PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(OBFEP-2012) Gases

2 participantes

Ir para baixo

(OBFEP-2012) Gases Empty (OBFEP-2012) Gases

Mensagem por cicero444 Sex 13 Nov 2015, 17:05

Uma bolha de um gás desprende-se do fundo de um aquário movimentando-se em direção à superfície. Conforme sobe para superfície, observa-se que ela aumenta de tamanho. Assinale a alternativa correta:
a) a pressão do gás no interior da bolha é sempre menor do que a pressão do líquido,
em uma mesma profundidade.
b) a pressão hidrostática diminui conforme a bolha sobe.
c) a bolha é mais densa que a água.
d) a pressão hidrostática e a pressão da bolha, em qualquer posição, permanecem inalteradas.




A alternativa correta a B)

cicero444
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 152
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 41
Localização : Reriutaba

Ir para o topo Ir para baixo

(OBFEP-2012) Gases Empty Re: (OBFEP-2012) Gases

Mensagem por Christian M. Martins Sex 13 Nov 2015, 17:36

a) Não sei explicar; pra mim, simplesmente soa como absurdo. Falsa.
b) Lembre-se do Teorema de Stevin: quanto maior for a coluna de fluido situada entre um dado ponto interno a um recipiente e a superfície livre desse fluido, maior a pressão exercida por ele - que recebe o nome de pressão hidrostática. Verdadeira.
c) Se fosse mais densa iria se depositar na parte de baixo do recipiente, e não subir. Falsa.
d) Como apontado na explicação da razão da assertiva B estar incorreta, a pressão hidrostática é diferente em diferentes pontos do fluido. Falsa.

Deixo uma dúvida: como funciona a pressão dentro da bolha? Alguém pode me explicar bem sucintamente?
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos