PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cubo-Valor mínimo e Valor Máximo

5 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Cubo-Valor mínimo e Valor Máximo - Página 2 Empty Cubo-Valor mínimo e Valor Máximo

Mensagem por Adam Zunoeta Qua 24 Nov 2010, 00:40

Relembrando a primeira mensagem :

Um cubo muito pequeno de massa m é colocado no interior de um funil que gira em torno de um eixo vertical com frequencia f rev/s. A parede do funil forma um angulo teta com a horizontal. O coeficiente de atrito estático entre o cubo e o funil vale mi e o centro do cubo esta situado a uma distancia r do eixo de rotação.
Determine o valor máximo e o valor mínino de f para que o cubo permaneça em repouso em relação ao funil.
Adam Zunoeta
Adam Zunoeta
Monitor
Monitor

Mensagens : 4223
Data de inscrição : 25/08/2010
Idade : 34
Localização : Cuiabá

Ir para o topo Ir para baixo


Cubo-Valor mínimo e Valor Máximo - Página 2 Empty Re: Cubo-Valor mínimo e Valor Máximo

Mensagem por luiseduardo Qui 25 Nov 2010, 21:19

Euclides escreveu:Isso mesmo, meu bom amigo

"E agora, José?" é um verso do poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade e tem exatamente o mesmo sentido de: o que fazer agora?

O luck havia mencionado o fato de aquela força não ser a centrípeta. A pergunta tinha o sentido de : como explicar isso?

Você é valoroso e sua honestidade tem minha total confiança.

Obrigado Euclides. E novamente peço desculpas. Ainda não estudei o Drummond em literatura e não tinha conhecimento desses versos (e se eu o tinha não lembrava). Fico feliz pela atenção e compreensão.
Agora sua dúvida luck realmente é interessante, eu tinha em mente que iriam perguntar isso, mas talvez não soubesse como explicar. No livro "Mecânica 1" do Renato Brito tem falando sobre referênciais inerciais e não-inerciais, acho que irá compreender melhor se procurar sobre isso na internet.
luiseduardo
luiseduardo
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagens : 2530
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 29
Localização : Fortaleza-CE

https://www.lcm.com.br/site/#/livros/detalhesLivro/simetria-de-c

Ir para o topo Ir para baixo

Cubo-Valor mínimo e Valor Máximo - Página 2 Empty Do ponto de vista Newtoniano

Mensagem por Euclides Sex 26 Nov 2010, 02:36

Bem, eu queria uma resolução que não fizesse recurso de uma força centrífuga. Do ponto de vista newtoniano apenas duas forças agem no bloco:

- seu peso
- uma força Normal aplicada pela parede do funil
- sua resultante é centrípeta

A figura abaixo ilustra a abordagem que fiz. Os resultados obtidos para as frequências estão dimensionalmente corretos com unidade de [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cubo-Valor mínimo e Valor Máximo - Página 2 Empty Re: Cubo-Valor mínimo e Valor Máximo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos