PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nova Ordem Mundial

2 participantes

Ir para baixo

Nova Ordem Mundial Empty Nova Ordem Mundial

Mensagem por Hermógenes lima Ter 04 Ago 2015, 12:16

2- Com o fim da Guerra Fria, estabeleceu-se uma "nova ordem mundial" que substituiu o conflito "Leste-Oeste" do sistema bipolar por uma nova divisão dos países do mundo. Uma das formas de organização dessa nova ordem apresenta o mundo dividido entre países do Norte, desenvolvidos (ricos) e do Sul, subdesenvolvidos (pobres). 
Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, é correto afirmar que

 a) existe, nos países do Norte, desenvolvidos, uma distribuição eqüitativa entre as populações rural e urbana, sendo a sociedade de consumo altamente expressiva. 
b) a desigualdade entre algumas regiões é cada vez maior. A África subsaariana, por exemplo, está cada vez mais afastada da economia global, apesar de despertar interesse como região consumidora e opção de investimento de capital especulativo. c) o chamado conflito "Norte x Sul" é de natureza econômica, portanto, diferente do extinto conflito "Leste x Oeste", de natureza geopolítica. 
 d) governos de países em desenvolvimento, com finalidade de aumentar a sua capacidade de negociação com os países do Norte, nos organismos internacionais, têm buscado ampliar a cooperação Sul-Sul, através da constituição de associações como a ALCA e o NAFTA. 
e) a demarcação Norte-Sul, apesar de ser de natureza essencialmente geopolítica e econômica, estabelece também uma divisão entre duas áreas ecológicas, a temperada e a tropical. 

Gabarito C
E foi o que eu marquei.
Porém fiquei com uma dúvida de doer a alma em relação à alternativa B. Por que ela está errada?
Hermógenes lima
Hermógenes lima
Jedi
Jedi

Mensagens : 256
Data de inscrição : 25/03/2015
Idade : 23
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Nova Ordem Mundial Empty Re: Nova Ordem Mundial

Mensagem por Lauser Ter 04 Ago 2015, 13:52

A África subsaariana, por exemplo, está cada vez mais afastada da economia global, apesar de despertar interesse como região consumidora e opção de investimento de capital especulativo

A OPÇÃO ESTÁ AMBÍGUA. Além do fato de todas as economias estão cada vez mais globalizadas, não tem sentido ela ficar mais afastada mesmo despertando interesse. E quase como se estivesse falando que a África escolheu se afastar "já que ela desperta interesse por que está se afastando?"
Lauser
Lauser
Jedi
Jedi

Mensagens : 406
Data de inscrição : 28/07/2015
Idade : 29
Localização : brasilia-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos