Unicamp 2016 - Microscópio
4 participantes
Unicamp 2016 - Microscópio
Antonie van Leeuwenhoek e Robert Hooke trouxeram contribuições significativas para o desenvolvimento da biologia, usando microscópios ópticos. Leeuwenhoek utilizava microscópios com uma única lente, enquanto Hooke utilizava microscópios com duas lentes. A figura abaixo retrata o detalhe de um animal desenhado por Hooke. Considerando que ele tenha visto o animal na posição em que desenhou, esse mesmo animal seria visto no microscópio de Leeuwenhoek com

a) antenas à esquerda das pernas.
b) pedipalpos à direita do abdome.
c) abdome à esquerda das pernas.
d) abdome à direita dos pedipalpos.
OBS: Essa questão é claramente interdisciplinar e eu não faço ideia de onde postá-la, pois é necessário o conhecimento de biologia e óptica para o entendimento. Como a minha dúvida é na parte de óptica, eu postei aqui e indiquei com uma setinha qual parte é qual.
O gabarito é a letra D

a) antenas à esquerda das pernas.
b) pedipalpos à direita do abdome.
c) abdome à esquerda das pernas.
d) abdome à direita dos pedipalpos.
OBS: Essa questão é claramente interdisciplinar e eu não faço ideia de onde postá-la, pois é necessário o conhecimento de biologia e óptica para o entendimento. Como a minha dúvida é na parte de óptica, eu postei aqui e indiquei com uma setinha qual parte é qual.
O gabarito é a letra D
Gabriel Cluchite- Matador
Re: Unicamp 2016 - Microscópio
Não é necessário entender de biologia para resolver: basta saber teoria básica da óptica
Estou supondo que as antenas são duas (à direita) e as pernas são 3 em cima e 3 em baixo.
Uma microscópio simples é constituído por uma única lente convergente: é uma lupa fixada um suporte estável.
Ele fornece, de um objeto real (caso do animal), uma imagem virtual, direita e maior
Isto significa que NÃO existe inversão da imagem no sentido cima/baixo.
Sugiro dar uma estudada na teoria a respeito
Estou supondo que as antenas são duas (à direita) e as pernas são 3 em cima e 3 em baixo.
Uma microscópio simples é constituído por uma única lente convergente: é uma lupa fixada um suporte estável.
Ele fornece, de um objeto real (caso do animal), uma imagem virtual, direita e maior
Isto significa que NÃO existe inversão da imagem no sentido cima/baixo.
Sugiro dar uma estudada na teoria a respeito
Elcioschin- Grande Mestre
Rafa.Volp gosta desta mensagem
Gabriel, talvez esta imagem te ajude a entender:

No caso de Hooke (2 lentes) a imagem aparecerá invertida.
Já com uma lente a imagem aparecerá normal.
ps. Completando o que o Elcio disse no caso da imagem convergente (a imagem aparece normal):

No caso de Hooke (2 lentes) a imagem aparecerá invertida.
Já com uma lente a imagem aparecerá normal.
ps. Completando o que o Elcio disse no caso da imagem convergente (a imagem aparece normal):

mari- Estrela Dourada
Rafa.Volp gosta desta mensagem
Obrigado Élcio e mapll :DD
A imagem me ajudou muito.
Élcio, só completando, era necessário sim o conhecimento de biologia, até porque essa questão era de biologia (pelo menos estava na parte de biologia). Por exemplo, esse animal é um aracnídeo, ele não possui antena e tem 4 pares de patas. Eu, por exemplo, iria acertar (de um jeito errado) essa questão, porém marquei a alternativa A e errei.
Agora eu vou sim dar uma revisada em associação de espelhos, obrigado pela dica. Eu pensei que era um assunto mais "específico" e iria apenas estudá-lo apenas para a segunda fase, acabei errando uma questão boba. =/
A imagem me ajudou muito.
Élcio, só completando, era necessário sim o conhecimento de biologia, até porque essa questão era de biologia (pelo menos estava na parte de biologia). Por exemplo, esse animal é um aracnídeo, ele não possui antena e tem 4 pares de patas. Eu, por exemplo, iria acertar (de um jeito errado) essa questão, porém marquei a alternativa A e errei.
Agora eu vou sim dar uma revisada em associação de espelhos, obrigado pela dica. Eu pensei que era um assunto mais "específico" e iria apenas estudá-lo apenas para a segunda fase, acabei errando uma questão boba. =/
Gabriel Cluchite- Matador
Desculpe-me, porém não entendi a razão pela qual o abdômen está apenas à direita dos pedipalpos.
Agradeço desde já!
Agradeço desde já!
EmilyLebrock- Recebeu o sabre de luz
A qual abdômen você se refere: o do objeto ou da imagem?
O abdômen do objeto está à esquerda e a da imagem estaria à direita.
O abdômen do objeto está à esquerda e a da imagem estaria à direita.
Elcioschin- Grande Mestre

» UNICAMP 2016
» (UNICAMP-2016)-PG
» Unicamp 2016 - PG
» Unicamp 2016- 1ª fase
» Eletrostática - UNICAMP 2016
» (UNICAMP-2016)-PG
» Unicamp 2016 - PG
» Unicamp 2016- 1ª fase
» Eletrostática - UNICAMP 2016
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos