PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crise Hídrica e consequências no Brasil

Ir para baixo

Crise Hídrica e consequências no Brasil Empty Crise Hídrica e consequências no Brasil

Mensagem por tiatalli Sex 15 Jan 2016, 13:23

A maior porção de água disponível é salgada, enquanto a menor, doce. E a menor porção, cuja podemos consumir, não chega sequer a 4%. A água, como recurso naturalmente escasso, pode causar problemas tanto econômicos quanto sociais caso a sociedade não a administre corretamente.
A crise hídrica brasileira é notória, sobretudo na regiões sudeste e nordeste onde se vê queda nas produções agrícolas e pecuárias porque não há como irrigar suficientemente as plantas nem dar de beber aos animais. Além dos eventuais problemas com relação a energia elétrica, afinal grande parte provém das usinas hidrelétricas. Como consequência, temos queda econômica e evidente aumento de preço desses bens.
No mundo todo se vê como a água já é o petróleo do século, portanto sendo inadmissível o descaso que se tem tido no país. As matas ripárias que ficam ao redor de córregos e rios, por exemplo, contribuem para o bom estado dos lençóis freáticos e das nascentes d'água. Entretanto, pode-se ver casas, indústrias ocupando o lugar dessa vegetação, muitas vezes até poluindo com esgoto com raras e poucas fiscalizações por parte do governo. Como fruto, vê-se destruição da vida aquática e sérios danos a saúde humana. Torna-se impossível o consumo.
Um dos principais fatores da escassez foi e ainda é a má administração. O Brasil preocupou-se muito em fornecer água potável, mas pouco investiu no tratamento e reuso da água de esgoto que poderia contribuir com a agricultura, por exemplo. Faltou o governo, além de investir em saneamento, ser mais severo com as leis ambientais e punir quem não cumprisse as normas.
Por isso, é importante tanto o governo quanto a população tomarem medidas para preservar a água, em virtude da baixa disponibilidade dela. Para que isso ocorra, devemos cobrar do governo um tratamento adequado da água e cumprirmos nossos deveres para com o meio ambiente. Economizando no banho, investindo em captação de água pluvial, reutilizando e qualquer medida que beneficie esse bem tão preciso.
Pessoal, podem corrigir?
tiatalli
tiatalli
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

Crise Hídrica e consequências no Brasil Empty Re: Crise Hídrica e consequências no Brasil

Mensagem por Convidado Sex 12 Fev 2016, 14:39

Introdução vc colou a informação de 4%, mas não a usou corretamente ao meu ver quando não usou um conectivo para atrelar ao resto  "isto baixa percentagem"; "De fato, esta massa reduzida a torna um recurso naturalmente escasso"; "por ser esse recurso escasso" ou coisa do tipo...

O segundo parágrafo ou primeiro do desenvolvimento entendi, vc colocou duas ideias diferentes e juntou elas em um impacto ou consequência só "dos aumentos dos preços". Ficou bem diferento do que eu faria... eu pegaria cada uma dessas ideias e desenvolveria em um parágrafo, ou seja, vc não se aprofundou em nenhum dos dois. Está dentro do assunto, do tema, mas pouco aprofundado (citação). Se vc colocar mais uma ideia tipo citação até que ficaria legal... com a ideia de "muitos problemas" que resultam em uma só consequência.

O tópico frasal do terceiro parágrafo "No mundo todo se vê como a água já é o petróleo do século, portanto sendo inadmissível o descaso que se tem tido no país". Eu trocaria algo como "O descaso da população e governo também permite o crescimento e permanecia de impactos " pois essa "petróleo do século" está mais para introdução falando de atualidades do que em relação ao que vc falou depois.

Os dois parágrafos de conclusão está ok.

Minha opinião do que observei. Não achei um texto tão tão legal... tive que ler algumas vezes para ver o que me incomodava no mesmo. Não sei se é uma coisa boa ou ruim de eu não conseguir ver logo de cara isso ^^ Mas bons estudos.

Convidado
Convidado

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo