Olá companheiro de fórum!



- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.


- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.


- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

PUC MG 2011

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

PUC MG 2011

Mensagem por boskim22 em Sex Jun 26 2015, 10:07

Considere as seguintes soluções aquosas, a 25ºC e 1 atm:
X – 0,50 mol/L de glicose.
Y – 0,50 mol/L de cloreto de sódio.
Z – 0,50 mol/L de sulfato de potássio.
Considerando-se as propriedades coligativas de tais soluções, é CORRETO afirmar que:
a) a solução X é a de menor pressão de vapor.
b) a solução Y tem temperatura de solidificação menor do que a solução Z.
c) as três soluções apresentam temperatura de congelamento superior a 0ºC.
d) a ordem crescente de temperatura de ebulição dessas soluções é: X < Y < Z.

O gabarito oficial é letra B.Na minha apostila está D.E eu considero correta a letra A.
Calculei conforme a massa  aproximada de cada:
X=90 g
Y=29,25
z=68

Como x possui a maior concentração de soluto,logo as interações intermoleculares serão maiores,gerando a abaixamento da P.Vapor(efeito tonoscópico).
Errado o raciocínio?Obrigado.

boskim22
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 26/03/2013
Idade : 23
Localização : São João del Rei Minas Gerais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: PUC MG 2011

Mensagem por Christian M. Martins em Sex Jun 26 2015, 11:00

0,5 mol/L de glicose: a glicose não se dissocia ionicamente, fica como está. Conta como uma única partícula dissolvida. Este é o sistema que menos apresentará as consequências das propriedades coligativas.

0,5 mol/L de cloreto de sódio: o NaCl se dissocia ionicamente em duas partículas: Na^(+) e Cl^(-). Conta como duas partículas dissolvidas.

0,5 mol/L de sulfato de potássio: o K2SO4 se dissocia ionicamente em três partículas: 2K^(+) e SO4^(-). Conta como três partículas dissolvidas. Este é o sistema que mais apresentará as consequências das propriedades coligativas.


a) a solução X é a de menor pressão de vapor. Pelo estudo das propriedades coligativas sabemos que pela dissolução de partículas não-voláteis em um solvente, o sistema tem sua pressão de vapor reduzida. A solução da alternativa A, por ser a que menos apresenta os efeitos das propriedades coligativas, é a que menos tem a pressão de vapor reduzida. Portanto o sistema que apresenta menor pressão de vapor é Z. Alternativa errada.

b) a solução Y tem temperatura de solidificação menor do que a solução Z. Quanto maior a quantia de partículas dissolvidas, menor o ponto de solidificação. Como Y tem menos partículas dissolvidas do que Z, Y possui maior temperatura de solidificação. Alternativa errada.

c) as três soluções apresentam temperatura de congelamento superior a 0ºC. A temperatura de congelamento da água a 1 atm é 0ºC. Com a dissolução de partículas ela se reduzirá e, portanto, apresentará temperatura inferior. Alternativa errada.

d) a ordem crescente de temperatura de ebulição dessas soluções é: X < Y < Z. Quanto maior o número de partículas dissolvidas no solvente, maior a temperatura de ebulição. Como a proporção de partículas dissolvidas em X : Y : Z é 1: 2 : 3, se tem que a temperatura irá crescer na mesma ordem: X < Y < Z. Alternativa correta.



O erro em seu raciocínio foi relacionar a massa ao invés do número de mols e o número de partículas dissolvidas:

Lembre-se que nas fórmulas das propriedades coligativas o que é relacionado são as constantes das respectivas propriedades com a molalidade e o fator de Van't Hoff. O que conta, na verdade é, portanto: o número de mols (no caso dessa questão todas possuem a mesma quantia) e o volume de solução (no caso dessa questão todos possuem o mesmo volume), a quantia de partículas dissolvidas (1 para X, 2 para Y e 3 para Z) e o grau de dissociação (que como não foi passado, pode ser considerado como 1 e descartado da lógica da questão). E, além disso, as constantes das propriedades coligativas. Contudo, essas últimas dependem só do solvente, e, como o enunciado afirma que todas estão em sistemas aquosos, podem ser desconsideradas também.

Tudo isso sendo desconsiderado, resta, por fim, a única que varia, que como supracitado, é a quantia de partículas dissolvidas.

Resumindo: 

Sendo P.C. a variação decorrente da propriedade coligativa, K a constante da propriedade do solvente, M a molalidade (ambas desconsideráveis por serem iguais nos três sistemas) e i o fator de Van't Hoff.

Lembrando que: 

Sendo i o fator de Van't Hoff, α o grau de ionização (desconsiderável por ser igual nos três sistemas) e q a quantia de partículas dissolvidas (que é a única que varia, sendo para X, 1, para Y, 2, e para Z, 3).



Espero ter ajudado. Very Happy

____________________________________________
"Did you ever stop to notice
All the children dead from war
Did you ever stop to notice
This crying Earth, these weeping shores"

- Michael Jackson

Christian M. Martins
Monitor
Monitor

Mensagens : 3625
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 19
Localização : Rio Grande do Sul

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum