PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ruptura de ligações

2 participantes

Ir para baixo

Ruptura de ligações Empty Ruptura de ligações

Mensagem por fergasfig Qui 21 maio 2015, 18:08

"Assumindo que a dissolução é um processo de dispersão molecular, isso implica a ruptura de ligações ou forças intermoleculares presentes no soluto, gerando ligações entre as moléculas do soluto e as moléculas do solvente."



"A dissolução da soda cáustica em água é um processo exotérmico"


"quebra de ligação dos reagentes (processo endotérmico)"



Não consigo entender por que a dissolução é um processo exotérmico, sendo que rompe ligações e isso é um processo endotérmico.  Neutral
fergasfig
fergasfig
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 28
Localização : São Paulo- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ruptura de ligações Empty Re: Ruptura de ligações

Mensagem por Thálisson C Qui 21 maio 2015, 18:28

Exato, mas você está olhando superficialmente o ato de dissolver, é preciso entender tudo o que acontece:

Suponha que inicialmente tenhamos soda cáustica e água separados e a intenção é dissolver a soda cáustica na água.

Pra isso vamos criar um modelo fictício para que isso aconteça, vou explicar melhor.

O estado inicial é: soda cáustica e água separados, o estado final é: soda cáustica dissolvida na água.

Qualquer modelo que eu criar para essa dissolução desde que eu saia do estado inicial e chegue no final é válido para a análise da energia de dissolução. Isso porque a energia é uma função de estado, não importa o caminhos entre os estados, a diferença de energia entre eles será sempre a mesma.

Então agora vou propor um caminho para essa dissolução obedecendo os estados iniciais e finais.

Primeiramente vou separar todos os íons da molécula de soda cáustica, ou seja ou romper as ligações do Na com o OH, ficando com Na+ e Cl-, esse é um processo que requer absorção de energia, perfeitamente.

Fazendo apenas isso, agora eu tenho esses íons separados mas fora da água, então eu tenho íons de um lado e água do outro. (não cheguei ainda no estado final --> íons + água)

Prosseguindo com o modelo, agora eu posso "jogar" esses íons dentro da água, para assim chegarmos ao estado final. Mas quando é feito isso, como a molécula de água é polar, o que ela irá fazer com esses íons logo após recebê-los, é realizar um processo denominado solvatação, que é onde a água vai buscar a estabilidade com aqueles íons, ou seja, sua parte positiva se unir com a parte negativa dos íons. Como esse é um processo que visa a estabilidade da solução, ele é exotérmico, libera energia pra ficar mais estável.

Então temos que:

Para separar os íons é necessário quebrar as ligações fornecendo uma energia denominada energia de rede (processo endotérmico)

Para misturar os íons na água, a água vai liberar uma energia denominada energia de solvatação, pois buscará a estabilidade da solução (processo exotérmico) 

O balanço energético entre esses dois processos nos dirá se a dissolução é endo ou exotérmica.

Obs: Lembre-se que estabilidade e energia variam de modo inverso, quanto maior a estabilidade, menor a energia e quanto menor a estabilidade, maior a energia.

A água busca aumentar sua estabilidade com os íons,  portanto deve diminuir sua energia, liberando parte dela.

Eu descrevo quase exatamente o mesmo processo, neste tópico:

https://pir2.forumeiros.com/t85522-quimica-geral


Última edição por Thálisson C em Qui 21 maio 2015, 18:36, editado 1 vez(es)

____________________________________________
Thálisson.
Thálisson C
Thálisson C
Monitor
Monitor

Mensagens : 3020
Data de inscrição : 19/02/2014
Idade : 26
Localização : Gurupi -TO

Ir para o topo Ir para baixo

Ruptura de ligações Empty Re: Ruptura de ligações

Mensagem por fergasfig Qui 21 maio 2015, 18:35

Nossa, entendi perfeitamente agora Very Happy MUITO obrigada!!
fergasfig
fergasfig
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 28
Localização : São Paulo- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ruptura de ligações Empty Re: Ruptura de ligações

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos