Olá companheiro de fórum!



- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.


- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.


- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

Guerra do Paraguai

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Guerra do Paraguai

Mensagem por fergasfig em Ter Maio 12 2015, 10:37

Responder à questão com base nas afirmativas a seguir, sobre o período em que ocorreu a Guerra do Paraguai (1864-1870). 


I. O Paraguai desenvolveu uma política econômica nacionalista e estatizante, voltada para o mercado interno e baseada no fortalecimento da agricultura, desenvolvida em pequenas e médias propriedades; na criação de fazendas estatais e fundições; e na construção de ferrovias e estaleiros.  (Por que está correta? O Paraguai não se voltou para o mercado externo? Tanto é que precisava do acesso ao mar??)


 II. O Paraguai apresentava problemas para o desenvolvimento do comércio exterior, por não ter acesso ao mar, dependendo, assim, do Rio Paraná e do Rio da Prata - controlados por Brasil, Uruguai e Argentina. (Ok)


III. A Tríplice Aliança entre Argentina, Brasil e Uruguai foi facilitada pela longa convergência de interesses políticos e econômicos dos três países na Região do Prata.  (falsa, divergência de interesses políticos e econômicos)


 IV. A Guerra do Paraguai acelerou uma crise e, em conseqüência, o fim do Império do Brasil, ao aprofundar as contradições internas entre Exército e lideranças civis, aumentar o desequilíbrio das finanças e colocar em questão o pacto escravista.  (Ok)


Pela análise das alternativas, conclui-se que somente estão corretas a) I e II b) I e III c) I, II e IV d) II e IV e) III e IV resposta:[C]

R: C


Pessoal, não consigo entender por que a I está correta e queria saber se as minhas justificativas estão certas.

fergasfig
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 21
Localização : São Paulo- SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Guerra do Paraguai

Mensagem por Convidado em Ter Maio 12 2015, 11:08

I. O Paraguai desenvolveu uma política econômica nacionalista e estatizante, voltada para o mercado interno e baseada no fortalecimento da agricultura, desenvolvida em pequenas e médias propriedades; na criação de fazendas estatais e fundições; e na construção de ferrovias e estaleiros.  (Por que está correta? O Paraguai não se voltou para o mercado externo? Tanto é que precisava do acesso ao mar??)

O Paraguai desenvolveu-se autonomamente, desde sua independência em 1811. Por ser uma região interiorana e pobre em recursos naturais, ela não chamou, de imediato, a atenção dos capitais estrangeiros (principalmente o inglês). Antes da guerra do Paraguai, o país possuía uma nascente indústria manufatureira e siderúrgica, um bom sistema de transportes, de comunicação e de produção de alimentos patrocinados pelo Estado e baixos níveis de analfabetismo. Ele era basicamente autossuficiente, ou seja, ele satisfazia as necessidades de seu mercado interno. No entanto, o desenvolvimento paraguaio foi barrado pelas limitações impostas pelo seu território. Os paraguaios devem ter pensado: "Agora que estamos desenvolvendo uma boa indústria manufatureira e siderúrgica, precisaremos de uma saída para o mar para poder exportar nossa produção para outros países." Daí começa a se pensar em produzir para o mercado externo e tem início a Guerra do Paraguai.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Guerra do Paraguai

Mensagem por fergasfig em Ter Maio 12 2015, 11:32

Ahhh entendi! Obrigadaa!!

fergasfig
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1052
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 21
Localização : São Paulo- SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum