Redação Enem 1998 Tema: Viver e aprender

Ir em baixo

Redação Enem 1998 Tema: Viver e aprender

Mensagem por MariaH123 em Dom 10 Maio 2015, 11:18

Vida, "O Bicho Alfabeto"

         Quando pequenas, as crianças têm seus primeiros passos orientados pela mãe. Não só os passos, mas a articulação das palavras, as primeiras sensações, os laços afetivos, todos brotam no seio familiar. Ao crescer, percebe-se que tudo não é tão fácil. Os problemas surgem para serem resolvidos sem o apoio maternal. É como se o ser humano, nesse momento, fosse a pátria que deixou de se submeter à metrópole para, então, encontrar-se numa situação de caos diante da possibilidade de exercício do poder.
         Apesar da desorientação em que o homem se encontra, sua tarefa, desde o primeiro instante de vida, é o de atribuir um sentido àquilo aparentemente sem nexo: a sua existência. A partir de suas decisões, o ser humano percebe que tem o poder de fazer escolhas, de acertar e, infelizmente, de errar. O errar é intrínseco ao homem- à Adão e à Eva- mas cabe à população, como um todo, unir esforços para tornar seus erros menos evidentes diante de atitudes construtivas, que têm por papel iluminar "a escura caverna platônica de desolação" em que cada criatura se insere.
          É importante, sobretudo, perceber que a vida é uma sucessão de acontecimentos. É a espera de que algo bom substitua algo prejudicial. É a fé no amanhã. Assim, fazendo uso dessa ideia, diversos pensadores e cientistas famosos obtiveram seus momentos de glória e engano. É o caso de Newton, que obteve sucesso na área da mecânica, mas não explicou satisfatoriamente o comportamento da luz com sua teoria corpuscular, na qual tratava a luz como algo unicamente material. 
          Enfim, a famosos e a anônimos, sem distinção: quem vive está sujeito a tudo, tendo seu consolo em suas convicções pessoais e crenças. A vida pode ser como o " Bicho Alfabeto" de Paulo Leminski: "o qual passa, restando o que não foi escrito". Afinal, a vida também não é uma poesia que deixa marcas e exige, a partir de sua leitura, uma grande reflexão?

MariaH123
Padawan
Padawan

Mensagens : 52
Data de inscrição : 03/01/2015
Idade : 19
Localização : Blumenau - SC

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Redação Enem 1998 Tema: Viver e aprender

Mensagem por studies0001 em Qui 14 Maio 2015, 22:39

Você deixa subentendido que é preciso viver para aprender e com isso declara a tua tese. Na conclusão ficou "viver esta sujeito a tudo", logo dá uma pequena ideia de contrariamento.

Em questão da proposta de intervenção eu não identifiquei nada. 


Se fosse no Enem atual, 2015, você teria um nota baixa em virtude da proposta de intervenção quase fraca.

Abraços!
avatar
studies0001
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 161
Data de inscrição : 19/08/2014
Idade : 20
Localização : Manaus

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum