Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Força centrifuga

2 participantes

Ir para baixo

Força centrifuga Empty Força centrifuga

Mensagem por Sara Ferreira Ribeiro Sab 19 Dez 2015, 13:32

Um automóvel entra numa curva em alta velocidade. Se seus pneus não conseguirem trocar uma força de atrito com o solo suficiente para vencer a inércia do carro, este segue em movimento reto. Tal fato é denominado de derrapagem. "Costuma-se dizer que a força centrífuga não permitiu que o carro realizasse a curva. Tal colocação não é verdadeira." Se atuarem atritos para dentro da curva e suficientes para vencer a inércia do carro, ele fará a curva; do contrário, seguirá em movimento retilíneo. Podemos dizer que na derrapagem que o carro sofreu houve uma centrifugação, ou seja, um afastamento do centro da curva.
Porque aquela colocação entre aspas é falsa?

Sara Ferreira Ribeiro
iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Força centrifuga Empty Re: Força centrifuga

Mensagem por Euclides Sab 19 Dez 2015, 15:38

Você já aprendeu (espero que sim) que movimentos em trajetórias curvilíneas só são possíveis quando existir uma força perpendicular à direção da velocidade e cujo sentido seja voltado para o centro de curvatura da trajetória. Sem a existência dessa força o movimento seria retilíneo, como prevê a primeira lei de Newton. Essa força recebe o nome de centrípeta. Na ausência dessa força o que ocorre é uma tendência a conservar um movimento retilíneo.

Isso é o que acontece, por exemplo, quando o atrito com uma superfície em rotação não é suficiente:

o deslizamento e a fuga são retilíneos e tangenciais à trajetória que vinha sendo realizada. Não existe uma força "centrífuga" atuando no corpo que foge à trajetória.

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

Permissões neste fórum