Olá companheiro de fórum!

- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.

- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.

- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

ITA - Funções Inorgânicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ITA - Funções Inorgânicas

Mensagem por jpspindola em Seg Ago 31 2015, 17:40

Em três frascos rotulados A, B e C e contendo 100ml de água cada um, são colocados 0,1mol, respectivamente, de hidróxido de potássio, hidróxido de cobre (II) e hidróxido de níquel (II). Após agitar o suficiente para garantir que todo soluto possível de se dissolver já esteja dissolvido, mede-se as condutividades elétricas das misturas. Obtém-se que as condutividades das misturas dos frascos B e C são semelhantes e muito menores do que a do frasco A. Assinale a opção que contém a afirmação FALSA.

a) Nos frascos B e C, a parte do hidróxido que está dissolvida encontra-se dissociada ionicamente.
b) Os hidróxidos dos copos B e C são bases fracas, porque nem toda quantidade dissolvida está dissociada ionicamente.
c) A condutividade elétrica da mistura do frasco A é a maior porque se trata de uma solução 1 molar de eletrólito forte.
d) Os três solutos são bases fortes, porém os hidróxidos de cobre (II) e de níquel (II) são pouco solúveis.
e) Soluções muito diluídas com igual concentração normal destes 3 hidróxidos deveriam apresentar condutividades elétricas semelhantes.

Spoiler:

B
alguém poderia me explicar o porquê de a alternativa D estar correta? Por o que sei, NiOH e CuOH não são bases fortes.

jpspindola
Padawan
Padawan

Re: ITA - Funções Inorgânicas

Mensagem por Marcelo F em Seg Ago 31 2015, 17:51

As únicas bases fortes são as de metais da IA e IIA (alcalinos e alcalinos-terrosos)

Marcelo F
Jedi
Jedi

Mensagem por jpspindola em Seg Ago 31 2015, 21:17

Eu sei, Marcelo. Então a resposta está errada, né? Porque o enunciado pede a falsa. Como a resposta é letra B, a mesma é a alternativa falsa. Portanto as outras são consideradas verdadeiras (inclusive a D, que presumo que esteja errada).

jpspindola
Padawan
Padawan

Mensagem por Aeron945 em Seg Ago 31 2015, 21:46

Mas a resposta do gabarito oficial é letra D!

Aeron945
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: