PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Cesgranrio) Dois pêndulos simples, A e B, de

3 participantes

Ir para baixo

(Cesgranrio) Dois pêndulos simples, A e B, de Empty (Cesgranrio) Dois pêndulos simples, A e B, de

Mensagem por cassiobezelga Sex 11 Set 2015, 16:49

(Cesgranrio) Dois pêndulos simples, A e B, de mesmo comprimento, oscilam a nível do mar; o pêndulo A está no Equador e o pêndulo B no polo da Terra. O tempo de oscilação (período) é

A) maior para A.
B) maior para B.
C) igual para A e B.
D) função da temperatura ambiente.
E) variável com a estação do ano
cassiobezelga
cassiobezelga
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 509
Data de inscrição : 29/07/2013
Idade : 33
Localização : floriano piaui brasil

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio) Dois pêndulos simples, A e B, de Empty Re: (Cesgranrio) Dois pêndulos simples, A e B, de

Mensagem por Liliana Rodrigues Dom 06 Ago 2017, 20:52

Também estou com dúvida nessa questão, mas meu gabarito mostra a letra a) como correta. 
Eu pensei que fosse a letra c), por que o período depende apenas do comprimento do pêndulo (igual para ambos) e da gravidade 
T= 2∏ √( l/g)


Alguém pode ajudar??

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio) Dois pêndulos simples, A e B, de Empty Re: (Cesgranrio) Dois pêndulos simples, A e B, de

Mensagem por Euclides Dom 06 Ago 2017, 21:00

Liliana Rodrigues escreveu:Também estou com dúvida nessa questão, mas meu gabarito mostra a letra a) como correta
Eu pensei que fosse a letra c), por que o período depende apenas do comprimento do pêndulo (igual para ambos) e da gravidade 
T= 2∏ √( l/g)


Alguém pode ajudar??
A aceleração da gravidade nos pólos é ligeiramente maior que no equador devido à rotação da Terra. Dessa maneira o período é ligeiramente menor no pólo.

referência:

https://pir2.forumeiros.com/t43244-gravidade-e-latitude

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio) Dois pêndulos simples, A e B, de Empty Re: (Cesgranrio) Dois pêndulos simples, A e B, de

Mensagem por Liliana Rodrigues Seg 07 Ago 2017, 09:23

Obrigada Euclides!! Very Happy

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(Cesgranrio) Dois pêndulos simples, A e B, de Empty Re: (Cesgranrio) Dois pêndulos simples, A e B, de

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos