PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Equilíbrio térmico (Resolvido)

2 participantes

Ir para baixo

Equilíbrio térmico (Resolvido) Empty Equilíbrio térmico (Resolvido)

Mensagem por Emanon Ter 28 Set 2010, 14:41

Mais uma vez solicito vossa ajuda.

Um corpo de 400g e calor específico sensível de 0,20 cal/g°C, a uma temperatura de 10 °C, é colocado em contato térmico com outro corpo de 200g e calor específico sensível de 0,10 cal/g°C, a uma temperatura de 60°C. A temperatura final, uma vez estabelecido o equilíbrio térmico entre os dois corpos, será de


a) 14 °C b) 15 °C c) 20 °C d) 30 °C e) 40 °C

Valeu pela ajuda gente.


Última edição por Emanon em Ter 28 Set 2010, 17:24, editado 1 vez(es)

Emanon
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 03/09/2010
Idade : 37
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio térmico (Resolvido) Empty Re: Equilíbrio térmico (Resolvido)

Mensagem por Euclides Ter 28 Set 2010, 15:14

De acôrdo com os princípios da Termodinâmica decorre que a energia de um sistema isolado sempre será conservada, isto é, se um sistema não puder receber ou ceder energia do/para o meio circundante, então, quaisquer que sejam as transformações ocorridas no interior do sistema sua energia será conservada.

Também das leis da Termodinâmica decorre que:

"se dois corpos inicialmente a temperaturas diferentes forem colocados num mesmo sistema isolado, haverá, espontaneamente, passagem de energia na forma de calor do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura até que as temperaturas de ambos estejam igualadas. Esse estado final é o Equilíbrio Térmico."

Das duas afirmações acima decorre que, alcançado o equilíbrio térmico, o calor perdido pelo corpo inicialmente de maior temperatura será igual ao calor recebido pelo outro corpo. Se denotarmos com um sinal negativo o calor cedido e com um sinal positivo o calor recebido teremos algébricamente uma soma igual a zero.


O corpo que estava a 60o vai ceder calor para o outro até que seja alcançado o equilíbrio térmico.



Resolvendo a equação em vermelho você encontra a temperatura de equilíbrio térmico.


Última edição por Euclides em Ter 28 Set 2010, 16:57, editado 1 vez(es)

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio térmico (Resolvido) Empty Re: Equilíbrio térmico (Resolvido)

Mensagem por Euclides Ter 28 Set 2010, 16:59

Houve uma inversão de sinais (responsabilidade minha) que já consertei


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio térmico (Resolvido) Empty Re: Equilíbrio térmico (Resolvido)

Mensagem por Emanon Ter 28 Set 2010, 17:23

valeu ae cara, desculpa ter excluído o post anterior, é que estava tentando mexer certo no latex e quando vi ficou errado a equação ai apaguei, mas valeu mesmo assim brigadão cara, vcs estão salvando minha vida.

Emanon
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 03/09/2010
Idade : 37
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Equilíbrio térmico (Resolvido) Empty Re: Equilíbrio térmico (Resolvido)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos