[INCLINAÇÃO EM PISTAS DE AUTOMOBILISMO]
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
[INCLINAÇÃO EM PISTAS DE AUTOMOBILISMO]
Leia o texto abaixo.
Nas corridas de automóveis em circuitos ovais, as pistas geralmente são inclinadas em relação à horizontal. Essa inclinação permite maior velocidade aos carros, especialmente nas curvas, que é onde ocorre grande parte dos acidentes fatais.
Não há um padrão definido para o grau de inclinação projetado em uma pista. As inclinações nas pistas variam de 36 graus nas curvas até apenas uma leve inclinação nas partes mais retas. Obviamente, os circuitos de rua não possuem inclinação.
Disponível em:. Acesso em: 8 fev. de 2014. Fragmento.
A inclinação da pista:
a) contribui para a segurança dos competidores, pois assim não dependerão apenas do atrito para fazer as curvas em alta velocidade.
b) não contribui para a segurança dos competidores, pois aumenta o peso do carro.
c) contribui para a segurança dos competidores, pois assim dependerão apenas do atrito para fazer as curvas em alta velocidade.
d) não contribui para a segurança dos competidores, pois assim não dependerão apenas do atrito para fazer as curvas em alta velocidade.
e) contribui para a segurança dos competidores, pois assim diminui o peso do carro.
Qual a explicação para essa alternativa?
Nas corridas de automóveis em circuitos ovais, as pistas geralmente são inclinadas em relação à horizontal. Essa inclinação permite maior velocidade aos carros, especialmente nas curvas, que é onde ocorre grande parte dos acidentes fatais.
Não há um padrão definido para o grau de inclinação projetado em uma pista. As inclinações nas pistas variam de 36 graus nas curvas até apenas uma leve inclinação nas partes mais retas. Obviamente, os circuitos de rua não possuem inclinação.
Disponível em:
A inclinação da pista:
a) contribui para a segurança dos competidores, pois assim não dependerão apenas do atrito para fazer as curvas em alta velocidade.
b) não contribui para a segurança dos competidores, pois aumenta o peso do carro.
c) contribui para a segurança dos competidores, pois assim dependerão apenas do atrito para fazer as curvas em alta velocidade.
d) não contribui para a segurança dos competidores, pois assim não dependerão apenas do atrito para fazer as curvas em alta velocidade.
e) contribui para a segurança dos competidores, pois assim diminui o peso do carro.
Qual a explicação para essa alternativa?
Obito- Padawan
- Mensagens : 70
Data de inscrição : 01/04/2015
Idade : 27
Localização : Divinópolis
Re: [INCLINAÇÃO EM PISTAS DE AUTOMOBILISMO]
Numa pista curva horizontal, a tendência do carro é derrapar para fora da curva, mesmo existindo atrito entre o piso da pista e os pneus.
Com a inclinação da parte externa da curva para a cima, haverá uma componente do peso, na direção da pista, "puxando" o carro para baixo na pista. Esta componente será somada ao atrito e dificultará a derrapagem, permitindo velocidades mais altas.
Com a inclinação da parte externa da curva para a cima, haverá uma componente do peso, na direção da pista, "puxando" o carro para baixo na pista. Esta componente será somada ao atrito e dificultará a derrapagem, permitindo velocidades mais altas.
Elcioschin- Grande Mestre
- Mensagens : 71436
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP
Re: [INCLINAÇÃO EM PISTAS DE AUTOMOBILISMO]
Muito Obrigado Elcioschin
Obito- Padawan
- Mensagens : 70
Data de inscrição : 01/04/2015
Idade : 27
Localização : Divinópolis
Tópicos semelhantes
» M.C.U ( Automobilismo)
» MCU pistas de carro
» Dinâmica - Pista de Automobilismo
» Por que o gelo das pistas de patinação derrete?
» MCU pistas de carro
» Dinâmica - Pista de Automobilismo
» Por que o gelo das pistas de patinação derrete?
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|