Olá companheiro de fórum!



- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.


- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.


- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

Revoltas na república velha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Revoltas na república velha

Mensagem por Fabinho snow em Ter Jul 14 2015, 20:19

(UFPI) Leia o texto a seguir:
"A imagem mais corrento do operariado na primeira república é a do Italiano anarquista. Caricata, ela reúne dois componentes fundamentais: por um lado, a associação automática entre trabalhador e imigrante  - este, por sua vez, reduzido ao italiano; por outro, a atribuição de um ideário único, o anarquismo, àquele momento histórico.

A partir do texto e dos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre o movimento operário no Brasil da primeira república

a) A cooptação dos trabalhadores pelo estado, que cedeu a algumas das reivindicações trabalhistas, caracterizou todo o período.
b) As formas de organização dos trabalhadores, bem como as correntes político-ideológicas que os influenciaram, foram marcadas pela heterogeneidade
c) Os trabalhadores brasileiros não participavam dele por medo da repressão, limitando-se o movimento, portanto, aos ambientes e à ação dos imigrantes
d) A ideologia que inspirava os vários movimentos foi toda baseada no anarquismo, e as reivindicações eram endereçadas aos empresários, mas não ao Estado.
e) As únicas cidades brasileiras que foram ao palco do movimento foram de SP e RJ, porque somente elas apresentavam um desenvolvimento industrial no período.

O gabarito oficial é b)

Por que pela heterogeneidade? Os movimentos populares; Canudos, contestado, vacina, etc foram, em síntese, parecidos não é? Canudos e Contestado, ambos tiveram influência messiânica e tiveram como causa a miséria da população; assim como o Cangaço que teve causa igual.


Agradeço desde já se puderem comentar.

Fabinho snow
Jedi
Jedi

Mensagens : 338
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Revoltas na república velha

Mensagem por Nina Luizet em Sab Jul 18 2015, 20:03

Fabinho Snow, quanto tempo!.


Vamos analisar algumas heterogeneidades:
O trabalhador do Contestado era movido pelo sentimento de estratificação entre posseiro, meeiro e camponês. Aqui se encaixa muito bem o sociológo Florestan Fernandes, que analisa a estratificação social como influência na vida dos países subdesenvolvidos.


O trabalhador de Canudos é marcado pela frase do Euclides da Cunha ''o nordestino é antes de tudo um forte'' - destaca-se o ímpeto de revolução que contraria o sertão desolador e uma república exploradora e autoritária.


O trabalhador do Cangaço era movido pela necessidade de mudar a situação desigual entre as classes nordestinas dissidentes, em um processo que envolvia a violência como fim para a justiça.


O trabalhador da Revolta da Vacina se encontrava em um contexto urbano - isso é relativo né, veja o surgimento das favelas, por exemplo. Assim, o desconhecimento sobre a vacina movia o trabalhador contra o ideal de república igualitária, que queria mesmo era promover uma limpeza nas ruas cariocas, afastando de determinadas áreas qualquer vestígio do subúrbio. 


Bem, acho que é isso. Estou à disposição caso necessite tirar mais alguma dúvida, ok?
Espero ter ajudado, Nina  clown

____________________________________________
''Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você.'' - Nietzsche. F

Nina Luizet
Monitor
Monitor

Mensagens : 1143
Data de inscrição : 21/06/2014
Idade : 17
Localização : Brasil, RN

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Revoltas na república velha

Mensagem por Fabinho snow em Qui Ago 06 2015, 19:20

Não tinha visto que você respondeu a minha pergunta, muito obrigado  Basketball

Fabinho snow
Jedi
Jedi

Mensagens : 338
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum