Impulso e quantidade de movimento
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Impulso e quantidade de movimento
NA HORA DO ACIDENTE, BRASILEIRO REDUZIA
Eram os instantes finais do segundo bloco do treino classificatório para o GP da Hungria. Felipe Massa tinha o terceiro melhor tempo, mas decidiu abrir uma volta rápida, tentando melhorar, buscando o acerto ideal para o Q3, a parte decisiva da sessão, a luta pela pole position. Percorria a pequena reta entre as curvas 3 e 4 da pista de Hungaroring e começava a reduzir de quase 360 km/h para 270 km/h quando apagou. Com os pés cravados tanto no freio como no acelerador, não virou o volante para a esquerda, passou por uma faixa de grama, retornou para a pista e percorreu a área de escape até bater de frente na barreira de pneus. Atônito, o autódromo assistiu às cenas sem entender a falta de reação do piloto. O mistério só foi desfeito pelas imagens da câmera on board: uma peça atingiu o flanco esquerdo do capacete, fazendo com que o ferrarista perdesse os reflexos.
A mola mede cerca de 10 cm x 5 cm e pesa aproximadamente 1kg, segundo o piloto da Brawn, que, disse que seu carro ficou "inguiável" quando a suspensão quebrou.
Quando a mola atingiu o capacete, considerando a velocidade do carro e da própria mola, Felipe Massa sentiu como se tivesse caído em sua cabeça um objeto de aproximadamente 150 Kg.
Considere as aproximações.
A variação da velocidade no carro de Felipe Massa e da mola sempre se deu em movimento retilíneo uniformemente variado. Considere a mola com uma massa de 1Kg e que, no momento da colisão, o carro de Felipe Massa tinha uma velocidade de 270 km/h e a mola com 198 km/h, em sentido contrário. Considere ainda que a colisão teve duração de 1 x 10-¹s e que levou a mola ao repouso, em relação ao carro de Felipe Massa.
*Considerando os dados do texto, marque a opção que indica a força exercida pela mola contra o capacete de Felipe Massa.
A) F = 2,0 x 10²N
B) F = 4,7 x 10³N
C) F = 7,2 x 10²N
D) F = 1,3 x 10³N
E) F = 10,0 x 10³N.
Obs: Tente detalhar ao máximo a resolução, pois estou com dificuldade na compreensão da questão.
Eram os instantes finais do segundo bloco do treino classificatório para o GP da Hungria. Felipe Massa tinha o terceiro melhor tempo, mas decidiu abrir uma volta rápida, tentando melhorar, buscando o acerto ideal para o Q3, a parte decisiva da sessão, a luta pela pole position. Percorria a pequena reta entre as curvas 3 e 4 da pista de Hungaroring e começava a reduzir de quase 360 km/h para 270 km/h quando apagou. Com os pés cravados tanto no freio como no acelerador, não virou o volante para a esquerda, passou por uma faixa de grama, retornou para a pista e percorreu a área de escape até bater de frente na barreira de pneus. Atônito, o autódromo assistiu às cenas sem entender a falta de reação do piloto. O mistério só foi desfeito pelas imagens da câmera on board: uma peça atingiu o flanco esquerdo do capacete, fazendo com que o ferrarista perdesse os reflexos.
A mola mede cerca de 10 cm x 5 cm e pesa aproximadamente 1kg, segundo o piloto da Brawn, que, disse que seu carro ficou "inguiável" quando a suspensão quebrou.
Quando a mola atingiu o capacete, considerando a velocidade do carro e da própria mola, Felipe Massa sentiu como se tivesse caído em sua cabeça um objeto de aproximadamente 150 Kg.
Considere as aproximações.
A variação da velocidade no carro de Felipe Massa e da mola sempre se deu em movimento retilíneo uniformemente variado. Considere a mola com uma massa de 1Kg e que, no momento da colisão, o carro de Felipe Massa tinha uma velocidade de 270 km/h e a mola com 198 km/h, em sentido contrário. Considere ainda que a colisão teve duração de 1 x 10-¹s e que levou a mola ao repouso, em relação ao carro de Felipe Massa.
*Considerando os dados do texto, marque a opção que indica a força exercida pela mola contra o capacete de Felipe Massa.
A) F = 2,0 x 10²N
B) F = 4,7 x 10³N
C) F = 7,2 x 10²N
D) F = 1,3 x 10³N
E) F = 10,0 x 10³N.
Obs: Tente detalhar ao máximo a resolução, pois estou com dificuldade na compreensão da questão.
charlieabranches- Iniciante
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Localização : Belo horizonte, Minas Gerais, Brasil
Re: Impulso e quantidade de movimento
O exercício força o aluno a ler. Quem não tem hábito de leitura logo fica com um "nó na cabeça" e não consegue extrair a simplicidade do enunciado.
1) a peça solta e o carro se aproximam com velocidade relativa de 468 km/h ou 130 m/s
2) O impulso gerado no choque com o capacete anulou a quantidade de movimento da peça.
mv=F.t\;\;\;\to\;\;1\times 130=10^{-1}\times F
1) a peça solta e o carro se aproximam com velocidade relativa de 468 km/h ou 130 m/s
2) O impulso gerado no choque com o capacete anulou a quantidade de movimento da peça.
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In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
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Re: Impulso e quantidade de movimento
Muito obrigado amigo, eu acabei me complicando por achar que tinha que considerar a massa do carro + piloto (descobri-la) através de alguma equação e me perdi. Só para confirmar i = ∆Q--> i = Q - Qo --> i= Q - 0, MV = F.∆t é isso mesmo? Desculpe pelo trabalho vejo que fez isso bem cedo, vejo que não é atoa que chama Euclides
charlieabranches- Iniciante
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