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(ENEM 2009) Relações entre grandezas

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Mensagem por Diego Barcelar Sex 03 Jul 2015, 16:39

A Lei de Fenchel explica como o índice de crescimento populacional de organismos unicelulares (R) relaciona-se ao peso (massa) corporal desses organismos (w), expresso pela equação:

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Em que a é uma constante real positiva, que varia de acordo com o tipo de organismo estudado.


Suponha P e Q dois organismos unicelulares distintos, com massas corporais p e q, respectivamente, de modo que 0 < p < q. Nesse caso, o índice de crescimento populacional de P comparado com o índice de Q, de acordo com a Lei de Fenchel, satisfaz a relação


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Diego Barcelar
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(ENEM 2009) Relações entre grandezas Empty Re: (ENEM 2009) Relações entre grandezas

Mensagem por ivomilton Sex 03 Jul 2015, 16:53

Diego Barcelar escreveu:A Lei de Fenchel explica como o índice de crescimento populacional de organismos unicelulares (R) relaciona-se ao peso (massa) corporal desses organismos (w), expresso pela equação:

(ENEM 2009) Relações entre grandezas 15gpkbn

Em que a é uma constante real positiva, que varia de acordo com o tipo de organismo estudado.


Suponha P e Q dois organismos unicelulares distintos, com massas corporais p e q, respectivamente, de modo que 0 < p < q. Nesse caso, o índice de crescimento populacional de P comparado com o índice de Q, de acordo com a Lei de Fenchel, satisfaz a relação


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Boa tarde, Diego.

aw-1/4 = a/w1/4 = a/∜w

Como p < q, lembremo-nos de que quanto menor o denominador,
maior será o valor da respectiva fração; portanto, fica:

..a ..... a
---- > ----
∜p ... ∜q

Alternativa (B)



Um abraço.
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(ENEM 2009) Relações entre grandezas Empty Re: (ENEM 2009) Relações entre grandezas

Mensagem por Diego Barcelar Sex 03 Jul 2015, 22:11

Obrigado pela explicação Smile

Diego Barcelar
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(ENEM 2009) Relações entre grandezas Empty Substitua as incognitas por valores positivos.

Mensagem por gabrielourencomed20-21 Sáb 02 maio 2020, 18:24

a: 6
p: 16
q: 81

Fazendo a racionalização - a/ raiz quarta de 16 = p - a/ raiz quarta de 81 = q. 


Substituindo: 6/2: 3 e 6/3: 2 - Logo, o denominador menor, faz o número ser maior.

gabrielourencomed20-21
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