PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação - Desigualdade entre gêneros

2 participantes

Ir para baixo

Redação - Desigualdade entre gêneros Empty Redação - Desigualdade entre gêneros

Mensagem por gabrielnogueira Dom 23 Ago 2015, 21:34

Alguém pode corrigi-la? Qual nota você daria, seguindo os parâmetros do ENEM? Dissertativo-argumentativo.  

Tema: Desigualdade entre gêneros

Mesmo com as diversas melhorias promovidas na primeira década do século XXI, a desigualdade entre os gêneros, no Brasil e no mundo, é alarmante. A constituição brasileira garante que todos são iguais perante a lei, mas não é isso que se vê na prática.

A espécie Homo sapiens surgiu há dezenas de milhares de anos, contudo, só no século XX a mulher conquistou direitos efetivos. O direito ao voto e ao divórcio e a conquista do mercado de trabalho, são, talvez, as mais importantes. Após a 2° Guerra, então, esses direitos tiveram uma maior consolidação, predominantemente nas nações ocidentais.

As mulheres tornaram-se exemplo de liderança. É comum vê-las à frente de grandes corporações e até mesmo de grandes nações, com a chanceler alemã Angela Merkel, ou a presidente brasileira, Dilma Rousseff. Mesmo assim, ainda há uma grande diferença de valores pregados nas mais diversas culturas. A religião é um dos principais fatores de desigualdade, como em algumas correntes do Islã, cuja sociedade é extremamente patriarcal.

É na questão salarial que se encontra a maior desigualdade. No Brasil, mulheres ganham cerca de 25% menos que homens que exercem suas mesmas funções. Esse fato demonstra o preconceito que ainda existe na sociedade contra as várias posições que a mulher pode ocupar. Estima-se que só em 2090 haverá um igualdade de salários.

O atual panorama já está bem melhor do que um dia foi, mas mudanças ainda são necessárias. Já há propostas no no Congresso que preveem uma determinada porcentagem de cadeiras a serem ocupadas por mulheres. Multar empresas que promovem a desigualdade talvez se mostrasse viável. Contudo, a maior mudança deve ser a de comportamento e deve vir da própria sociedade, e não somente imposta.


Última edição por gabrielnogueira em Seg 24 Ago 2015, 15:59, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Erro de digitação)
gabrielnogueira
gabrielnogueira
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 131
Data de inscrição : 24/07/2014
Idade : 25
Localização : Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Desigualdade entre gêneros Empty Re: Redação - Desigualdade entre gêneros

Mensagem por Trupex Qua 26 Ago 2015, 09:38

Mesmo com as diversas melhorias promovidas na primeira década do século XXI, a desigualdade entre os gêneros, no Brasil e no mundo, é alarmante.[Tu mudastes o tempo verbal do nada. Note que ficaria mais confortável dizer "A desigualdade dos gêneros no Brasil e no mundo, só cresceu/não mudou/tornou-se pior/quase não evoluiu". Veja que eu não fiz uma mudança brusca do tempo verbal.] A constituição brasileira[maiúscula. Constituição] garante que todos são iguais perante a lei, mas não é isso que se vê na prática.[ Pouquíssimo formal. Eu usaria: Mas essa teoria ainda está muito discrepante de prática. "Isso que se vê" não ficou bom].

A espécie Homo sapiens surgiu há dezenas de milhares de anos,[.] contudo, só no século XX a mulher conquistou direitos efetivos[Na Inglaterra? Canadá? Brasil?]. O direito ao voto e ao[,] divórcio e a conquista do mercado de trabalho, são, talvez,[mas que insegurança é essa?] as mais importantes. Após a 2°[por extenso] Guerra, então, esses direitos tiveram uma maior consolidação, predominantemente nas nações ocidentais.[Só agora você diz?]

As mulheres tornaram-se exemplo de liderança. É comum vê-las à frente de grandes corporações e até mesmo de grandes nações, com a chanceler alemã Angela Merkel, ou a presidente brasileira, Dilma Rousseff. Mesmo assim, ainda há uma grande diferença de valores pregados nas mais diversas culturas. A religião é um dos principais fatores de desigualdade, como em algumas correntes do Islã, cuja sociedade[cuja sociedade? Cuja doutrina] é extremamente patriarcal.

É na questão salarial que se encontra a maior desigualdade. No Brasil, mulheres ganham cerca de 25% menos que homens que exercem suas mesmas funções[o emprego incorreto de agente gerou ambiguidade. Também pode dizer que os próprios homens estão trabalhando em funções de homens, algo que tu não pretendias. Fora que "função" é uma palavra muito forte. Use cargo, principalmente em temas delicados. Não existem papeis humanos, funções; só cargos].. Esse fato demonstra o preconceito que ainda existe na sociedade contra as várias posições que a mulher pode ocupar. Estima-se que só em 2090 haverá um igualdade de salários[, segundo tal fonte]..

O atual panorama já está bem melhor do que um dia foi,[não formal] mas mudanças ainda são necessárias. Já há propostas no no Congresso que preveem uma determinada porcentagem de cadeiras a serem ocupadas por mulheres. Multar empresas que promovem a desigualdade talvez[como tu és positivo! Meu Deus! Nem tu estás a confiar no que escreves] se mostrasse viável. Contudo, a maior mudança deve ser a de comportamento e deve vir da própria sociedade, e não somente imposta.


A proposta de intervenção está fraca; não muito diferente do texto.




Nota: 600.
Trupex
Trupex
Padawan
Padawan

Mensagens : 92
Data de inscrição : 12/05/2014
Idade : 29
Localização : Feira de Santana

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Desigualdade entre gêneros Empty Re: Redação - Desigualdade entre gêneros

Mensagem por gabrielnogueira Qua 26 Ago 2015, 19:51

Obrigado Trupex, sua correção me ajudou bastante.
gabrielnogueira
gabrielnogueira
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 131
Data de inscrição : 24/07/2014
Idade : 25
Localização : Ceará, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação - Desigualdade entre gêneros Empty Re: Redação - Desigualdade entre gêneros

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos