização : Santos/SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 10 lições da minha trajetória até a aprovação

Mensagem por Matheus José em Qua Jan 27 2016, 17:14

Parabéns UTF, você com certeza é merecedor, te desejo muito sucesso na sua carreira.

jobaalbuquerque escreveu:ps.:seria interessante algum tópico/mural com todos os membros aprovados em vestibulares
avatar
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 630
Data de inscrição : 29/10/2015
Idade : 19
Localização : Santos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 10 lições da minha trajetória até a aprovação

Mensagem por Convidado em Qui Jan 28 2016, 08:33

Obrigado pessoal.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 10 lições da minha trajetória até a aprovação

Mensagem por TOMASNPB em Qua Fev 03 2016, 09:01

Tópico fantástico! Você é uma grande mtoivação UTF.
avatar
TOMASNPB
Padawan
Padawan

Mensagens : 58
Data de inscrição : 15/12/2014
Idade : 18
Localização : Recife,PE,BRASIL

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 10 lições da minha trajetória até a aprovação

Mensagem por IDavi em Qua Jun 07 2017, 02:38

Perdão por ressuscitar o post, porém, esta história é digna de ser lida e relida...
Abraços.
avatar
IDavi
iniciante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 30/05/2017
Idade : 22
Localização : Brasil, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum