cinematica
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cinematica
Uma pedra é lançada verticalmente para cima. Durante a subida ela passa por um ponto A com velocidade v e por um ponto B, 3 metros acima de A, com velocidade v/2. Calcule:
(a) A velocidade v;
(b) A altura maxima alcançada pela pedra acima do ponto B.
R: (a) 8,85m/s
(b) 1m
(a) A velocidade v;
(b) A altura maxima alcançada pela pedra acima do ponto B.
R: (a) 8,85m/s
(b) 1m
Leonardo Fonseca Silva- Iniciante
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 31
Localização : Osasco, SP - Brasil0
Re: cinematica
(a)
Vfˆ2 = Voˆ2 ± 2g∆S =>
(v/2)ˆ2 = vˆ2 - 20 * 3 (a partir do ponto A, com velocidade v (Vo), há uma variação de 3m (∆S) contra a gravidade até chegar na velocidade v/2 (Vf) no ponto B).
vˆ2/4 = vˆ2 - 60
vˆ2 = 4vˆ2 - 240
3vˆ2 = 240
vˆ2 = 80 .: v = √80 ≈ 8,9m/s.
(b)
Ao chegar no ponto máximo, a velocidade será nula e então começaria a inverter o movimento. Para calcular a distância percorrida contra a gravidade, a partir da velocidade v/2, até chegar ao zero:
Vfˆ2 = Voˆ2 ± 2g∆S =>
0ˆ2 = (√80/2)ˆ2 - 2 * 10 * ∆S
20 ∆S = (√80/2)ˆ2
20 ∆S = 80 / 4
∆S = 1m.
Vfˆ2 = Voˆ2 ± 2g∆S =>
(v/2)ˆ2 = vˆ2 - 20 * 3 (a partir do ponto A, com velocidade v (Vo), há uma variação de 3m (∆S) contra a gravidade até chegar na velocidade v/2 (Vf) no ponto B).
vˆ2/4 = vˆ2 - 60
vˆ2 = 4vˆ2 - 240
3vˆ2 = 240
vˆ2 = 80 .: v = √80 ≈ 8,9m/s.
(b)
Ao chegar no ponto máximo, a velocidade será nula e então começaria a inverter o movimento. Para calcular a distância percorrida contra a gravidade, a partir da velocidade v/2, até chegar ao zero:
Vfˆ2 = Voˆ2 ± 2g∆S =>
0ˆ2 = (√80/2)ˆ2 - 2 * 10 * ∆S
20 ∆S = (√80/2)ˆ2
20 ∆S = 80 / 4
∆S = 1m.
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