PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida pertinente sobre dinâmica (Conceitual)

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida pertinente sobre dinâmica (Conceitual) Empty Dúvida pertinente sobre dinâmica (Conceitual)

Mensagem por Cardosoga Dom 03 Jan 2016, 15:25

Parece irrisório, no entanto, nos meus estudos parece ter ficado um "buraco" conceitual em relação ao seguinte tema:
1º Quando passamos em uma lombada e estamos no "ponto mais alto" temos a impressão de estarmos sendo atirados para cima, isso acontece pois nesse instante a normal fica maior que o peso?
2º Imaginemos uma esfera presa a um fio, que por sua vez está preso ao teto. No momento em que soltarmos essa esfera e ela estiver em seu ponto mais baixo da trajetória a tração no fio será determinada pelo Peso somado à força resultante centrípeta ? Se Sim, me explique o por quê.
Mais uma dúvida. De maneira análoga à situação anterior, imaginemos agora uma roda gigante, quando o indivíduo estiver no ponto mais baixo, o peso sera maior ou menor que a normal? E no ponto mais alto ?
Enfim, essas dúvidas estão me incomodando bastante, parece que eu não estou capitando muito bem o conceito de força centrípeta, (sem contar aqueles problemas com aviões fazendo looping), se alguém as puder solucionar ficarei grato. E abusando mais um pouco  Laughing recomende-me alguma leitura sobre o assunto. Obrigado!

Cardosoga
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 06/06/2015
Idade : 27
Localização : carapicuiba,sao paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida pertinente sobre dinâmica (Conceitual) Empty Re: Dúvida pertinente sobre dinâmica (Conceitual)

Mensagem por maico33LP Dom 03 Jan 2016, 15:45

Quanto a primeira dúvida, temos a impressão de estarmos sendo atirados para cima por conta do momento de inércia.

Quanto a segunda pergunta, temos que, se a bola está sendo segurada, não há qualquer tração no fio porque este está maleável (solto). No momento em que a bola for solta, quando está atingir o ponto mais baixo da trajetória (onde o fio estará completamente esticado) a tração se dará unicamente pelo peso da bola. Não há força resultante centrípeta porque não se trata de um movimento circular (pela situação descrita).

Quanto a pergunta da roda gigante, esse vídeo tem uma boa explicação: 


Se tem dúvida quanto a aceleração centrípeta, leia as páginas 54-59 (da marcação de páginas do próprio livro) desse livro de física: 

https://drive.google.com/file/d/0B_rM9Z9Bc3ihcEpieEVZUFZmOEk/edit
maico33LP
maico33LP
Matador
Matador

Mensagens : 465
Data de inscrição : 25/07/2013
Idade : 28
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida pertinente sobre dinâmica (Conceitual) Empty Re: Dúvida pertinente sobre dinâmica (Conceitual)

Mensagem por Euclides Dom 03 Jan 2016, 16:35

1. Passagem por uma lombada

Pode haver uma velocidade excessiva para o raio de curvatura que literalmente projeta o veículo na tangente, para fora da trajetória

Dúvida pertinente sobre dinâmica (Conceitual) Natal

a maior velocidade para a passagem na lombada sem perda de contato é aquela em que o peso é a força centrípeta. Nessa situação haverá uma sensação de imponderabilidade. Velocidades abaixo dessa darão uma sensação de peso reduzido e acima dela projetarão o veículo, como na foto.

2. uma esfera solta presa a um fio

no momento em que o fio deve freiar a esfera deverá fornecer a ela um impulso igual (ao menos) à sua quantidade de movimento (F.∆t=mv).

3. a roda gigante

o peso é sempre vertical para baixo, a reação normal é sempre (no caso da figura) vertical e para cima. A resultante entre ambas deve prover a centrípeta necessária

Dúvida pertinente sobre dinâmica (Conceitual) Natal

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida pertinente sobre dinâmica (Conceitual) Empty Re: Dúvida pertinente sobre dinâmica (Conceitual)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos