Movimento relativo e colisão
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Movimento relativo e colisão
Estava lendo a resolução de um exercício do Física Clássica e na resolução de um exercício, em que uma corpo se choca contra uma superfície fixa, o autor utiliza para calcular o coeficiente de restituição somente o módulo das componentes verticais da velocidade vetorial final e inicial, ou seja : e = Vyf/Vyi
Minha dúvida: Porque o coeficiente de restituição pode ser calculado desta forma? Como posso ter certeza que este quociente é o mesmo que seria obtido fazendo-se e = VRf/VRi
obs.:
Vyf = componente vertical final
Vyi = componente vertical inicial
Minha dúvida: Porque o coeficiente de restituição pode ser calculado desta forma? Como posso ter certeza que este quociente é o mesmo que seria obtido fazendo-se e = VRf/VRi
obs.:
Vyf = componente vertical final
Vyi = componente vertical inicial
LeoZ- Jedi
- Mensagens : 200
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro
Re: Movimento relativo e colisão
A colisão ocorre somente na direção perpendicular à superfície de impacto. Portanto, a velocidade a ser usada é a componente perpendicular à superfície.
Ashitaka- Monitor
- Mensagens : 4363
Data de inscrição : 11/03/2013
Localização : São Paulo
Re: Movimento relativo e colisão
LeoZ
Isto significa que no prolema de que você fala, o corpo caiu em queda livre (por isto Vy)
Se fosse um carro numa pista horizontal, chocando-se com uma parede vertical, seria Vx
Infelizmente você não postou o enunciado!!!!
Isto significa que no prolema de que você fala, o corpo caiu em queda livre (por isto Vy)
Se fosse um carro numa pista horizontal, chocando-se com uma parede vertical, seria Vx
Infelizmente você não postou o enunciado!!!!
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71438
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP
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