Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Translação da roda e rolar sem deslizar

3 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Translação da roda e rolar sem deslizar - Página 2 Empty Translação da roda e rolar sem deslizar

Mensagem por Christian M. Martins Ter 15 Dez 2015, 14:10

Relembrando a primeira mensagem :

Estou dando uma revisada em movimentos relativos e centro instantâneo de rotação, e me surgiram umas dúvidas. Conto com a ajuda de vocês, pessoal. Very Happy

Eu consigo entender os movimentos de rotação e translação terrestres: um é em torno do próprio eixo do planeta, enquanto outro é em torno do Sol. Na roda (de carro, moto, qualquer coisa), contudo, consigo imaginar apenas a rotação (em torno do próprio eixo). Onde está a translação?

Outra dúvida: o que é rolar sem deslizar, por definição? É um movimento em que a parte que encosta na superfície apresenta velocidade zero?
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Translação da roda e rolar sem deslizar - Página 2 Empty Re: Translação da roda e rolar sem deslizar

Mensagem por Christian M. Martins Ter 15 Dez 2015, 15:41

Foi o que eu tentei dizer, Ashitaka: se ele está se movendo para a esquerda ou para a direita, o módulo será aquele ali.

Cara, tu podes me mandar algum link que explique melhor o freio ABS?

Mais uma dúvida: eu entendi o deslizamento da roda, uma velocidade se torna maior que a outra; contudo, qual das duas se torna maior, a de translação ou a de rotação? Eu creio que seja a de translação, e que a de rotação se torne nula, já que as rodas não rotacionam, como pode ser visto nos primeiros segundos desse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AX_KyLuhdDQ
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Translação da roda e rolar sem deslizar - Página 2 Empty Re: Translação da roda e rolar sem deslizar

Mensagem por Ashitaka Ter 15 Dez 2015, 15:49

Eu sei que foi, mas é que haveria 4 possibilidades a se considerar. Mas não importa, bobagem.

Eu não sei muito sobre freio ABS, eu li sobre isso há alguns anos já em um livro e nem lembro direito. Gosto mais de bicicletas que carros.

Qual velocidade supera qual depende. Se for uma frenagem brusca, a rotação para/diminui e a translação supera. Se for uma rápida aceleração, a rotação é muito rápida e a roda gira sem sair do lugar.

dor e sorte
quem for louco
que volte.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagem por Christian M. Martins Ter 15 Dez 2015, 15:56

Ré, para direita, ré para esquerda. Frente, para direita, frente, para esquerda. Tanto faz... Laughing Laughing Laughing

Entendi, cara. Valeu pelas respostas, ajudou bastante! Very Happy
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Ashitaka Ter 15 Dez 2015, 16:29

Não queria ter excesso de rigor, mas é que é costume de resolver questões dissertativas, tenta-se não particularizar. Mas como eu disse, bobagem.
Disponha!

dor e sorte
quem for louco
que volte.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagem por Christian M. Martins Ter 15 Dez 2015, 16:36

Vou postar uma dúvida sobre sistema isolado, vê se me dá uma força lá também, se possível.

Valeu. Wink
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

Permissões neste fórum