PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão?

+3
Euclides
Carl Sagan
ivafialho
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão? Empty Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão?

Mensagem por ivafialho Dom 10 maio 2015, 23:43

Apoiado sobre uma mesa, observa-se o trecho de um fio longo ligado a uma bateria. Cinco bússolas são colocadas próximas ao fio, na horizontal, nas seguintes posições: 1 e 5 sobre a mesa; 2, 3 e 4 a alguns centímetros acima da mesa. As agulhas das bússolas só podem mover-se no plano horizontal. Quando não há corrente no fio, todas as agulhas das bússolas permanecem paralelas ao fio. Se passar corrente no fio, será observada deflexão, no plano horizontal, das agulhas das bússolas colocadas somente


Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão? 2a9eet0
R= 
e) nas posições 2, 3 e 4

Se puderem representar na imagem os vetores campo e força magnética, e explicar pq só essas agulhas se defletem minha dúvida tá sanada!

ivafialho
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 174
Data de inscrição : 03/04/2015
Idade : 29
Localização : salvador-Ba-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão? Empty Re: Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão?

Mensagem por Carl Sagan Seg 11 maio 2015, 00:19

O campo gerado é concêntrico ao fio, para as posições sobre a mesa o campo é vertical, mas o enunciado informa que as bússolas só podem se mover na horizontal. As outras três bússolas se movem devido à componente horizontal do campo.

Carl Sagan
Matador
Matador

Mensagens : 232
Data de inscrição : 04/04/2014
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão? Empty Re: Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão?

Mensagem por Euclides Seg 11 maio 2015, 00:24

No plano da mesa o campo magnético não tem componente horizontal e não pode defletir a agulha

Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão? Art_142

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão? Empty Re: Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão?

Mensagem por Carl Sagan Seg 11 maio 2015, 00:26

Mestre Euclides, eu estava mesmo procurando uma figura para ajudar a explicar, mas não encontrava.

Carl Sagan
Matador
Matador

Mensagens : 232
Data de inscrição : 04/04/2014
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão? Empty Re: Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão?

Mensagem por Euclides Seg 11 maio 2015, 00:27

Carl Sagan escreveu:Mestre Euclides, eu estava mesmo procurando uma figura para ajudar a explicar, mas não encontrava.
Por isso somos uma equipe!

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão? Empty Re: Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão?

Mensagem por Carl Sagan Seg 11 maio 2015, 00:29

É isso mesmo! Very Happy

Carl Sagan
Matador
Matador

Mensagens : 232
Data de inscrição : 04/04/2014
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão? Empty Re: Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão?

Mensagem por ivafialho Seg 11 maio 2015, 14:55

Ajudou muito a figura Euclides! :face:

ivafialho
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 174
Data de inscrição : 03/04/2015
Idade : 29
Localização : salvador-Ba-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão? Empty Re: Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão?

Mensagem por GabiCastro Dom 16 Ago 2020, 20:31

Alguém, por favor, pode me explicar três pontos da imagem que o Mestre Euclides postou?

1º - Por que a representação dos vetores 3d está acima do que parece ser o fio;

2º - Por que tem um pontilhado do que parece ser a bússola até a representação do sentido do campo;

3º - E se esse sistema está sendo visto de lado.

Obrigada!
GabiCastro
GabiCastro
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 115
Data de inscrição : 28/07/2019
Idade : 23
Localização : Tracunhaém, Pernambuco, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão? Empty Re: Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão?

Mensagem por Medeiros Dom 16 Ago 2020, 22:51

Gabi

a representação está em 2d.

o desenho mostra a aplicação da regra da mão direita e vê o fio axialmente. Atenção ao enunciado sabemos que o fio repousa sobre a mesa. Como não foi dada a polaridade da ligação na bateria, o Euclides desenhou as duas possibilidades: corrente indo e corrente vindo. O desenho exemplifica apenas para a bússola 2 ou a 4 (dependendo do lado que se olha) e mostra apenas uma linha de campo elétrico, justamente a que nos interessa pois passa pela bússola.

Em vermelho ele mostrou os vetores campo elétrico em pontos estratégicos, o suficiente para ilustrar a anterior explicação do colega Carl Sagan.

Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão? Scree963
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10368
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão? Empty Re: Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão?

Mensagem por Elcioschin Dom 16 Ago 2020, 23:13

Na figura do Euclides a faixa azul representa um corte vertical do tampo horizontal da mesa

O círculo com um x dentro representa corrente entrando na tela
O círculo com um . dentro representa corrente saindo da tela

Os dois vetores verticais vermelhos maiores, no tampo, representam os campos devido à corrente elétrica, atuando no imã, situados no ponto 1 e no ponto 5

Acima da mesa aparece o imã situado no ponto 2 da mesa (no ponto 4 seria uma figura simétrica). O vetor vermelho maior, inclinado, é o vetor campo devido à corrente.
Os dois vetores menores representam a decomposição do campo em um eixo horizontal e um eixo vertical.

A figura não mostra o ponto 3, logo acima do fio. Neste ponto o campo devido à corrente é horizontal. Se fosse na figura esquerda o sentido do campo seria para a direita. Na  figura direita o campo seria para a esquerda.

Como a bússola somente pode se mover na horizontal, campos verticais não causam deflexão na agulha da bússola (pontos 1 e 5)

Nos caso 2, 3, 4 existe campos (ou componentes de campo) horizontais, logo existe deflexão.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71436
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

eduardodudu101 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão? Empty Re: Magnetismo. Quais bussolas sofrem deflexão?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos