Pegadinha portuguesa 2
2 participantes
Página 1 de 1
Pegadinha portuguesa 2
Para começar o ano, eis outra, um pouco mais complicada:
A cena se passa num pequeno lugarejo do interior: os personagens são um padre e o seu burro de carga, que é usado nas andanças para visitar os paroquianos.
A frase abaixo não faz sentido, mas pode ser corrigida mediante uso de sinais gráficos (. , ; : - ! ? "):
Enquanto o padre pensava o burro rezava.
A cena se passa num pequeno lugarejo do interior: os personagens são um padre e o seu burro de carga, que é usado nas andanças para visitar os paroquianos.
A frase abaixo não faz sentido, mas pode ser corrigida mediante uso de sinais gráficos (. , ; : - ! ? "):
Enquanto o padre pensava o burro rezava.
Elcioschin- Grande Mestre
Re: Pegadinha portuguesa 2
"pensar" também tem o significado de "cuidar", neste caso, "preparar". Bastaria uma vírgula após a penúltima palavra para dar sentido religioso.
Esse "pensava' também pode ser uma forma reduzida de "apensava" (declinação de apensar) cujo significado é "acrescentava, adicionava, anexava" e, aqui, com o sentido de colocar carga no burro. Esta, a melhor interpretação.
Mas eu, espírito de porco por natureza, acho que a frase já está correta como se apresenta. E lembro uma outra, atribuída a um índio, que diz mais ou menos isso: "quando eles chegaram nós tínhamos a terra e eles a bíblia; depois, quando abrimos os olhos, eles tinham a terra e nós as orações".
Esse "pensava' também pode ser uma forma reduzida de "apensava" (declinação de apensar) cujo significado é "acrescentava, adicionava, anexava" e, aqui, com o sentido de colocar carga no burro. Esta, a melhor interpretação.
Mas eu, espírito de porco por natureza, acho que a frase já está correta como se apresenta. E lembro uma outra, atribuída a um índio, que diz mais ou menos isso: "quando eles chegaram nós tínhamos a terra e eles a bíblia; depois, quando abrimos os olhos, eles tinham a terra e nós as orações".
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Medeiros
Você chegou muito perto da verdade, meu amigo.
Pode-se ver em qualquer dicionário da língua portuguesa:
penso: curativo (feito, por exemplo, com gaze e algum medicamento).
pensar: colocar pensos em
O coitado do animal tinha algum ferimento, ocasionado, talvez, por uma carga mal posicionada sobre seu lombo. O religioso (também chamado antigamente de cura) procurava tratar do ferimento do seu valoroso parceiro, e, enquanto fazia isto, fervorosamente rezava.
Enquanto o padre pensava o burro, rezava.
Você chegou muito perto da verdade, meu amigo.
Pode-se ver em qualquer dicionário da língua portuguesa:
penso: curativo (feito, por exemplo, com gaze e algum medicamento).
pensar: colocar pensos em
O coitado do animal tinha algum ferimento, ocasionado, talvez, por uma carga mal posicionada sobre seu lombo. O religioso (também chamado antigamente de cura) procurava tratar do ferimento do seu valoroso parceiro, e, enquanto fazia isto, fervorosamente rezava.
Enquanto o padre pensava o burro, rezava.
Elcioschin- Grande Mestre
E não é que você, "pra variar", novamente tem razão! Aprendi mais uma. Fui agora ao dicionário e obtive:
Pensar, v. t. Aplicar sobre uma ferida os remédios necessários; tratar, curar.
Da próxima vez vou tentar me lembrar de pesquisar e não responder "de cabeça".
Pensar, v. t. Aplicar sobre uma ferida os remédios necessários; tratar, curar.
Da próxima vez vou tentar me lembrar de pesquisar e não responder "de cabeça".
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547