PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Segundo Império

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Segundo Império Empty Segundo Império

Mensagem por fergasfig Ter 12 maio 2015, 11:21

São mudanças significativas que ocorreram no Império Brasileiro a partir dos meados do século XIX, EXCETO:   


a) incentivo à imigração européia, com a supressão do trabalho escravo, através do sistema de parceria introduzido na lavoura cafeeira do Vale do Paraíba pelo Senador Vergueiro.  
 b) surto de desenvolvimento industrial sob o patrocínio do Barão de Mauá, garantindo a liberação de capitais ingleses, após a extinção do tráfico negreiro.   
c) impulso às atividades urbanas em curso no país, propiciado pela decretação da tarifa protecionista Alves Branco, possibilitando o aumento das rendas governamentais.   
d) disponibilidade de capitais, antes empregados no tráfico de escravos africanos que, após o decreto da lei Eusébio de Queirós, foram canalizados para a modernização do país.    

R: A


Queria saber por que a A está errada. Fiquei confusa com a B porque diz que o desenvolvimento industrial garantiu a liberação de capitais ingleses  :suspect: Como assim? Não seria independência dos capitais ingleses?


Última edição por fergasfig em Ter 12 maio 2015, 11:41, editado 1 vez(es)
fergasfig
fergasfig
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 28
Localização : São Paulo- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Segundo Império Empty Re: Segundo Império

Mensagem por Convidado Ter 12 maio 2015, 11:34

A letra A está errada porque o trabalho dos imigrantes não ocorreu nas lavouras de café do Vale do Paraíba, mas sim no Oeste Paulista.

Seu pensamento sobre a B está correta, ao menos pela minha interpretação. A letra D é a correta, não é?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Segundo Império Empty Re: Segundo Império

Mensagem por fergasfig Ter 12 maio 2015, 11:40

Então, a questão pede a errada, que no caso é a A. As demais estão corretas, mas a B não faz sentido né
fergasfig
fergasfig
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 28
Localização : São Paulo- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Segundo Império Empty Re: Segundo Império

Mensagem por Convidado Qua 13 maio 2015, 16:04

Veja essas duas visões a respeito de Mauá: 


Será o "nacionalista" pintado por Nelson Werneck Sodré, em luta contra o latifúndio retrógrado, afrontando os interesses britânicos? Mauá não lutaria apenas com as resistências dos latifundiários, levantadas pelos seus representantes políticos; lutaria também contra os investimentos britânicos que disputavam agora a renda nacional, buscando instalar-se nas áreas mais rentáveis, sob regime de integrais garantias, particularmente as do transporte, marítimo e terrestre, e a dos serviços públicos urbanos. Suas iniciativas, por isso mesmo, vão sendo dificultadas e transferidas aos ingleses. (1) 



Ou será o empresário associado aos ingleses de que nos fala Richard Graham? Embora alguns historiadores descrevam Mauá como o primeiro financista dotado de idéias nacionalistas e bravo combatedor da interferência estrangeira, um estudo acurado e imparcial de documentação daquela época - e ainda existente - nos mostra Mauá procurando entusiasticamente auxiliar e contribuir para o aumento do poderio econômico britânico no Brasil. Defendeu os interesses ingleses quando surgiram divergências com companhias brasileiras, mesmo sabendo que as primeiras não tinham razão, apenas, como dizia, simplesmente para preservar o "crédito do Brasil em Londres". O que realmente o preocupava era a modernização do país, e os meios para alcançar este objetivo, os quais, pensava ele, encontravam-se nas mãos do homens de empresa de diversas nacionalidades, legítimos representantes do sistema capitalista. (2) 



Fica a incógnita, pois, pela segunda visão, seria possível sim haver uma liberação de capitais ingleses. 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Segundo Império Empty Re: Segundo Império

Mensagem por fergasfig Qui 14 maio 2015, 22:23

Realmente, que confuso  Neutral Vou ver se consigo mais respostas, qualquer coisa te aviso! Muuuuito obrigada pela ajuda!
fergasfig
fergasfig
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 28
Localização : São Paulo- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Segundo Império Empty Re: Segundo Império

Mensagem por Convidado Qui 14 maio 2015, 22:31

fergasfig escreveu:Realmente, que confuso  Neutral Vou ver se consigo mais respostas, qualquer coisa te aviso! Muuuuito obrigada pela ajuda!

Beleza. Mas lembre-se que a história é vista sob várias perspectivas, e algumas vezes você tem que escolher o que está mais certo, e não o que está absolutamente correto. 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Segundo Império Empty Re: Segundo Império

Mensagem por Convidado Qui 14 maio 2015, 22:36

Só por curiosidade, você usa as apostilas de História do Poliedro? Vi várias perguntas dessas por aqui, quando estava estudando sobre o Brasil Império.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Segundo Império Empty Re: Segundo Império

Mensagem por fergasfig Qui 14 maio 2015, 22:41

Verdade (:

Uso sim! huahau Você faz curso lá?
fergasfig
fergasfig
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 28
Localização : São Paulo- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Segundo Império Empty Re: Segundo Império

Mensagem por Convidado Qui 14 maio 2015, 22:46

Eu não, mas eu comprei duas (vol. 1 e 4) no sebo e a 2 e a 3 eu tenho em PDF. Às vezes eu também acho umas questões bem confusas nessa apostila. Só uma dica que talvez seja útil é reforçar que História é uma matéria que necessita de uma revisão contínua. O que você estudou hoje em história, dá uma revisada amanhã. Se você estuda história no domingo, revisa o que você viu no domingo e hoje na segunda-feira, até acabar o capítulo. Lembre-se que revisar é diferente de estudar então você não vai gastar muito tempo com isso, e o rendimento vai melhorar muito. Se você já não faz isso né, KKKK. 

Você vai prestar para que curso? É a primeira vez ou não? 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Segundo Império Empty Re: Segundo Império

Mensagem por fergasfig Qui 14 maio 2015, 22:55

Olha, depois dessa eu vou tomar vergonha e fazer, porque todo mundo diz que é bom revisar a matéria e tudo mais mas sempre enrolo HUAHUA História é muito importante pra mim, então seguirei a dica.

Arquitetura e não é a primeira vez hauahu e você?
fergasfig
fergasfig
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 28
Localização : São Paulo- SP

Ir para o topo Ir para baixo

Segundo Império Empty Re: Segundo Império

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos