PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

velocidade relativa

2 participantes

Ir para baixo

velocidade relativa Empty velocidade relativa

Mensagem por magcamile Ter 04 Ago 2015, 11:56

Um automóvel que trafega em uma auto-estrada reta a horizontal, com velocidade constante, está sendo observado de um helicóptero. Relativamente ao solo, o helicóptero voa com velocidade constante de 100 km/h, na mesma direção a no mesmo sentido do movimento do automóvel. Para o observador situado no helicóptero, o automóvel avança a 20 km/h. Qual é, então, a velocidade do automóvel relativamente ao solo?


120 km/h

Minha dúvidas são as seguinte:
100 km/h é a velocidade do avião em relação ao ar
20 km/h é a velocidade do automóvel em relação ao avião

1)essa velocidade de 120 km/h também é a velocidade do avião em relação ao solo? ou eu nem faço essa análise?

2)se fosse pra calcular a velocidade relativa entre eles (seria 100 -20 = 80 km/h?

3)se caso o dois (automóvel e avião) estivessem na mesma direção e em sentidos contrários: a velocidade do automóvel em relação ao solo seria 80, e a velocidade relativa entre eles seria 120?



Minha teoria não aprofunda muito nessas relações, o que me deixou um pouco confusa :scratch: e insegura... se alguém tiver alguma dica de site ou vídeo aula sobre o assunto, também aceito sugestões. Estava procurando algo, mas não encontrei nada que sanasse minhas dúvidas...

Obrigada.
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

velocidade relativa Empty Re: velocidade relativa

Mensagem por vzz Ter 04 Ago 2015, 14:00

1)O observador de dentro do helicóptero tem a mesma velocidade do helicóptero. Então quando ele fala que o carro está a 20km/h em relação ao helicóptero, ele também está te dizendo que o automóvel está 20km/h em relação ao observador no helicóptero.
Como ambos o automóvel e o helicóptero tem a mesma direção e sentido, para você descobrir a velocidade do automóvel em relação a Terra basta fazer a soma vetorial: 100+20=120km/h.

2) A velocidade relativa entre eles já é dada, 20 km/h.

3) Se eles tivessem na mesma direção porém em sentidos contrários eles teriam uma velocidade relativa em módulo de 100+120=220km/h.

Sugiro assistir um vídeo de velocidade relativa no youtube. O assunto é bem útil para várias partes da mecânica.
vzz
vzz
Jedi
Jedi

Mensagens : 336
Data de inscrição : 16/02/2013
Localização : Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos