Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida em refração...

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida em refração... Empty Dúvida em refração...

Mensagem por Bill :)) Seg 28 Dez 2015, 10:17

Olá pessoal do fórum!
Sempre tive uma duvida em relação aos índices de refração,porém não sei se é porque entendi errado ou se me foi ensinado errado.Sempre quando vou estudar refração tenho a impressão de que ensinam que todos os meios materiais tem um indice de refração fixo,como nessa tabela:

Dúvida em refração... Slide_7

Porém nunca consegui aceitar essa ideia,visto que para mim se esses valores fossem fixos não variassem de feixe de luz para feixe de luz,não haveriam diferentes desvios de raios de luz (lembrando n=vluz/vluz no meio).

Hoje eu estava vendo uma questão que me deixou em duvida,mas que me fez pensar mais um pouco nisso e nela a seguinte afirmação é dada como correta:

A dispersão da luz consiste em um fenômeno no qual a luz branca ao penetrar em um dioptro se separa em várias cores, formando um espectro. Sobre esse fenômeno, assinale o que for correto. 

01. O índice de refração de um meio varia com a cor da luz incidente sobre ele.

Agora estou em duvida...por exemplo:o índice de refração do diamante segundo a tabela é 2.42.Seria esse valor para qualquer luz monocromatica ou ele varia conforme a luz?

Já peço desculpas por não saber me expressar direito.
Agradeço desde já!

Bill :))
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida em refração... Empty Re: Dúvida em refração...

Mensagem por Elcioschin Seg 28 Dez 2015, 11:06

n = c/v ---> n = índice de refração num meio qualquer

c = velocidade da luz no vácuo
v = velocidade da luz num meio qualquer (por exemplo água)

v depende do comprimento de onda da luz (ou da frequência): por exemplo a velocidade da luz vermelha é diferente da velocidade da luz violeta.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo