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aerodinâmica

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Mensagem por BadLeprechaun Sáb 16 Out 2010, 06:47


Vendo esse vídeo caiu a ficha de uma coisa que eu nunca tinha entendido.
No ensino médio me falaram que o que criava a força que empurra a asa pra cima era a curvatura da asa do lado de cima, que forçava o ar a ir mais rápido que o de baixo pra percorrer uma área maior.Eu nunca entendi isso direito mas aceitava mesmo assim, nunca entendi porque que a velocidade do ar criava a força pra cima
Então, o que eu acho que caiu a ficha agora é que, o negócio não é a velocidade mas sim a pressão, como pressão é força sobre área e a área encima é maior, a pressão é menor
Faz sentido?
Agora só falta entender porque é que as forças de cima pra baixo e de baixo pra cima só aparecem quando ele corre.

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Mensagem por marcomartim Sáb 16 Out 2010, 09:46

A fixa caiu do lado errado!
A pressão numa área maior, produz mais força, se fosse por causa do tamanho da área, estolava na hora, em vez de voar, afundava no chão como no efeito Solo da formula 1.
A sustentabilidade de uma asa em vôo nada tem a ver com a área diferencial, muito pelo contrário, existe asas com área inferior maior .

A sustentabilidade é dado por um binário entre um semi venture e o arrasto, como o arrasto é indesejável porque se opõe ao movimento, ele deve ser minimizado ao máximo.

Uma característica dos fluidos em movimento, é exercer menor pressão nas paredes do vaso que o contem em função da velocidade, com um estreitamento do vaso (venturi) há um aumento da velocidade e maior perda de pressão.

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É por isso que uma pistola de pintura funciona, com o estreitamento no venturi, ocorre uma perda de pressão "que suga" a tinta do recipiente.

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Numa asa a geometria (sempre ela) reproduz um semi-venturi no bordo superior.
A diferença de velocidade do vento aparente entre o bordo inferior e superior causa o diferencial de pressão, que compõe um dos binários da sustentação em vôo.
O arrasto é o atrito causado pelo choque entre a asa e o ar, ele também pode causar sustentação, as pipas vôam por arrasto, ocorre que por se opor ao movimento, numa aeronave deve ser minimizado ao máximo.

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A turbulência do ar é outro fator a considerar, pode acarretar que o fluxo não corra da forma satisfatória e haja perda de sustentação.
A geometria das asas não são fixas, existe estruturas que a alteram conforme a velocidade para dar sustentação e minimizar a turbulência.
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Abs...
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Mensagem por BadLeprechaun Sáb 16 Out 2010, 17:34

Venturi é quando esses vetores se espremem?
Uma característica dos fluidos em movimento, é exercer menor pressão nas paredes do vaso que o contem em função da velocidade
Porquê?Essa é a parte que eu não entendo, se pressão é só força sobre área, o que a velocidade tem a ver com isso?
Obrigado...
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Mensagem por Euclides Sáb 16 Out 2010, 18:20

Força sobre área como aprendemos em mecânica é a pressão estática que se traduz em razão de uma força aplicada sobre uma área.

O movimento dos fluidos também exerce pressão, a pressão dinâmica que é dada por

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em função da densidade e da velocidade do fluido. A pressão total exercida por um fluido em movimento é chamada pressão de estagnação e é a soma da pressão estática e da pressão dinâmica

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Nos fluidos essas pressões podem ser medidas por um dispositivo chamado [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

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Mensagem por marcomartim Sáb 16 Out 2010, 18:58

BadLeprechaun escreveu:Venturi é quando esses vetores se espremem?
NÃO! É o nome do estreitamento de um conduto por onde escoa um fluido.


Essa é a parte que eu não entendo, se pressão é só força sobre área, o que a velocidade tem a ver com isso?
Para o vôo, tudo! As explicações foram dadas de forma prática e de forma matemática.

O que é pressão?
Para generalizar o mais possível só com um diagrama de bolinhas.


imagine que um dos lados é aberto e a maioria das bolinhas começa a mover numa direção cada vez com mais velocidade.


Se não cair a fixa agora, ela tá com defeito. Very Happy Very Happy Very Happy
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Mensagem por BadLeprechaun Dom 17 Out 2010, 06:38

Euclides, quando o fluido ta parado a pressão de estagnação é só a pressão estática (porque se a vel = 0, a dinâmica vai ser 0 ), mas em movimento ela devia ser maior do que a pressão estática, pq a dinâmica não é zero, então não entendi, a pressão de cima da asa vai ser maior que a de baixo mas não devia ser o contrário pra asa subir?
Obrigado...
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Mensagem por BadLeprechaun Dom 17 Out 2010, 14:22

Será que faz sentido falar que quando a velocidade encima é maior a força que as partículas fazem quando batem na asa fica meio inclinada, e porisso a componente vertical fica menor que a força de baixo pra cima,das partículas que batem na parte de baixo da asa?
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Mensagem por marcomartim Dom 17 Out 2010, 15:22

BadLeprechaun escreveu:Será que faz sentido falar que quando a velocidade encima é maior a força que as partículas fazem quando batem na asa fica meio inclinada, e porisso a componente vertical fica menor que a força de baixo pra cima,das partículas que batem na parte de baixo da asa?

Faz! Mas ocorre na parte de baixo da asa e com efeito contrário, a resultante aumenta; devido à inclinação positiva, aumenta a pressão; isso é o chamado arrasto, como ocorre numa vela de navio sujeita ao vento direto.
Em cima, o ângulo da asa é negativo ao sentido do movimento orientado das partículas, e nesse caso existe mais partículas movendo-se para longe da asa do que para perto; e portanto, há menos choques, e conseqüentemente menor pressão. Wink


Última edição por marcomartim em Dom 17 Out 2010, 16:09, editado 1 vez(es)
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Mensagem por BadLeprechaun Dom 17 Out 2010, 15:34

A velocidade do avião não compensa a componente horizontal?
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Mensagem por marcomartim Dom 17 Out 2010, 16:16

BadLeprechaun escreveu:A velocidade do avião não compensa a componente horizontal?

Aumenta!

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Como já disse antes, não interessa voar como uma pipa usando o arrasto, porque a potência necessária seria muito grande.
O que interessa é diminuir a pressão encima.
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