PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mecanismos de reações organicas

3 participantes

Ir para baixo

Mecanismos de reações organicas Empty Mecanismos de reações organicas

Mensagem por nivaldoj Seg 04 maio 2015, 17:21

Independente do favorecimento termodinâmico de uma reação, isto é, da mesma apresentar um determinado sentido espontâneo, existe usualmente uma limitação à ocorrência de qualquer transformação determinada pela necessidade de,
durante a transformação, ser ultrapassado um estado de alta energia superior aos estados iniciais e
finais. O máximo na curva de energia segundo a coordenada da reação corresponde ao  estado de
transição.
Considere a reação de adição de HCl ao trans-2-buteno esquematizado abaixo:
Mecanismos de reações organicas A4pehe
Marque a alternativa que mostra o perfil de energia
para reação descrita:
Mecanismos de reações organicas Futo2s

GABARITO: LETRA A.

Queria que vocês me ajudassem a entender o raciocínio da questão. Como relacionar reações orgânicas com energia potencial????? É preciso decorar os mecanismos de reações orgânicas??? Não encontrei isso em material didático NENHUM! Nem Bernoulli, Poliedro etc... Nenhum explica isso.
Se souberem de algum material ou até mesmo tópico explicando esse assunto eu agradeço MUITO!


nivaldoj
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 27/04/2014
Idade : 28
Localização : SLZ - BR

Ir para o topo Ir para baixo

Mecanismos de reações organicas Empty Re: Mecanismos de reações organicas

Mensagem por Carlos Adir Seg 04 maio 2015, 19:32

É mais ligação quimica, e atomistica(creio eu)
Podes perceber que há uma quebra de ligação dupla da primeira para a segunda molécula. Isso indica que há liberação de energia

Podemos perceber também, que Cl é um dos mais eletronegativos, o que indica que ele necessita pouca energia para formar ligação. Pelo contrário, ele libera quando faz uma ligação covalente(no caso com o carbono).
Portanto, da segunda para a terceira há uma liberação de energia.

Podemos relacionar as energias, pois a liberação de energia da quebra da ligação dupla é maior que a energia liberada ao Cl reagir.

Assim, o unico gráfico correto é letra A, onde há dois picos de energia, e o primeiro pico de energia é maior.

Ainda não comecei a estudar acidos e bases(HCl) para lhe informar mais sobre o que ocorre com a reação, mas acho que somente isso dá pra explicar.

____________________________________________
← → ↛ ↔️ ⇌ ⇔ ⇐ ⇒ ⇏ ➥
⁰ ¹ ² ³ ⁴ ⁵ ⁶ ⁷ ⁸ ⁹ ⁺ ⁻ ⁼ ⁽ ⁾ º ª ⁿ ⁱ
₀ ₁ ₂ ₃ ₄ ₅ ₆ ₇ ₈ ₉ ₊ ₋ ₌ ₍ ₎ ₐ ₑ ₒ ₓ ₔ
∴ ≈ ≠ ≡ ≢ ≤ ≥ × ± ∓ ∑ ∏ √ ∛ ∜ ∝ ∞
∀ ∃ ∈ ∉ ⊂ ⊄ ⋂ ⋃ ∧ ∨ ℝ ℕ ℚ ℤ ℂ
⊥ ║ ∡ ∠ ∢ ⊿ △ □ ▭ ◊ ○ ∆ ◦ ⊙ ⊗ ◈
Αα Ββ Γγ Δδ Εε Ζζ Ηη Θθ Ιι Κκ Λλ Μμ Νν Ξξ Οο Ππ Ρρ Σσς Ττ Υυ Φφ Χχ Ψψ Ωω ϑ ϒ ϖ ƒ ij ℓ
∫ ∬ ∭ ∳ ∂ ∇ 
♏️  ℛ ℜ ℰ ℳ ℊ ℒ
Carlos Adir
Carlos Adir
Monitor
Monitor

Mensagens : 2820
Data de inscrição : 27/08/2014
Idade : 28
Localização : Gurupi - TO - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mecanismos de reações organicas Empty Re: Mecanismos de reações organicas

Mensagem por Victor de oliveira Seg 04 maio 2015, 19:58

A explicação do Carlos está bem legal, porém creio que possa ser explicado com a ideia de catalisadores também.
.Um catalisador pode participar de uma das etapas da reação,sendo consumido;entretanto ,ao final do processo , ele é integralmente regenerado.
.Um catalisador diminui a energia de ativação ,pois diminui instabilidade do complexo ativado(produto intermediário da reação , altamente instável).
-Um catalisador aumenta a velocidade da reação.
Bom, observe que o HCl é consumido na reação e não é regenerado, porém o cromo não é. O cromo é um catalisador, diminuindo a energia de ativação , o que no gráfico é evidenciado por uma curva menos acentuada(distância entre os reagentes e o topo da curva é menor, logo, menor energia de ativação) 
É uma reação composta por duas etapas, a primeira, mais lenta e , a segunda, mais rápida.

Victor de oliveira
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 27
Localização : juiz de fora MG Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mecanismos de reações organicas Empty Re: Mecanismos de reações organicas

Mensagem por nivaldoj Seg 04 maio 2015, 21:55

Será que é mesmo um Cromo? Pelo que eu vi é um Cl-
acho que a imagem distorceu um pouco.



De qualquer forma, obrigado pessoal!!

nivaldoj
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 27/04/2014
Idade : 28
Localização : SLZ - BR

Ir para o topo Ir para baixo

Mecanismos de reações organicas Empty Re: Mecanismos de reações organicas

Mensagem por Victor de oliveira Qua 06 maio 2015, 15:03

Bah!(dorgas fazem mal- não sei como vi um cromo ali hahah... desculpa Razz ) Mas, a ideia de energia de ativação permanece, variando devido as condições  de ligação expostas pelo Carlos. A segunda etapa , no caso, é intermediária e necessita muito menos energia para continuar.

Victor de oliveira
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 27
Localização : juiz de fora MG Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Mecanismos de reações organicas Empty Re: Mecanismos de reações organicas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos